Com peças que mexem, presépio conta história do nascimento de Jesus
Nossa Lucélia - 26.12.2012


Representação fica na Igreja Matriz de Osvaldo Cruz. Estrutura fica montada o ano todo

OSVALDO CRUZ – Boa parte do presépio da Igreja Matriz de Osvaldo Cruz fica montada o ano todo. Porém, é nesta época do ano que a representação do nascimento do Menino Jesus ganha vida por meio dos personagens que se movimentam. Há peças de mais de 50 anos e o trabalho é visto por centenas de visitantes.

O funcionário público Walter Lucenti é responsável pelo presépio. Ele conta que se tivesse que fazer a montagem do início, trabalhando de duas a três horas por dia, levaria cerca de cinco meses para deixar tudo pronto.

“Dá um pouco de trabalho, mas compensa. A parte maior fica montada o ano todo e no final de setembro, outubro, a gente começa a fazer uma manutenção que leva de duas a três horas por noite, até chegar a abertura do presépio”, afirma.

As peças mais antigas são da década de 60, como os serradores de madeira. Ano a ano o presépio vai sendo renovado.

“A gente procura a cada ano renovar, buscar algum material melhor. Este ano tiramos a raspa de madeira e colocamos uma grama artificial e melhorou bastante”, descreve Lucenti.

O padre Marcos explica que o complemento da obra está nas paredes. Os desenhos ilustram a Virgem Maria sendo avisada por um anjo que seria a mãe de Jesus. Já a outra pintura mostra a família do filho de Deus fugindo para o Egito, após o nascimento do menino.

“As imagens na parede são o pré e o pós-presépio. Temos a cena inicial da anunciação e temos a cena da fuga no deserto. Contemplando o presépio nós visualizamos toda a sagrada escritura. Quando o povo não tinha leitura, conhecimento da escrita, ele podia ler o fato bíblico, o fato histórico pelo presépio”, explica o padre.


Fonte: Do iFronteira.com





Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2012 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista