ORIGEM DA FAMÍLIA CAVLAK PODE TER SIDO NA TURQUIA
Marcos A. Vazniac

O jovem Pedro Cavlak resolveu pesquisar na internet a origem de sua família e chega a conclusão que o nome Cavlak, pode ter sua origem no Império Bizantino (Império Romano do Oriente) na antiga Constantinopla, hoje Istambul, capital da Turquia.

Como todos sabemos, Lucélia teve em sua colonização a influência de diversas raças, dentre elas podemos citar os alemães e russos, que construíram uma Colônia denominada Baliza. A colônia foi constituída por russos, búlgaros, romenos e poloneses oriundos da antiga Bessarábia onde viveu a família Cavlak, de grande tradição em Lucélia, cujo um dos seus imigrantes foi homenageado com seu nome em uma das principais avenidas da cidade. Falamos do saudoso Demétrio Cavlak.

A origem da família Cavlak é da antiga Bessarábia, um enclave entre a Romênia e a Ucrânia, que através dos tempos teve seu nome alterado para Moldovãnia e Moldova, quando fez parte da ex-URSS. Com o fim da União Soviética em 1992, a Moldávia mudou o nome para república da Moldova, cuja capital é Cichinau, antiga Kishinev.

O jovem Pedro Cavlak resolveu pesquisar na internet a origem do nome da família Cavlak entrando em contato com pessoas que possuem o mesmo nome.
Conversou com dois homens que moram na Turquia e eles lhes disseram que a origem do nome Cavlak teve origem no Antigo Império Bizantino (Império Romano do Oriente). Desde a época de 1400, quando Constantinopla era a capital do mundo, o nome Cavlak (que provavelmente deve segnificar “calvo”), já existia nesse império.

O império Bizantino caiu nas mãos dos trucos em 1453, assumindo o seu lugar um novo e poderoso império, denominado Império Otomano, que teve seu fim em 1917, com o final da II Guerra Mundial, onde o sultão Mustafá Kemal Atatuk, mudou o nome do país e de sua capital, de Constantinopla para Istambul.

A pesquisa realizada pela internet, revela que a origem do nome de uma família pode datar de longa data, muitas vezes, achamos que só pelo fato de nossos antepassados serem portugueses, isso não quer dizer que a origem possa estar na Arábia, por exemplo.

A árvore genealógica da família Cavlak pode ir longe, se confirmadas as suposições iniciais, o nome originou-se durante o Império Bizantino, passou pelo Império Otomano e por razões até então desconhecidas os antepassados imigraram para o norte, rumo à Rússia, onde fixou residência na Bessarábia, famosa pelo seu mosaico ético, pois nesse lugar existiam russos, romenos, búlgaros, ucranianos, judeus, ciganos, gagus e turcos.
Hoje o país é independente cujo idioma é bem semelhante ao romeno, e existem rivalidades históricas com a Ucrânia e a Rússia. A Antiga Bessarábia é citada na obra “Guerra e Paz”, do universal e incomparável escritor russo, Leon Tozltoi.

Colaboração de: MARCOS ANTONIO VAZNIAC


 


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.geocities.com/nossalucelia