Instituições e parceiros produzem 4.791 roupas de cama e doam para hospitais e entidades da região
Nossa Lucélia - 22.02.2021


Inciativa mobilizou poder judiciário, duas penitenciárias e parceiros, de quatro comarcas da região

REGIÃO - Uma iniciativa do Poder Judiciário das comarcas de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz e Tupã, em parceria com a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, Penitenciária de Osvaldo Cruz, Ministério Público, FUNAP (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), Centro Paula Souza e empresas da região, possibilitou a viabilização de recursos, cooperação, compra de materiais e a confecção de 4.791 peças de lençóis e fronhas, que foram agrupadas em kits e distribuídas para 17 entidades hospitalares e assistenciais em oito cidades da Nova Alta Paulista.

Os lotes com os kits de lençóis foram totalmente entregues em cidades das quatro comarcas mobilizadas. Na Comarca de Lucélia foram contempladas instituições de duas cidades. A Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Lucélia recebeu 250 kits, o Lar Batista de Crianças de Inúbia Paulista 100 kits Padrão e o Lar dos Velhos de Inúbia Paulista outros 50 kits (veja abaixo todos as instituições beneficiadas e as quantidades).



A entrega do último lote de kits, com 1.260 peças, aconteceu na tarde desta sexta-feira (19), no Fórum de Adamantina, onde nasceu a iniciativa e está o núcleo responsável pela captação, aplicação dos recursos e fiscalização da produção. Na oportunidade, foi apresentado um relatório com toda a dinâmica da ação.

SUPRIR ROUPARIA DE CAMA COM QUALIDADE

Em nota à imprensa, os mobilizadores da iniciativa explicam como o projeto foi formatado e executado. Eles abrem o texto expondo terem percebido que muitas instituições beneficentes (especialmente unidades hospitalares, de abrigamento de pessoas carentes e asilos), despendiam valores significativos para a compra de “roupas de cama”, para atendimento de seus assistidos. Além do aspecto quantitativo, e em razão do alto custo desses materiais, muitas das compras, feitas por essas instituições, recai em produtos de menor custo e menor qualidade, que logo se deterioram nos procedimentos de limpeza e higienização.

E ao lado da questão econômica – descreve a nota – foi imaginado também a possibilidade de dar a enfermos e idosos um conforto adequado a minorar o sofrimento pelo que passam. Daí a ideia de unir recursos e foça de trabalho voluntária para a confecção de rouparia de cama hospitalar e assistencial de altíssima qualidade, em algodão especial 180 fios, que trouxesse carinho às pessoas necessitadas.

A partir da constatação da necessidade e da definição desse propósito, foi iniciada a mobilização para o levantamento dos recursos financeiros necessários à execução do projeto, sendo incorporadas receitas obtidas com a aplicação de penas de prestação pecuniária e transações penais nas quatro comarcas envolvidas.



Com essa condição, os juízes das cidades de Adamantina (Ruth Duarte Menegatti e Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato), Lucélia (André Livonezi), Osvaldo Cruz (Paolo Pelegrini Junior) e Tupã (Fábio José Vasconcelos), com o apoio dos juízes do DEECRIM (Departamento de Execuções Criminais) responsáveis pelo acompanhamento do cumprimento de penas dos condenados da região, e Ministério Público (na pessoa da promotora de justiça em Adamantina Viviane Zaniboni Ferreira Barrueco), conseguiram custear materiais que seriam necessários a confecção de “rouparia hospitalar e assistencial” para as entidades beneficentes.

Porém, estes recursos seriam inúteis sem qualificação e força de trabalho adequada.

Nesse ponto, entra a participação da diretora da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, Adriana Alkmin Pereira Domingues, e servidores da unidade, que disponibilizaram de mão de obra das sentenciadas, enquanto a FUNAP cedeu o uso das máquinas para a costura dos jogos de cama. A nota cita também o apoio do diretor da Penitenciária de Osvaldo Cruz, Jesus Ross, que providenciou os meios necessários para a impressão do nome de cada uma das entidades, nas peças, medida necessária a evitar o desvio das mesmas.

MOBILIZAÇÃO DE PARCEIROS

Contudo, de acordo com a nota, ainda faltava ao projeto o toque de especialização na atividade, que foi suprido pela integração no grupo de voluntários da empresa Portage, de Adamantina, e Trinys, de Osvaldo Cruz.

A empresa Portage – à época por meio do já saudoso José Gomes, pelo proprietário Giovane Gomes e pela coordenadora Alexandra – providenciou a compra de todo o material a preço de baixo custo, além de preparar o corte do tecido em tamanhos adequados ao manejo. Isso sem contar em todo o apoio técnico de instrução da forma de costura das peças. Já a empresa Trinys forneceu o material de impressão (silk) e as maquinas, capacitando os presos de Osvaldo Cruz.



A par destas atividades, a Penitenciária de Tupi Paulista conseguiu a integração do projeto com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, que deu qualificação técnica às reeducandas para a execução do projeto, entregando a estas, ao final, certificado de capacitação que auxiliará na futura realocação profissional, quando da finalização de suas penas.

De acordo com a nota, 60 presas foram beneficiadas nesta fase do projeto, que agora possuem certificado de capacitação pelo Centro Paula Souza, sem registro de que foi realizado durante o tempo de prisão, com carga horária de 160/horas aula.



QUASE 5 MIL PEÇAS PRODUZIDAS E ENTREGUESAo final da ação, os mobilizadores apresentam o balanço e alcance da iniciativa, sendo produzidas 4.791 peças, todas entregues aos seus destinatários finais. Veja:

COMARCA DE LUCÉLIA
• Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Lucélia: 250 kits Padrão
• Lar Batista de Crianças de Inúbia Paulista: 100 kits Padrão
• Lar dos Velhos de Inúbia Paulista: 50 kits Padrão

COMARCA DE OSVALDO CRUZ
• Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Osvaldo Cruz :120 Kits Padrão
• Lar São Vicente de Paulo de Osvaldo Cruz: 40 kits Padrão
• CATOC Centro de Apoio Terapêutico de Osvaldo Cruz:20 kits Padrão
• Prefeitura Municipal de Osvaldo Cruz- 20 kits Padrão
• Casa Da Esperança Emil Wirth de Salmourão: 40 kits Padrão
• Lar dos Velhos de Parapuã: 70 kits Padrão
• Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Parapuã :100 kits Padrão

COMARCA DE TUPÃ
• Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Tupã: 190 sobre lençol + 230 lençóis + 230 fronhas
• CERVIDA Tupã: 45 kits Padrão
• Instituição Casa Dos Velhos de Tupã: 80 fronhas +160 lençóis
• Hospital Beneficente São Jose de Herculândia: 50 kits Padrão

COMARCA DE ADAMANTINA
• Lar dos Velhos de Adamantina: 94 lençóis padrão + 4 lençóis casal + 102 fronhas
• PAI Nosso Lar :288 Lençol com elástico + 288 Fronhas
• Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Adamantina:102 sobre lençol + 102 lençóis padrão +20 lençóis maca com elástico + 28 lençóis berço + 130 fronhas (padrão + berço) + 102 traçados padrão.


Fonte: Aqui Lucélia _ Com informações do Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista