Estudante usa transporte coletivo com parte do corpo para fora do veículo
Nossa Lucélia - 10.08.2022


Flagrante em vídeo foi feito por morador. Serviço de transporte coletivo é prestado por concessionária

ADAMANTINA - Um morador de Adamantina gravou um vídeo onde flagra um estudante em um ônibus do transporte coletivo local, com parte do corpo para fora do veículo, pela abertura da janela.

O morador disse que se deslocava pela cidade quando percebeu a conduta e fez o registro. O Siga Mais procurou um representante da empresa Transmassei Transporte & Logística Ltda, razão social do “Grupo Reunidas”, concessionária que presta o serviço de transporte coletivo na cidade, para falar sobre o caso.

O registro foi por volta do meio dia desta terça-feira (9). O conteúdo foi enviado ao Siga Mais e publicado na manhã desta quarta-feira (10) em suas redes sociais.

ASSISTA:



Segundo Rudinei Rezende, essas situações têm sido rotineiras na operação das linhas do transporte coletivo urbano na cidade, havendo resistência de estudantes a acolher avisos e orientações dos motorista que atuam nesses veículos. Conforme o representante da empresa, muitos dos estudantes transportados insistem em permanecer em pé, mesmo havendo assentos disponíveis, e outros pendurados nas janelas com a cabeça para fora.

Ele explicou que essas situações são parte de uma rotina diária vivida pelos motoristas. O representante da empresa pontuou questões comportamentais, de não acolhimento das orientações e avisos, xingamentos aos motoristas e até vandalismo, desencadeando inclusive para insultos e agressões por parte de estudantes aos condutores, com casos registrados em boletim de ocorrência junto ao policiamento local.

Rudinei lembrou que quando do início da operação da empresa, em Adamantina, os janelas dos ônibus eram travadas, com abertura mínima, para evitar situações como as mostradas no vídeo feito pelo morador. Porém, os usuários crianças e adolescentes, entre os estudantes transportados, forçavam a abertura e quebravam as janelas, o que, segundo o representante da empresa, se tornou rotineiro. Para reduzir os gastos com as reposições, a empresa decidiu destravar as janelas.

ENTENDA: TRANSPORTE COLETIVO URBANO X TRANSPORTE ESCOLAR - Outro ponto destacado pelo representante da empresa é que o serviço prestado em Adamantina é de transporte coletivo urbano, e não de transporte escolar, conforme licitação realizada pela Prefeitura local.

Com isso, a empresa não é prestadora de serviço exclusivo de transporte escolar, e atua no serviço do transporte coletivo urbano, para todos os públicos, em conformidade com o edital de licitação e contrato firmado com o município.

Com essa dinâmica de serviço e a estrutura de veículos contratados, conforme edital, a empresa atende também à demanda dos estudantes, que recebem passes escolares adquiridos pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Com os passes, os estudantes têm o transporte de ida à escola e retorno para casa, ao final das aulas, por meio da frota do transporte coletivo urbano.

O transporte desses estudantes ocorre nas linhas que fazem parte da licitação. As linhas do transporte coletivo são utilizadas pelos diferente públicos e nessa modalidade não há obrigação quanto à presença de monitor escolar nos veículos, condição que também não é prevista no edital da licitação realizada. Nos horários de entrada e saída de alunos, há um complemento da frota com veículos adicionais para suportar a demanda pontual.

Já o transporte especifico escolar é realizado pela Prefeitura de Adamantina em frota própria da Secretaria Municipal de Educação. Esse serviço transporta os estudantes a partir de 4 anos que moram na zona rural para todas as escolas do município, tanto municipais quanto estaduais. Na zona urbana, a frota municipal atende todos os estudantes da pré-escola que têm entre 4 e 5 anos. Nesses veículos há a presença de monitor municipal, conforme confirmou o SIGA MAIS na manhã de hoje junto ao secretário municipal de educação, Osvaldo José. O gestor inclusive reiterou aos educadores da rede municipal que reforcem a orientação aos estudantes quanto à conduta na utilização do transporte escolar.

Os ônibus da frota escolar municipal têm caracterização de cor e identificação próprios e são exclusivos para essa finalidade.

FORMAÇÃO E RECICLAGEM DOS MOTORISTAS - O representante do Grupo Reunidas, que faz o transporte coletivo em Adamantina, ressaltou ainda que os motoristas da empresa possuem curso de formação e reciclagens obrigatórios, conforme determina a legislação.

Os cursos contemplam as formações regulamentadas pelo Contran/SEST SENAT e competências específicas para motoristas profissionais, como aspectos comportamentais, cidadania, relacionamento interpessoal, ética, sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e condução segura e econômica. E ainda, atendimento ao cliente, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e atendimento a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Parte dos motoristas da empresa, atualmente, passam por reciclagem e renovação dos cursos obrigatórios.


Fonte: Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista