Apenas 11,25% da população do Oeste Paulista mora no campo
Nossa Lucélia - 18.11.2012


Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na região, 96.414 pessoas residem na zona rural. Em Pracinha na área rural são 1.489 pessoas conta.1 369 na zona urbana

REGIONAL – No Oeste Paulista, 96.414 pessoas moram no campo, segundo pesquisa do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um total de 11,25%. De acordo com o mestre em direito das relações sociais, Sérgio Tibiriça, o índice de pessoas morando na área rural vem diminuindo. O forte avanço da cana-de-açúcar ajudou a favorecer este cenário.

“Na agropecuária, há uma necessidade das pessoas residirem no campo para cuidar da agropecuária. Com a cana, o que se vê hoje em dia nas propriedades rurais e também nas estradas, são os ônibus que levam essas pessoas para cortar cana. No final do dia as trazem de novo para a cidade”, afirma o especialista.

Na região, Pracinha tem em sua área rural 1.489 pessoas, um total que supera a urbana, com 1.369. Em Presidente Prudente, 4.235 pessoas residem no campo. Já em Dracena, 3.312, e em Presidente Epitácio, 2.763.

Outro fator que tem afastado o homem do campo está relacionado à moradia. “Há também um crescimento grande de projetos habitacionais, essas pessoas preferem se fixar na cidade, ao invés do campo”, explica Tibiriça.

Ainda sobre a pesquisa do IBGE, no Brasil 29,37 milhões de pessoas moram na zona rural, ou seja, 15% da população total residente no país. Apesar da propensão a diminuir, há quem prefira ficar no campo.

“A gente fica em contato com a natureza, não com essa correria e loucura da cidade. A vida no sítio é bem mais acomodada. Nunca tive intenção de morar na cidade. Tenho muito orgulho de ser agricultor, tudo que conquistei eu consegui com a agricultura. Sou muito feliz”, conta o agricultor Valdemar Lourenço, que tem uma propriedade em Álvares Machado.


Fonte: Do iFronteira


Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2012 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista