Estudantes da Fatec Adamantina propõem a criação de moeda regional para a Nova Alta Paulista
Nossa Lucélia - 20.04.2022


Proposta foi apresentada em congresso internacional, com estratégia de desenvolvimento regional

ADAMANTINA - No último dia 11 de abril, os graduandos do quinto termo do curso de Gestão Comercial da Fatec de Adamantina, a adamantinense Isabela Raissa Rosa Bosso (20) e Victor Hugo Silva Souza (24), pauliceiense, apresentaram no Congresso Moldo-Polo-Romeno a proposta de criação e implantação de uma moeda regional para a Nova Alta Paulista como política pública afirmativa, voltada a fortalecer cadeias curtas, promover o pertencimento regional e incentivar a comercialização e consumo de produtos regionais.

Embora a dupla de estudantes pesquise o assunto desde 2020, gestando a ideia ao longo do período de aulas remotas em função das medidas de prevenção à Covid-19, somente em janeiro de 2022 finalizaram o artigo “Moeda regional: uma alternativa de desenvolvimento à Nova Alta Paulista”.

O congresso foi organizado em parceria entre a Universidade de Estado de Tiraspol, Moldávia, a Universidade Pedagógica da Cracóvia, Polônia, e a Universidade de Craiova, Romênia. Os fatecanos participaram do evento na seção Política e Sociedade, a convite do presidente do comitê científico, o historiador moldavo Valentin Constantinov.

“Além do real, moeda oficial do país, o Brasil possui mais de cem moedas em circulação. A ideia não é de forma alguma substituir o real, mas estimular a economia local e regional, fortalecendo nossa identidade. Nosso modelo econômico tende a promover a fuga de capital das regiões mais pobres, como é o nosso caso, para regiões de maior desenvolvimento industrial. Uma moeda regional/social incentivaria o consumo interno, privilegiando sobretudo as pequenas empresas regionais e locais, a isso chamamos locavorismo”, explica o estudante Victor Hugo.

O congresso chamou a atenção da mídia europeia e esteve inclusive em canais de tevê de alguns países do velho continente. A fim de fortalecer a identidade do trabalho, os estudantes tiveram a permissão de publicar o artigo em língua portuguesa, embora a apresentação do texto tenha ocorrido em italiano e inglês. O trabalho contou com o auxílio da profª Renata Motta Chicolli Belchior e com a presença do coordenador do curso de Gestão Comercial da FATEC/Adamantina, Paulo Roberto da Silva, ao longo da explanação.


Fonte: Siga Mais _ Da Assessoria

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista