Atleta adamantinense vence no salto em distância pelo XLI Troféu Brasil Interclubes
Nossa Lucélia - 24.06.2022


XLI Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo acontece no Rio de Janeiro

ADAMANTINA - Aos 27 anos, o atleta adamantinense Lucas Marcelino, que compete profissionalmente pelo Esporte Clube Pinheiros, conquistou nesta quinta-feira (23) o primeiro lugar na prova de salto em distância masculino, pelo XLI Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo, que acontece no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Na final do salto em distância, ontem, Lucas fez a marca de 7,68m.

O XLI Troféu Brasil Interclubes de Atletismo começou na quarta-feira (22) e segue até este sábado (25). É considerada a principal competição interclubes da América Latina. A atual edição recebeu a inscrição de 770 atletas, de 131 clubes, representando 22 Estados e o Distrito Federal. É o último evento nacional para a obtenção dos índices exigidos para o Campeonato Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, de 15 a 24 de julho.

TROFÉU BRASIL - Desde a sua primeira edição, em 1945, em São Paulo, grandes clubes brasileiros sempre fizeram boas disputas no Troféu Brasil. A competição foi criado para substituir a Taça Adhemar de Barros, realizada pelo Governo de São Paulo de 1940 a 1942.

De 1945 para cá – 77anos – seu regulamento sofreu várias alterações. No início, o campeão era definido pelo clube que conseguisse maior número de vitórias em 10 edições (havia mais de uma edição por ano). Encerrado em 1951, o São Paulo FC, de Adhemar Ferreira da Silva, foi o primeiro vencedor, seguido do Botafogo FR (RJ) e do Pinheiros (SP).

Nas décadas de 1970 e 1980, o Troféu Brasil teve domínio da Universidade Gama Filho (RJ). Entre 1980 e 1990, houve disputa entre quatro equipes fortes: SESI, Ultracred, Pão de Açúcar e Eletropaulo – todas de São Paulo.

A partir de 1982, o evento passou a ser anual. E, na nova fase, a Funilense (SP) – atual Orcampi - conquistou 10 títulos consecutivos. Sua sucedânea, a BMFBovespa, ganhou 13 títulos até o ano de 2016. Entre 2016 e 2021, as vitórias ficaram a cargo do Esporte Clube Pinheiros (SP).

Grandes astros do atletismo nacional participaram da competição, como os campões olímpicos Joaquim Cruz, Maurren Maggi e Thiago Braz, além de Adhemar Ferreira da Silva. Robson Caetano, Zequinha Barbosa, Sanderlei Parrela, Eronilde Araújo, entre muitos outros, também fizeram história no Troféu Brasil. Entre os ídolos em atividade, destacam-se Darlan Romani e Alison dos Santos, além de Thiago Braz.

EM ADAMANTINA - Em outubro do ano passado o Siga Mais esteve com Lucas Marcelino, em Adamantina. Ele passou pela cidade após conquistar o recorde em salto à distância na maior competição esportiva universitária da América Latira, pela 68ª edição dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), que aconteceu de 10 a 18 daquele mês em Brasília. No encontro, Lucas concedeu uma entrevista ao portal.

REVEJA: 




Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista