Aluno luceliense é semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
Nossa Lucélia - 20.10.2012


Frederico e a Profª Elizabeth estarão em novembro na cidade de Natal em busca de uma vaga para o Encontro Nacional que será realizado em Brasília no mês de dezembro

LUCÉLIA - Frederico Sgarbi Neto, aluno da 8ª série C da EMEF Profª Soledade Domingues Iglêsia, de Lucélia, foi classificado na Etapa Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - categoria Crônica. O aluno, sob a orientação da Profª Elizabeth Faldinheim Bianchi (professora de Língua Portuguesa), produziu o texto Pastel de Queijo e Promessas Não Combinam, uma crônica de crítica político-social, que lhe conferiu figurar entre as 125 melhores crônicas do Brasil.

A Comissão Julgadora Estadual (SP) reuniu-se no último dia 3 de outubro, quando o aluno luceliense foi selecionado. Frederico e a Profª Elizabeth vão participar do Encontro Regional que acontecerá em Natal, capital do Rio Grande do Norte, entre os dias 5 e 8 de novembro próximo, ocasião em que serão escolhidos 152 textos finalistas (das quatro categorias), dos quais 20 serão os vencedores do Brasil e participarão do Encontro Nacional que será realizado em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada a cada dois anos (em anos pares) e os alunos concorrem em quatro categorias: Poema (5º e 6ºanos), Memórias Literárias (7º e 8º anos), Crônica (9º ano e 1º ano do EM) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do EM). Frederico, por ser aluno da 8ª série (9º ano), participou na modalidade Crônica, passando pelas fases: unidade escolar, municipal e estadual, concorrendo com mais de 4000 municípios do Brasil.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação (Cenpec). Esse concurso valoriza a interação das crianças e jovens com o seu meio e, por isso, a Olimpíada adota o tema O lugar onde vivo.

Durante a realização das oficinas literárias, os alunos têm oportunidade de resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar os conhecimentos sobre a realidade em que vivem, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

A direção da Escola Soledade Domingues Iglêsia, professores, familiares, colegas e comunidade estão orgulhosos por tão preciosa conquista, o que enaltece o nome da escola, o da cidade e o da equipe de apoio, gravando nos anais da nossa História a importância da ação educacional com seriedade, com afinco e com esperança. Parabéns, Fred! Parabéns, Profª Beth!


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2012 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista