Presos participam do plantio de 350 mudas de árvores nativas na via de acesso à Penitenciária de Osvaldo Cruz
Nossa Lucélia - 12.08.2022


Mudas tinham sido cultivadas na própria unidade prisional, por funcionários e presidiários, e eles foram responsáveis pelo desfecho do processo de plantação

OSVALDO CRUZ - Presos que cumprem pena na Penitenciária de Osvaldo Cruz (SP) participaram do plantio de 350 mudas de árvores nas margens da via de acesso à unidade prisional, na área de trás do terreno da cadeia, que não é pavimentada e corta trechos cultivados com lavouras e pastagens. O trabalho ambiental foi realizado em parceria com a Prefeitura e, ao todo, foram plantadas 100 mudas de ipês e outras 250 de árvores nativas.

Os maquinários, implementos agrícolas e orientação técnica, utilizados nos trabalhos, foram cedidos pela Prefeitura. O presídio, por sua vez, forneceu a mão de obra de sentenciados, de regime semiaberto, do pavilhão.

As mudas tinham sido cultivadas na unidade prisional, por funcionários e presidiários, e eles foram responsáveis pelo processo de plantio, ou seja, coleta de sementes, semeadura, germinação, transferência para balaios e rustificação com todos os cuidados exigidos no manejo.

A ação resultou no plantio de 35 mudas de ipês-brancos, 35 de ipês-rosas e 30 de ipês-amarelos. Durante esta etapa, foram utilizados maquinários e implementos apropriados, além da adubação local, que seguiu orientações técnicas fornecidas pelo agrônomo e secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz, Guilherme de Pietro Trovó.

A Prefeitura também pretende disponibilizar um caminhão-pipa para a irrigação do plantio e o norteamento técnico durante as fases iniciais de crescimento das mudas.

De acordo com o gestor da penitenciária, Roberto Cristiano Turri, a ação priorizou a ressocialização dos presidiários.

“A ação visou aspectos da ressocialização das pessoas privadas de liberdade, bem como a preservação de árvores nativas da região, além de contribuir com mais verde ao local e proporcionar o belo efeito que os ipês promovem quando florescem”, explicou Turri.

As mudas plantadas são de espécies arbóreas nativas da região, como, por exemplo: flamboyant (Delonix regia), louveira (Cyclolobium vecchi), unha-de-vaca (Bauhinia forficata), atemóia (Annona cherimola), arco-de-peneira (Cupania vernalis), goiaba-vermelha (Psidium guajava), ingá-feijão (Inga marginata), taiúva (Maclura tinctoria), banana-de-macaco (Philodendum penatifolium).

No regime fechado, a Penitenciária de Osvaldo Cruz possui, atualmente, uma população carcerária de 746 homens para uma capacidade de abrigar 652, de acordo com os dados atualizados nesta quinta-feira (11) pela Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP).

Já em regime semiaberto, o presídio tem uma população de 273 detentos para uma capacidade de 192.




Fonte: Rodrigo Marinelli _ g1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista