Prefeitura de Osvaldo Cruz protocola ofício especial junto ao Governo do Estado onde pede estudo específico para a flexibilização da economia local
Nossa Lucélia - 28.01.2021


O pedido se justifica em razão da grave dificuldade econômica vivida pelos comerciantes

OSVALDO CRUZ - A Prefeitura de Osvaldo Cruz informou nesta quarta-feira que protocolou junto ao Governo do Estado um ofício especial onde pede estudo específico para a flexibilização da economia da cidade.

De acordo com o documento, uma realidade diferente é registrada daquela da análise feita pelo Estado junto à Direção Regional de Saúde de Marília.

Segundo o entendimento da Prefeitura de Osvaldo Cruz, Marília tem uma área de abrangência grande e composta por cinco microrregiões (Marília, Assis, Ourinhos, Tupã e Adamantina).

Assim, são 62 municípios com população aproximada de 1,2 milhão de habitantes, enquanto Osvaldo Cruz conta com menos de 35 mil habitantes. 

O pedido se justifica em razão da grave dificuldade econômica vivida pelos comerciantes e prestadores de serviços locais.

A Prefeitura quer que a equipe técnica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo dê condições para um estudo próprio para a realidade de Osvaldo Cruz e assim flexibilizar as atividades não essenciais.

A ideia é o atendimento presencial de apenas uma cliente por vez em estabelecimentos não essenciais.

A Prefeitura se comprometeu em seguir os protocolos sanitários rígidos.

A Secretaria recebeu o documento e encaminhou ao setor técnico para avaliação.

Enquanto Osvaldo Cruz tenta em São Paulo medidas que desvinculem o município da realidade de cidades como Marília, Ourinhos e Assis, onde o quadro da pandemia é muito mais grave, Bauru e Tupã anunciam que não vão seguir a fase vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia.

Na tarde de ontem, a Prefeitura de Tupã disse que hoje edita um decreto onde autoriza a reabertura do comércio.

Mas por que lá em Tupã e Bauru as prefeituras podem determinar a reabertura do comércio e em Osvaldo Cruz não?

É que em Osvaldo Cruz, em maio do ano passado, o então prefeito Edmar Mazucato firmou junto com o Ministério Público local um termo de ajustamento de conduta (TAC) em que compromete que a Prefeitura siga as regras do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia na íntegra, sob pena de pagar uma multa de R$ 30 mil por dia em caso de descumprimento.

Esse termo foi assinado quando no ano passado Osvaldo Cruz editou decreto mais flexível do que o Plano São Paulo.

Assim, enquanto durar a pandemia, a cidade é obrigada a seguir as regras impostas pelo Estado.

Mas enquanto aqui o documento é válido, em Bauru o Promotor de Justiça responsável pela área de Saúde criticou a forma como o Governo do Estado conduz a política de enfrentamento à pandemia.


Fonte: OCNet

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista