Bombeiro de Adamantina salva bebê de um mês de vida, após engasgamento
Nossa Lucélia - 02.08.2022


Pais chegaram ao quartel em Adamantina com a criança no colo, engasgada, pedindo ajuda

ADAMANTINA - Um bombeiro do efetivo do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Adamantina protagonizou na noite do dia 24 de julho, domingo da semana passada, o salvamento de um menino com pouco mais de um mês de vida, acometido por engasgamento. Ao perceberem o que ocorria com a criança os pais se deslocaram em busca de socorro e pararam em frente ao quartel, na cidade.

O fato se deu por volta das 19h do dia 24 de julho e informado à imprensa nesta terça-feira (2). “Os Bombeiros estavam fazendo a limpeza do quartel e de imediato a mãe entregou o filho nas mãos do soldado Marqui que aplicou a técnica de desengasgamento, obtendo sucesso, vindo o bebê a retomar seus sinais vitais”, narra o comunicado.

Depois dos procedimentos de desengasgamento no quartel, a equipe de prontidão conduziu a criança ao pronto-socorro da Santa Casa local para avaliações complementares pelos profissionais de saúde. Não foram divulgadas imagens da ação.

Segundo o tenente Poli, comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros local, este tipo de ocorrência vem se mostrado recorrente não apenas em Adamantina, mas em inúmeros municípios que possuem Corpos de Bombeiros implantados. “Desta forma, iniciamos um projeto de palestras educativas no município e região que intitulamos de Dia de Treinamento, com o intuito de orientar a população a correta aplicação dos procedimentos nos casos de engasgamento infantil e adulto, bem como técnicas de reanimação cardiopulmonar”, destaca na nota.

CASO IDÊNTICO, NA MESMA DATA, UM ANO ATRAS - Exatamente um ano atrás, um caso idêntico mobilizou a equipe de prontidão no Pelotão do Corpo de Bombeiros de Adamantina, quando uma mãe chegou desesperada ao portão do quartel com a filha bebê de oito meses nos braços, desacordada.

De mediato e com presteza e as habilidades adquiridas durante o treinamento, o primeiro bombeiro que avistou a mãe se dirigiu ao portão e constata que a bebê está sem respirar, por engasgamento, e inicia ali mesmo os primeiros procedimentos de desobstrução das vias respiratórias da criança. Outros colegas de serviço também chegam rapidamente para ajudar.

Na sequência, os bombeiros mobilizados correm em direção à viatura da unidade de resgate, onde acomodam a criança e a mãe, seguindo depois ao pronto-socorro da Santa Casa de Adamantina, onde a menina ficou sob cuidados da equipe de plantão, sendo assistida e submetida a avaliações complementares acerca do seu estado de saúde.

Toda a movimentação do dia 24 de julho do ano passado foi registrada pelas câmeras de vigilância do Posto dos Bombeiros. O material foi editado pelo cabo Ebeling e publicado pelo 14º Grupamento de Bombeiros. REVEJA:

BOMBEIROS TREINAM MORADORES E SERVIDORES MUNICIPAIS EM ADAMANTINA

A rápida intervenção e o mínimo de conhecimento podem ser decisivos para salvar uma vida de engasgamento ou outros acometimentos. Com o objetivo de compartilhar informações promover o treinamento básico, o Pelotão do Corpo de Bombeiros de Adamantina tem realizado diversas ações com esse objetivo, muitas delas em parceria com o poder público municipal, que ganharam intensidade neste ano.

Em maio deste no foi realizado um treinamento em massa no Parque dos Pioneiros, com cerca de 80 participantes. Foram ministradas noções básicas de atendimento pré-hospitalar com foco em desengasgamento e aplicação de manobra de reanimação cardiopulmonar, com simulação prática.

No início de julho os Bombeiros de Adamantina realizaram treinamentos para cerca de 300 profissionais da rede municipal de ensino da cidade, que atendem crianças. Foram ministradas técnicas de primeiros socorros, prevenção de acidentes, reanimação cardiopulmonar (RCP) e desengasgamento.

Mais recentemente, no final de julho, um módulo similar foi aplicado pelos Bombeiros junto a funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Foram capacitados 120 colaboradores em Suporte Básico de Vida (SBV).

SAIBA MAIS SOBRE A MANOBRA DE HEIMLICH - A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, impedindo a pessoa de respirar. A técnica foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa.

Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.


Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista