Segunda Guerra Mundial no litoral brasileiro
01 de setembro de 2011



Marcos Vazniac - Até então muitas pessoas acham que s combates referentes na Segunda Guerra Mundial, só ocorreram na Europa, norte da África, Oriente Médio e Japão. Errado! O Brasil teve papel destacado na guerra.

O Brasil enviou soldados para lutar ao lado dos aliados, nos campos de batalha da Itália, mas também enfrentou o ataque de submarinos alemães e italianos que afundaram 34 navios brasileiros, na costa leste dos Estados Unidos, no mar do Caribe, mar Mediterrâneo e no litoral brasileiro. Ao total morreram 1.081 brasileiros diante dos ataques dos submarinos nazistas.

As maiores baixas ocorreram no naufrágio do navio Baependi, que foi atingido por torpedos de um submarino alemão no litoral nordestino, matando 270 tripulantes de um total de 306 passageiros que estavam no navio na noite trágica de 15 de agosto de 1942. O último navio brasileiro afundado por submarinos alemães foi o Vital de Oliveira, que afundou em 19 de julho de 1944, no litoral do Espírito Santo, logo após ser atingido por torpedos de um submarino alemão.

O tema virou pesquisa e culminou com o ótimo livro O Brasil na mira de Hitler – a história do afundamento de navios brasileiros pelos nazistas, escrito pelo jornalista brasileiro Roberto Sander, editado pela editora Objetiva do Rio de janeiro.

Mas os submarinos nazistas também foram atacados pela artilharia aliada no litoral brasileiro. Ao total, doze submarinos alemães e italianos foram afundados pelos aliados durante a guerra. Os submarinos nazistas estão no fundo do mar, desde o litoral de Santa Catarina, até o litoral do Pará.

O motivo que levou Hitler a afundar navios brasileiros foi uma resposta ao Brasil de se aliar aos Estados Unidos e aliados europeus na luta contra o Eixo Roma-Berlim-Tóquio, e também, pelo fato de parte dos suprimentos destinado para alimentação das tropas inglesas e americanas na Europa, vinham de países da América do Sul, como Argentina e o Brasil.

Voltar para a coluna Marcos Vazniac


© Copyright 2000 / 2010 - All rights reserved.
Contact: Amaury TeixeiraPowered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista