Osvaldo Cruz F.C. oficializa mudança no escudo do Clube
Nossa Lucélia - 02.06.2022


Ideia cai aos poucos no gosto da torcida e da direção. Distintivo é o quarto usado pelo clube desde a fundação em 2004

OSVALDO CRUZ - A princípio, pode ter sido de forma despretensiosa, mas aos poucos a ideia foi caindo no gosto da galera envolvida com o Osvaldo Cruz, e o clube está oficializando a mudança de escudo. Desde a fundação, em 17 de fevereiro de 2004, este é o quarto distintivo adotado pelo Azulão – abaixo, confira o histórico.

Como explicou o presidente Rubens Romanini, um novo projeto gráfico foi esboçado por uma empresa de Marília, logo após a mudança anterior. Entretanto, em meio a dúvidas, uma eventual nova troca não saía do campo da expectativa. E o passar dos dias foi responsável por responder se valeria a pena mudar de novo.

“Aconteceu por acaso. Tínhamos o esboço, feito pela empresa de Marília. Até que, principalmente a partir do ano passado, o pessoal que vinha pedir uma camiseta, por exemplo, começou a optar mais pelo novo desenho do escudo. Caiu no gosto não só do torcedor, como da gente, na diretoria”, comentou o dirigente do Azulão.

Nas redes sociais, a novidade já aparece estampada. No site da Federação Paulista de Futebol (FPF), contudo, a troca ainda não foi efetuada. Conforme informou a assessoria do Azulão, a substituição foi solicitada, e o pedido reforçado nesta semana.

HISTÓRICO - Quando a ideia ainda amadurecia, o Osvaldo Cruz publicou, também nas redes sociais, a sequência das mudanças – um passo a passo cronológico das alterações no emblema. E a exposição de tal ordem permite entender as trocas significativas.

Da fundação até 2005, o símbolo era inspirado no da antiga Associação Esportiva Oswaldo Cruz, que representou a cidade de 1970 até o fim da década de 1980. A bola branca servia de base, com os gomos na cor azul, e o nome e a data de fundação apareciam por fora.

De 2005 até 2018, permaneceu o segundo escudo. A bola saiu de cena, e entrou o brasão também conhecido como "clássico" ou "francês antigo" – a grosso modo, um triângulo invertido. Dentro, dois leões e a bola.



Em 2019, o escudo anterior foi conservado, mas com um aspecto mais arrojado – como demonstrava buscar. Um azul mais claro na cor predominante também ganhou espaço. Só que a nova identidade não teria vida longa em 2022.

Agora, o formato arredondado voltou. Mas as escritas, do nome e fundação, contornam a base circular e são contidas por linhas definidas. Dentro, o brasão adotado em 2005 (com suas devidas alterações) é mantido. Outro detalhe a chamar a atenção é a "conversa" proposta pelas cores azuis e o branco.

Embora os avanços quanto à oficialização tenham saído agora, a camisa e bonés deste ano do Osvaldo Cruz apresentam o novo escudo. Até uma bandeira da torcida, colocada no alambrado do Brenão, já segue o formato adotado, com suas adaptações.


Fonte: João Paulo Tilio e Paulo Taroco _ Do ge

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista