Direção da FAI discute formação de professores junto às Instituições Municipais de SP no CEE
Nossa Lucélia - 10.12.2012


Reunião com 16 IMES ocorreu na sede do órgão na quarta-feira (05)

ADAMANTINA – A direção da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), representada pelos professores doutores Márcio Cardim e Fulvia Veronez, respectivamente diretor geral e diretora acadêmica, participaram junto a docentes dos cursos de licenciaturas de mais 15 IMES/SP (Instituições Municipais de Ensino Superior do estado de São Paulo) de reunião na sede do CEE (Conselho Estadual de Educação), em 5 de dezembro.

O encontro ocorreu a convite da professora Guiomar Namo de Mello que, no início da reunião, ressaltou a importância da discussão sobre os rumos da formação de professores nas instituições de jurisprudência do CEE.

Na ocasião o conselheiro do órgão, Márcio Cardim, foi porta-voz das IMES.
“Em nome dos dirigentes das 30 IMES/SP gostaria de expressar os agradecimentos a presidente do CEE Guiomar Namo de Mello por ter recebido os coordenadores de área onde foram esclarecidos vários pontos da Deliberação CEE 111/2012 que trata da formação de professores para os cursos de licenciatura. Durante a reunião a presidente deixou claro seu empenho junto à secretaria de educação no sentido de propor um programa de financiamento por meio de bolsas de estudos para os alunos que venham a fazer algum curso de licenciatura nas IMES”, ressalta.

O ex-presidente da Câmara de Educação Superior, professor Dr. Ângelo Cortelazzo destacou que as adequações sugeridas na deliberação CEE 111/2012 serão implantadas em 2013 e não precisariam ser enviadas ao Conselho antes da renovação de reconhecimento de cada curso.

A vice-presidente da Câmara de Educação Superior, Rose Neubauer, apontou que o objetivo da deliberação foi de especificar o currículo com os conteúdos a serem trabalhados.

Na abertura da discussão, a professora da FAI, Fulvia Veronez, questionou a execução dos estágios, principalmente sobre as 100 horas de atividades teórico práticas.

A professora do CUFSA (Centro Universitário Fundação Santo André) manifestou-se criticamente ao documento que, segundo a interpretação deles, desconsiderava a formação em Pedagogia para a educação infantil e as creches. Foi questionada ainda a exigência de docentes com domínios de conteúdos específicos e o aproveitamento de atividades em projetos como o PIBID ( Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) para as atividades teórico práticas.

RESULTADOS - Conforme os membros que compuseram a mesa, as diretrizes para o curso de Pedagogia que já previam a educação infantil, não foram descartadas pela atual deliberação e que a especificidade da educação infantil e educação especial serão tratadas cautelosamente em outro documento.

Rose Neubauer frisou a importância de determinar conteúdos que esclareçam a ação do professor que se pretende formar, estabelecendo diferenças entre metodologia, didática, currículo e avaliação.

A vice-presidente da Câmara Superior de Educação fez referência ao desafio de se construir cursos com qualidade, tendo em vista o pouco investimento e a concorrência entre diversas modalidades de cursos.

Representantes da FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva) fizeram a solicitação de políticas públicas para o aumento de alunos interessados nas licenciaturas, dada a vigente crise na área.

A profª Guiomar afirmou que há esta preocupação, e que medidas estão sendo providenciadas, como um futuro programa de residência em Pedagogia. Porém, cabe ao Conselho apenas regular ações de qualidade dos cursos.

Participaram da reunião, as instituições UNITAU, FAI, FUNEPE, USCS, CUFSA, FUNEC, UNI-FACEF, FAC FEA, FUNDEC, FEMA, FFCL, FIRA, FESB, FEB, FITD, e  FITO.


Fonte: Assessoria de Comunicação FAI


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