Cansei dos putriricos
19 de agosto de 2007 - Jose Rocha

Sim. Eu também me cansei. E como! Desde que esse movimento hipócrita de putriricos se abateu sobre o país, liderado por milionários que não sabem se Brasil é com S ou $, senti nojo da mediocridade dessas pessoas que não estão interessadas em resolver os problemas do país, mas, sim, em ocupar seus míseros dois neurônios – porque putririco tem neurônio, embora formem apenas uma duplinha de canções bregas e de péssimo gosto.

Quando vi o presidente da Phillips para a América Latina, um brasileiro (putririco, é bom que se diga), dizer que o Piauí poderia ser apagado do mapa, tive ímpetos de guerrilha psicológica. Um sujeito desses merece o que? Desprezo. Não consigo encontrar outra palavra. Foi deplorável. Foi o orgasmo da arrogância de um estúpido que não sabe onde começa e onde termina o conhecimento básico do que é ser brasileiro e ter vergonha na cara.

Depois, quando esses vampiros organizaram aquele eventozinho de famosos e inúteis na Praça da Sé, soltei a mais sonora gargalhada dos últimos tempos – fazia mesmo um bom tempo que eu não ria assim. Mas, com o meu riso, veio a vergonha de nomes televisivos no eventozinho. Ivete Sangallo, que cobra a nada menos que R$ 600 mil reais por um show do ridículo “sai do chão!”, era uma das mais entusiasmadas, como se estivesse numa micareta da Praça Castro Alves. Ela, que é irmã de um dos milionários integrantes desse tal de Cansei.

A malufista Hebe Camargo estava lá. A fútil e inútil Ana Maria Braga também. E o insosso Agnaldo Rayol – aproveitando uma brechinha para aparecer, entre dezenas de outros e outras. Parecia um desfile de gente absolutamente sem nenhum compromisso com quem, de fato, está cansado da patifaria que acontece não hoje, mas na História do Brasil desde que o cantor de fado Pedro Álvares Cabral cismou que foi ele quem descobriu o que o espanhol Pizón viu primeiro.

Sim. Eu cansei. Mataram Chico Mendes. Mataram Dorothy Stang. Queimaram o índio Galdino. Dizimaram nações indígenas inteiras. Massacraram os jamais ricos da Candelária. Criaram as favelas. Patrocinaram a desinformação. Semearam a estupidez. Incendiaram a Amazônia. “Enfazendaram” o Pantanal. E desfilaram, como hienas, para as câmeras de TV na Praça da Sé. Mas o pior é que eles não se cansaram. É mentira! Vão fazer muito, muito pior. Isso é o que me preocupa, porque putririco não ri - mesmo hiena - à toa.




Voltar para crônicas de José Rocha


© All rights reserved.
Contact: Portal Nossa Lucélia Powered by www.nossalucelia.com.br