Caso de padre que teria sofrido racismo em Adamantina é citado em reportagem de site da BBC Brasil
Nossa Lucélia - 05.01.2021


Reportagem do site BBC Brasil mostra casos de intolerância racial contra padres

ADAMANTINA - Um caso polêmico que “dividiu” a comunidade católica em Adamantina, em 2014, volta a ocupar espaço, desta vez no site da BBC Brasil, que nesta segunda-feira (4), publicou a reportagem “Os padres alvo de ataques racistas dos próprios fiéis no Brasil”. O site, destinado ao público brasileiro, é um serviço da BBC de Londres.

A publicação faz um panorama sobre casos de racismo cometidos contra padres negros. O texto cita um episódio envolvendo o frei franciscano David Raimundo dos Santos, em 1976, no interior de São Paulo (sem informar a cidade), que foi alvo de preconceito por um seminarista.

Em seguida, cita o caso envolvendo o padre Wilson Luis Ramos, negro, que em fevereiro de 2013 foi nomeado pároco na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Adamantina, onde ficou até o final de 2014, sucedido pelo padre Rui Rodrigues da Silva, atual pároco. “O padre Wilson Luís Ramos alegou ter sido vítima de discriminação por parte de alguns fiéis. Houve quem dissesse que “deveriam trocar o galo de bronze do alto da igreja por um urubu””, diz o site BBC Brasil. “Depois de um ano e dez meses na paróquia, o sacerdote foi transferido para o Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Dracena, onde assumiu como pároco e reitor. Procurado pela reportagem, o padre Wilson não quis dar entrevista”, continuou o site.

Outro caso de preconceito racial citado pela BBC foi registrado na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Serra Preta, a 150 km de Salvador (BA). A vítima da vez foi o Padre Gilmar Assis. No dia 3 de junho de 2017, ele disse ter tomado um susto ao ouvir um áudio no WhatsApp com ofensas e ameaças, como “negão”, “burro” e “animal”.

Ainda segundo o site BBC Brasil, uma recente demonstração de intolerância racial veio de Alfenas, a 335 km de Belo Horizonte (MG). Em setembro, o padre Riva Rodrigues de Paula, de 42 anos, assumiu como vigário da Paróquia São José e Nossa Senhora das Dores. Logo, a secretaria paroquial começou a receber os primeiros telefonemas pedindo que a matriz avisasse com antecedência quando “o padre preto fosse celebrar a Santa Missa”.

A reportagem cita outras situações de intolerância racial, e narra a ação de membros de uma associação católica conservadora que tentaram impedir a celebração de uma missa em homenagem ao Dia da Consciência Negra de 2019 na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na Glória, zona sul do Rio. Durante a cerimônia, que contou com músicas, danças e instrumentos de origem afro, cerca de 20 manifestantes começaram a rezar em voz alta o terço em latim. Terminada a celebração, trocaram ofensas e agressões com paroquianos. O caso foi investigado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que indiciou cinco homens por intolerância religiosa e alguns por racismo.

Além de citar os casos, a reportagem ouviu especialistas e pesquisadores, que se posicionaram sobre o tema.


Fonte: Siga Mais _ Com informações do site BBC Brasil

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista