Junqueirópolis comemora 77 anos de fundação em constante desenvolvimento com geração de empregos e qualidade de vida
Nossa Lucélia - 09.06.2022


A fundação oficial do vilarejo se deu em um ato no dia 13 de junho de 1945. A cidade vem crescendo muito, gerando emprego e renda cada vez mais através do agronegócio e do comércio

JUNQUEIRÓPOLIS - O município de Junqueirópolis, que fica a uma distância de 641km da capital paulista, é o maior município em extensão territorial de toda a Nova Alta Paulista, possuindo uma área de 582,565 km².

Na primeira metade da década de 1940, após averiguações num grande espaço localizado ao leste do povoado da União, Álvaro de Oliveira Junqueira, residente na capital do Estado de São Paulo, resolveu comprar terras. O nome que recebeu, Junqueirópolis, significa, literalmente, cidade (do grego, pólis) do Junqueira, isto é, uma homenagem explícita ao proprietário das terras e, por isso, considerado o fundador do município.

A fundação oficial do vilarejo se deu em um ato no dia 13 de junho de 1945. Para Álvaro, "dificilmente seria prevista pelos poucos espectadores daquela solenidade, o início de uma povoação com ascensão formidável". Em 24 de dezembro de 1948, mediante a Lei n° 233, Junqueirópolis tornou-se município.

Nestes 77 anos de história do município, o maior orgulho do povo junqueiropolense é ver que a cidade está em constante desenvolvimento e tem os melhores índices econômicos e qualidade de vida.

A cidade vem crescendo muito e gerando emprego e renda cada vez mais através do agronegócio e do comércio.

Junqueirópolis está trabalhando com o agronegócio para o melhor desenvolvimento econômico e priorizando emprego e renda, com novas instalações de indústrias e cursos profissionalizantes.

No agronegócio, Junqueirópolis possui forte produção de acerola – é a “Capital da Acerola” –, cana-de-açúcar e amendoim.

No setor industrial, a Usina Viterra emprega, em média, 2.500 funcionários de forma direta.

Entre os pontos físicos mais marcantes de Junqueirópolis, estão:

  • O Cristo, na entrada da cidade (praça);
  • O Parque Ecológico, que possui playground e quadras esportivas (próximo ao pontilhão e ao Terminal Rodoviário); e
  • O Parque Ecológico do Jardim Paulista, que possui playground e quadras esportivas e aparelhos de ginástica.


Junqueirópolis possui a Cooperjunq, que é uma cooperativa com cerca de 33 cooperados que reciclam em média 80 toneladas mês.

O Centro Comunitário Semente da Vida vem construindo uma proposta para oferecer aos seus usuários a qualidade nos serviços prestados, buscando enxergar o adolescente como sujeito de direito e como pessoa em condição peculiar de desenvolvimento, sendo prioridade absoluta da família, da sociedade e do Estado, conforme preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Portanto, o desenvolvimento do trabalho socioeducativo torna-se ferramenta fundamental para o resgate de valores essenciais às suas vidas.

Atualmente, a entidade atende 150 adolescentes, de 12 a 17 anos e 11 meses, e continua com seu trabalho desenvolvendo atividades nas áreas da cultura, da educação, do esporte e do lazer.

JUNQUEIRÓPOLIS SE DESTACA COMO A ROTA DO AGRONEGÓCIO - A administração municipal tem trabalhado com ênfase para incentivar a produção e o desenvolvimento do agronegócio no município.

Foram recebidos do governo do Estado tratores e implementos, retroescavadeiras e uma caminhonete para o projeto de segurança do Agro. A manutenção intensiva das estradas rurais e projetos como o Melhor Caminho vêm sendo executados para melhor escoamento de produção.

A Cooperativa CASUL realizou em Junqueirópolis, em março deste ano, a EXPO AMENDOSOJA, no Sítio Progresso, no Bairro Duas Barras. Para o evento realizado com parceria da Prefeitura, vieram produtores do agronegócio de toda a região para participar dos dois dias de demonstrações e palestras que fortificam a agricultura em todo o município.

Outro evento foi o II Seminário e Exposição para Agricultura Familiar, que trouxe novas e importantes informações aos produtores de toda a região. O evento proporcionou aos produtores de toda a região informações relevantes sobre tecnologia para o trato da terra, plantio, manutenção e colheita com novas alternativas de cultivos.

O prefeito anfitrião Osmar Pinatto falou aos presentes.



DISTRITO INDUSTRIAL IV - O Distrito Industrial IV é um polo de desenvolvimento em Junqueirópolis. São 42 novas empresas se instalando e colaborando para a geração de emprego e renda. Serão investidos milhões de reais.

A exemplo das demais empresas já estabelecidas, o prefeito Osmar Pinatto parabenizou os diretores da CASUL, Cooperativa Agropecuária de Parapuã.

A cooperativa, que veio para somar no setor de Indústria, Comércio e Agronegócios na região, através de Junqueirópolis, iniciou o recebimento dos carregamentos de amendoim para serem processados pela unidade da Indústria CASUL do município.




Fonte: g1 Presidente Prudente / Prefeitura Municipal De Junqueirópolis

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista