Nas ruas, e nos prédios de Lucélia, ecoa o choro triste das pedras com saudades do rio
07 de agosto de 2005

Nelson Martinez - A foto maravilhosa do Salto Botelho me leva a recordar com muita saudade os tempos que passaram, e que juntamente com os amigos de infância vivíamos intensamente na nossa querida Lucélia. Nunca poderia imaginar que um dia minhas lembranças pudessem me levar com saudades a falar do majestoso e lindo Rio Feio.
O Rio Aguapeí, que de feio não tem nada, muito pelo contrario é LINDO com certeza se defendia das agressões que lhe eram impostas, pelo desenvolvimento sem planejamento da região, por isso, talvez fosse traiçoeiro e levava embora, quem ousava desafiá-lo.
Quantos foram os que em suas águas encontraram o fim de suas vidas. Daí o nome de rio Feio, o rio perigoso sempre traiçoeiro pronto para atacar os mais ousados, os incautos, os desavisados.
As grandes derrubadas das Matas em todo seu percurso, para formação de Fazendas, que na maioria delas tornaram–se apenas grandes invernadas para criação de gado.
As pedras nos acostamentos do Salto Botelho que era sacudido com quilos e mais quilos de Dinamite para retirada dos blocos que eram transportados pelos caminhões FNM até a pedreira do Gumercindo de Brito.
No inicio esses blocos eram carregados manualmente, colhidos e arremessados um a um para a carroceria do caminhão. Quanto trabalho! Vale a pena lembrar, e homenagear os nomes dos motoristas, Pinotti, Orlando Fava, Hélio, entre tantos outros que contribuíram para o progresso, o asfalto de Lucélia.
As pedras saídas do rio eram britadas e transformadas em Avenida Internacional, Rua Amazonas, Rua Pará, Rua Argentina e tantas outras. Bem como também na Igreja Matriz, na Cadeira, na casa do Nico, no Ginásio José Firpo e muitos outros.
Hoje quando das grandes enchentes no salto Botelho com certeza, SÃO AS LÁGRIMAS DO RIO, COM SAUDADES, DAS PEDRAS QUE FORAM EMBORA E NÃO VOLTAM MAIS.

Voltar para a coluna Nelson Martinez


© All rights reserved.
Contact: Portal Nossa Lucélia Powered by www.nossalucelia.com.br