Polícia Ambiental constata queda nas apreensões durante a piracema
Nossa Lucélia - 29.11.2012


Nos 25 dias de novembro, policiais recolheram 2 mil metros de redes e 400 quilos de peixe

REGIÃO – Na Nova Alta Paulista, a Polícia Ambiental constatou queda nas apreensões de peixes, se comparados os primeiros 25 dias de novembro, mês em que começa a piracema, com o mesmo período do ano passado.

Até agora, foram abordadas 236 embarcações, sendo quatro apreendidas, quase 2 mil metros de redes de pesca foram recolhidos e cerca 350 quilos de peixe foram confiscados. “De 1º de novembro até o dia 25 de novembro do ano passado, foi apreendida quase meia tonelada”, afirma o tenente Tiago Torres.

A reportagem da TV Fronteira esteve no Rio Paraná e subiu até o ponto onde ele se encontra com o Rio Aguapeí, em Paulicéia. De acordo com o tenente, pescar neste tipo de local, chamado de embocadora, é proibido no período de reprodução dos peixes.

“A instrução normativa número 25 proíbe a pesca em um raio de 500 metros destes locais”, orienta o tenente.

Além disso, quem for flagrado com espécies nativas tem de pagar multa mínima de R$ 700 e ainda está sujeito à apreensão de todos os equipamentos de pesca, incluindo a embarcação. O pescador ainda responde na Justiça Federal por crime ambiental.

A polícia vistoriou o barco do operador de máquinas José Francisco de Almeida. Todos os documentos do pescador amador e da embarcação foram analisados e ele não teve problemas. Para ele, o trabalho é válido para que os rios da região continuem povoados.

“Eu só pego os peixes que estão liberados, como o tucunaré, a curvina, a tilápia. Peixe que não é liberado, eu solto”, exemplifica.

A piracema termina no dia 28 de fevereiro de 2013.


Fonte: Do iFronteira.com


Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2012 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista