Caipirapuru começa hoje em Irapuru
Nossa Lucélia - 28.12.2012


Festa, que segue até domingo, é considerada a melhor caipira do interior paulista

IRAPURU – A cidade de Irapuru é palco mais um vez da maior festa caipira do interior paulista, o Caipirapuru, que é verdadeiro festival de cultura caipira que engloba vários eventos como o 12º Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru (o mais antigo e tradicional do estado); a 9º Feira Regional de Artesanato Caipira (Caipirarte) e a 8ª Festa do Milho.

A festa tem início nesta sexta-feira (28), e segue até o dia 30 de dezembro, na praça Leite Ribeiro - fim da rodovia Julio Budisck, 80 km de Prudente das 17h às 23h. A entrada é franca. Haverá apresentação das melhores duplas caipiras e violeiros da região e de outros estados como Mauro Silva e Oliveira, Edson Esteves e Fernando, Jordão e Rio Sereno, Trio Goiano, Trio Prudentino, dentre outros.

Os melhores instrumentistas da nova geração da viola caipira do Brasil estarão presentes Júlio Santin, Levi Ramiro, Zeca Collares, Milton Araújo - sobrinho da saudosa violeira Helena Meirelles, Rainer Miranda, Luciano Queiroz, Anselmo Ferreira, Renato Mendonça, Arnaldo Freitas - do regional do programa da Inezita Barroso, dentre várias outras atrações.

Durante o evento, um dos atrativos é o Caipirarte, que mostra o artesanato típico caipira como colchas de retalhos, bonecas de palha de milho, bordados e fuxicos, e a Festa do Milho, que oferece um pouco da culinária caipira, como produtos de milho, torresmo, porco no tacho, e muitos outros deliciosos pratos.

A festa também oferece a mostra de Cordel Caipira com sua "Peleja de Saci Pererê contra Raloím".

Iniciado em 2001 com o objetivo de resgatar a viola caipira e a música raiz, o Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru se transformou no Caipirapuru, a melhor e mais importante festa da cultura caipira do interior do estado, influenciando vários outros eventos do gênero não só na região, mas por todo o Estado e até em outros lugares do país.

Segundo um dos organizadores, o coordenador do Clube Amigos da Viola e do Cordel Caipira, Renato de Jesus Souza Silva, o Jesus de Burarama, o Caipirapuru se tornou nos últimos anos o porta-voz de um movimento pelo reconhecimento da cultura caipira como patrimônio imaterial do povo paulista. "Dele surgiram novos violeiros e sanfoneiros que já lançaram CDs; este cordelista que lançou o livro cordel "A história do Caipira, de Jeca Tatu aos Sem Terras".

O Caipirarte incentiva e fomenta o artesanato típico e até está gerando o movimento Violeirando Brasil, que já levou a viola e a música caipira para Porto Murtinho e Amambái, no MS", conta.

O objetivo agora é fazer de Irapuru a `Capital Caipira do Oeste Paulista, incentivando a nova geração a aprender e até a fabricar a viola caipira, bem como a formação de uma orquestra de viola caipira. "O Caipirapuru é hoje, com certeza, uma das maiores referências, a nível nacional, do resgate da cultura caipira e seus maiores ícones, a viola caipira e a moda de viola", ressalta.

A entrada para a festa é gratuita e o público esperado pela organização é de aproximadamente de cinco mil pessoas por noite. "O Caipirapuru cresce a cada ano, necessitando inclusive os organizadores agendarem apresentação dos violeiros convidados, tal o número de interessados", diz.

Antes do Encontro de Violeiros, a partir das 17 horas, os músicos iniciantes podem mostrar seu talento no Espaço Gedeçai da Viola. "Lá a exigência é uma só: tem que ser música caipira raiz, com pelo menos uma viola ou sanfona acompanhando", explica.

Este ano o evento abrigará o 1º Fórum de Cultura Caipira do Oeste Paulista, onde será debatida a história do caipira e seu legado para o povo paulista, movimento em que o Caipirapuru passou a ter uma forte referência.

A festa foi criada em 2001, como Encontro de Violeiros e Cantadores, através da iniciativa de Jesus de Burarama, então produtor cultural, junto com o médico violeiro Júlio Santin. Em 2004 incorporou o Caipirarte - Feira Regional de Artesanato Caipira (aberta a cidades da região) e em 2005, com a entrada da Festa do Milho, ela se transformou no Caipirapuru, (junção das palavras caipira e Irapuru), passando a ter o envolvimento de entidades beneficentes da cidade.

Hoje é o principal evento da cultura caipira do estado e um dos mais importantes do país. Faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

SERVIÇO - Mais informações podem ser obtidas no site www.caipirapuru.com.br. Organização espera cerca de cinco mil pessoas por noite Edson Esteves e Fernando A dupla Jesus de Burarama, Marcos Azevedo e Rio Pardo Conceição Montanheri, Levi Ramiro e Julio Santin.


Fonte: Oeste Notícias





Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2012 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista