PRIMEIRO PEDIDO DE SOCORRO
Portal Nossa Lucélia lança Editorial sobre o abandono da estação Ferroviária

MOVIMENTO
Começa o Movimento - Clique aqui para ver

MANIFESTO
Clique aqui para ver os textos

ENQUETE
Depois da revitalização, o que deveria funcionar no prédio da estação?
Clique aqui para saber

DOCUMENTAÇÃO ENVIADA AO PREFEITO
Clique aqui para ver o conteúdo da documentação enviada

COMEÇAM AS OBRAS DA REVITALIZAÇÃO
Clique aqui para ver a matéria

PÁRAM AS OBRAS DA REVITALIZAÇÃO
Clique aqui para ver a matéria

OBRAS SÃO REINICIADAS
Prefeitura recomeça a obra - Clique aqui para ver a matéria

DIA 24 DE JUNHO DE 2008
ESTAÇÃO É INAUGURADA
População luceliense ganha uma estação revitalizada

OPINIÃO DA POPULAÇÃO LUCELIENSE
Veja aqui o que a população luceliense achou da revitalização

FALE CONOSCO

Chega ao fim a "ENQUETE" para a Reforma da Estação Ferroviária de Lucélia
Nossa Lucélia - 01.06.2007

Da Redação - Em março de 2005, circulou uma matéria na mídia local informando que o Chefe do Escritório Regional de São Paulo, da Rede Ferroviária Federal S.A., Fábio Aguiar Menezes esteve em Lucélia em visita ao gabinete do prefeito João Pedro. Na ocasião foi discutida a possibilidade do retorno da circulação de trens na Alta Paulista e também a reforma da nossa estação.
A matéria diz: A prefeitura irá solicitar à Ferroban os direitos de sessão para que as obras de reforma possam acontecer.

Após a veiculação dessa matéria, um grupo de lucelienses lançou um Movimento Para a Restauração da Estação Ferroviária. O Movimento disponibilizou no Portal Nossa Lucélia no início de junho de 2006 uma “ENQUETE” com o intuito de saber o que a população luceliense gostaria de ver funcionando na antiga Estação caso a mesma fosse restaurada pela atual administração municipal.

A Enquete teve as seguintes opções para o futuro da nossa Estação Ferroviária:
a) Casa da Cultura
b) Museu
c) Teatro
d) Mercado
e) Centro de Saúde

A votação para a Enquete terminou no último dia 31 de maio e obteve um total de 2.542 votos assim distribuídos:

ENQUETE

esta enquete já expirou e não pode receber novos votos
Após a reforma, a Estação Ferroviária de Lucélia deveria ser:

Casa da Cultura
37,02% (941 votos)
Museu
25,14% (639 votos)
Teatro
9,60% (244 votos)
Mercado
8,81% (224 votos)
Centro de Saúde
19,43% (494 votos)
Total: 2542 votos


O Portal Nossa Lucélia confeccionou um caderno com todos os textos enviados pelos internautas e está encaminhando essa documentação ao prefeito municipal Sr. João Pedro Morandi e ao presidente da Câmara Municipal, Sr. Carlos Gasparoto.

A documentação também está sendo enviada aos órgãos da imprensa local; Jornais Gazeta Regional, O Independente e Rádio Difusora de Lucélia, para que o movimento seja divulgado e chegue ao conhecimento de toda a população luceliense.

Vejam abaixo a íntegra da documentação encaminhada ao prefeito, Câmara Municipal e aos órgãos da imprensa local.



LUCÉLIA SP, 01 DE JUNHO DE 2007

Ilmo Prefeito Municipal de Lucélia
Sr. João Pedro Morandi

REF.- MOVIMENTO PARA RECUPERAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LUCÉLIA

Depois de um ano, é encerrada a ENQUETE feita entre os internautas que acessaram o Portal Nossa Lucélia e participaram do Movimento para Recuperação da nossa Estação Ferroviária. O Movimento foi lançado por lucelienses que estão preocupados com o estado total de abandono que se encontra a Estação Ferroviária que foi um marco da história de nossa cidade. A Estação está inclusive no filme "Homens sem Paz" - gravado em 1957 na gestão do então prefeito José Firpo - que teve Lucélia como cenário.

Hoje, após um ano de movimento, os participantes esperavam ver a Estação Restaurada e entregue a população como o presente do 63º aniversário da cidade. Mas não foi isso que aconteceu e está tudo do mesmo jeito, ou até pior do que há um ano atrás, pois mais um ano se passou e nada se fez além de promessas que não foram cumpridas.

Conforme matéria veiculada na imprensa local em fevereiro/2007, houve um acordo entre a Prefeitura de Lucélia e a APMF - Associação de Preservação da Memória Ferroviária - sobre o destino do prédio da antiga estação de trens do município. Segundo a matéria, esse acordo aconteceu em 03 de fevereiro de 2007, dia da posse da Diretoria da AMNAP – Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista – na cidade de Panorama. Na ocasião o Senhor fechou o acordo com o Sr. Sérgio Feijão Filho (presidente da APMF), para que a Estação Ferroviária de Lucélia fosse transformada em uma Casa da Cultura e a mesma teria como base a memória das ferrovias e a história do município de Lucélia.

Mas até o momento não aconteceu nada de concreto, e nossa Estação Ferroviária continua em total estado de abandono correndo sério risco de extinção, inclusive, levando junto, uma parte da história de nossa Lucélia.

A discussão em torno da restauração da Estação Ferroviária é assunto sobre o qual Vossa Excelência já se manifestou favorável - inclusive respondendo a e-mail de internauta luceliense - e a preocupação dos lucelienses sensibilizados com a preservação da memória e da história do município não pode mais ficar no esquecimento.

Urge que as autoridades reconheçam o valor histórico da estação e lutem por uma Lucélia revitalizada e valorizada para orgulho de todos os lucelienses.

A ENQUETE postada no site obteve 2542 votos e questionou o que deveria funcionar na Estação após sua restauração com as seguintes opções:
A) Casa da Cultura, B) Museu, C) Teatro, D) Mercado, E) Centro de Saúde.

Os dados ainda podem ser verificados no link:
http://www.nossalucelia.com.br/reformafepasa.html

Atenciosamente

Portal Nossa Lucélia
Amaury Teixeira – RG. 7486.456



           

Soluções em envio de emails personalizados

Enquete

Após a reforma, a Estação Ferroviária de Lucélia deveria ser:

Casa da Cultura
37,02% (941 votos)
Museu
25,14% (639 votos)
Teatro
9,60% (244 votos)
Mercado
8,81% (224 votos)
Centro de Saúde
19,43% (494 votos)
Total: 2542 votos

vote nessa enquete...  ver comentários sobre essa enquete...  deixe seu comentário sobre essa enquete...  envie esta enquete para um amigo...  acompanhe o andamento desta enquete... 

© 1999-2007 - Enquetes
Crie sua enquete na Internet!
Achou imprópria ou ofensiva esta enquete? Denuncie!
Advertência: Enquete não é pesquisa e não pode ser considerada como tal!

 

Nossa Estação Ferroviária ainda em operação – 21.12.1993

NOTÍCIA VEICULADA NA MÍDIA LUCELIENSE EM MARÇO/2005

PREFEITURA QUER REFORMAR A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Março-2005
- O Chefe do Escritório Regional de São Paulo, da Rede Ferroviária Federal S.A, Fábio Aguiar Menezes, esteve em Lucélia durante a semana, e em visita ao gabinete do prefeito João Pedro comentou sobre a possibilidade do retorno da circulação de trens na Alta Paulista.

Fábio e o prefeito estiveram dialogando sobre a possibilidade do repasse da Estação Ferroviária para o município. Com isso o prefeito João Pedro acredita que poderá melhorar o cenário desolador que se encontra a Estação em total estado de abandono.

Segundo o prefeito, o local pode ser reformado e lá instalado a sede da Brinquedoteca como fez o vizinho município de Inúbia Paulista, cuja estação estava em situação semelhante à de Lucélia, mas com trabalho e dedicação pode ser reformada e hoje abriga a sede da Brinquedoteca e do Clube do Carro Antigo.

Depois de reformada a estação poderá ser uma sede da Brinquedoteca, da Biblioteca ou uma sede de artesanato. Para isso a prefeitura irá solicitar junto à Ferroban a possibilidade de se ter direito de sessão, para que as obras de reformas possam acontecer.

Segundo Fábio, há muito interesse para tentar achar uma solução em benefício do município, portanto, as chances que o município consiga ter a posse de sessão de uso é muito grande.

Para reformar a estação ferroviária o prefeito deve correr atrás de recursos e o apoio da comunidade local é muito importante, pois em Inúbia Paulista, a reforma da estação contou com a maciça participação da comunidade.

A estação de Lucélia fica próxima à escola estadual José Firpo e de uma praça e na visão do prefeito de Lucélia, a reforma daria novo visual não só para a estação como também para toda cidade e o local seria um ponto de grande visitação na cidade.

Algumas cidades da região já conseguiram reformar e modernizarem suas estações, como o exemplo já citado de Inúbia Paulista e também Osvaldo Cruz, que modernizou a estação criando ali um centro cultural, onde diversas atividades culturais da cidade são realizadas.

A estação ferroviária de Lucélia está em péssimo estado de conservação. Abandonada, destruída e imunda. O local virou um lixo a céu aberto. Mas Lucélia pode ter orgulho de ainda possuir uma estação de trem que poderá ser reformada e dar muito orgulho à cidade. Já Adamantina nem estação de trem possui, pois a mesma foi incendiada e seu prédio consumido pelas chamas.

O retorno do transporte ferroviário na região depende muito da reforma dos trilhos que estão velhos, sucateados, com dormentes podres ou queimados pelo fogo. A volta dos trens na região vai depender de reformas não só nas estações, como também em toda linha férrea que infelizmente foi abandonada há mais de 10 anos. (Marcos Vazniac)




A SEGUIR, PRINCIPAIS TEXTOS ENVIADOS AO PORTAL
PELOS INTERNAUTAS QUE PARTICIPARAM DA ENQUETE




27.05.2006 - ALI FOI O COMEÇO DE TUDO, MARCO NA HISTÓRIA DE NOSSA LUCÉLIA - Como luceliense apaixonado por ferrovias, me lembro de meus tempos de criança, junto com meus amigos na estação de trens de Lucélia. Íamos à tardezinha depois das 17h00 e à noite depois das 20h30, esperar os trens que chegavam, mesmo sem ter alguém a esperar, somente pelo prazer de ver aqueles trens e suas locomotivas chegarem e partirem, aquilo nos amenizava a alma.
E hoje a saudade é demais, pois em Lucélia naquela época vivi momentos inesquecíveis que nunca mais saíram de minha lembrança. O que me corta o coração é ver nossa estação ferroviária na situação em que ela se encontra, e saber que não mais existe aquele trem que muitas vezes eu com meus pais íamos para São Paulo e Campinas.
Ah!!! Que saudades! O barulho da locomotiva e o seu apito, nunca saíram de minha mente. Até o cheiro das sapatas fenólicas dos freios dos vagões exalam ainda em meu nariz. Hoje choro, quando entro no site Nossa Lucélia e vejo o estado de abandono que se encontra nossa estaçãozinha ferroviária. Ao ponto em que ela chegou!
Aí foi o começo de tudo, marco na história de nossa Lucélia. Por favor povo luceliense, me ajudem e não deixem nossa estação de trem morrer.. O mínimo que nós lucelienses, mesmo distantes, podemos exigir do atual prefeito de Lucélia, é que ele reforme nossa saudosa estação de trens. Não deixem morrer o sonho de muitos meninos que assim como eu ainda sonham incansavelmente à espera de um dia antes de morrer ver novamente nossos trens de passageiros e nossas estações juntamente com a de Lucélia, totalmente restaurada.(MARCOS ROBERTO RODRIGUES - Itanhaém SP)


21/06/2006 - No Apito do Trem, a Saudade - Quantas saudades nos corações daqueles que viveram na época de ouvir o apito da Maria Fumaça, que trazia noticias e novidades da Capital lá bem distante. Era gente nova, velhos crianças, moças bonitas e rapazes chegando e saindo. A chegada e a saída do trem era um grande alvoroço na Estação. Tudo acontecia rapidamente. Era gente subindo gente descendo, derrepente o chefe do trem o apito e a partida, daí a alegria dos que chegaram e a tristeza, a saudade daqueles que partiam, alguns para nunca mais voltar. Quando o trem chegava já tinha os carros de praça parado de um lado da estação e do outro lado os charreteiros, todos muito prestativos, para atender os viajantes. Eu sempre que podia assistia tudo isso, sem nunca imaginar que um dia seria apenas saudades. Como eu tenho certeza que muitos Lucelienses viveram essa magia, e hoje curtem uma saudade danada. Daquelas que da dor no peito e nó na garganta. O tempo não volta, é pra frente que caminha a humanidade empurrada pelo desenvolvimento desordenado, ordenado pelo poder econômico que não permite muitas vezes ao homem, o direito de Curtir na plenitude o sentimento Saudade. Pois insistem no desprezo em não registrar a história. Tenho visto que alguns conterrâneos que visitam o Site falam da importância da Estação e de seu estado de abandono que se encontra. Já vi também até uma poesia ou crônica sobre o Maquinista que Sorria com seu Dente de Ouro. Hoje lembrando do aniversário da nossa querida Lucélia (24 junho) resolvi lançar um desafio. A todos os Lucelienses que como eu curtem a saudade e especialmente ao nosso Prefeito. QUE TAL TRANFORMARMOS A ESTAÇÃO EM UM ESPAÇO CULTURAL que conte a história da nossa Cidade que praticamente surgiu e se desenvolveu a partir da estrada de ferro?

CAROS CONTERRÂNEOS- Creio que a partir de uma iniciativa do poder executivo onde possa envolver todos os cidadãos que se disponham a colaborar em um plano de recuperação da Estação será um primeiro passo para se buscar recursos financeiros na viabilização de um projeto de Recuperação da Memória histórica da Cidade e seus atores. Acho de fundamental importância o envolvimento de empresas não só da cidade mas também aquelas que no dia a dia faz parte da vida do cidadão como a Coca Cola, Ultragaz, Antártica, Tilibra.etc. Após a elaboração do projeto, buscar o apoio do Governo Estadual e Federal. Da minha parte como cidadão de Lucélia desde já me considero engajado nesse projeto. (NELSON MARTINEZ - Santo André -SP)


PREFEITO MUNICIPAL RESPONDE AO LEITOR DO PORTAL, SR. NELSON MARTINEZ
Caro Senhor Nelson Martinez,
É com muita satisfação que recebemos o seu e-mail, é de lucelienses assim que precisamos, preocupados com a nossa cidade, mesmo não residindo mais por aqui. Gostaríamos de esclarecermos que, até o momento, a administração "Dedicação e Transparência" da Prefeitura de Lucélia, não havia se manifestado no site Nossa Lucélia sobre o problema da Estação Ferroviária devido à falta de um funcionário para dar atenção especificamente à comunicação da Prefeitura.
Contudo, a partir de agora estaremos sempre respondendo e posicionando os internautas a respeito de tudo o que acontece na nossa querida Lucélia, que por muitas vezes o público não fica sabendo. E mais, estamos trabalhando para colocar no ar o site oficial da Prefeitura, que será um grande canal de interatividade do Poder Executivo com todos.
Quanto ao assunto da Estação Ferroviária, queremos deixar claro que já existe um projeto de autoria da Prefeitura, para recuperar o local, transformando-o em um centro cultural (a exemplo de outras cidades), e as imediações em um complexo esportivo, para a prática de diversas modalidades. Porém, para isso o local teria que ser cedido pela Ferrovia ao município por no mínimo 20 anos, para que recursos públicos pudessem ser investidos ali. Infelizmente, a Ferrovia aceitou ceder o local por apenas 5 anos, devido a indícios de reativação da malha ferroviária paulista, inviabilizando assim todo o projeto, o que nos deixou muito chateados.
Dessa forma, estamos buscando novas saídas, e sempre procurando zelar pela cidade.
Gostaríamos de comunicar, ainda, que está iniciado o trabalho de criação de um Conselho Municipal de Cultura, composto por membros da sociedade civil. Assim, considerando o fato de existir pessoas dispostas a colaborar, mesmo distantes, pode ser colocado em pauta durante os trabalhos de criação do Conselho, atuando como colaboradores diretos da cultura de Lucélia. Qualquer novidade teremos prazer em informá-lo.
Agradecemos novamente o seu e-mail, e nos colocamos a disposição, sempre.
Atenciosamente,
João Pedro Morandi (Prefeito de Lucélia)


18.07.2006 - SOU INTEIRAMENTE FAVORÁVEL AO MOVIMENTO PROPOSTO PELO CONTERRÂNEO NELSON MARTINEZ - Tenho certeza de que osvaldocruzenses e inubienses têm orgulho de como suas cidades conservam as antigas estações de trem. Nós também temos o direito de ver preservado um dos pontos mais tradicionais da história luceliense. É duro assistir à progressiva deterioração e destruição da estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, lugar por onde todos os lucelienses de uns tempos atrás tiveram o prazer de freqüentar.
Não deixemos que se acabe um dos símbolos da Lucélia progressiva dos bons tempos. Aquele local precisa voltar a ser um cartão de visitas da cidade, motivo de recordações e de orgulho para todos. Lucélia precisa se mexer, e logo!
Prezado Senhor prefeito de Lucélia. Não o conheço pessoalmente, mas já li muitas palavras elogiosas a seu respeito, neste site e na imprensa luceliense. Não queira passar para o ostracismo comum de mais um administrador que ignorou a Estação de Trem.
Não mande reformar, mande restaurar aquele pedaço importante da cidade, e não apenas entrará para a história como o prefeito que recuperou e reavivou a Estação, mas, principalmente, receberá o reconhecimento, a eterna gratidão de todos os lucelienses. Ainda dá tempo, Sr. Prefeito, ainda. (JORGE YAMAGUCHI – Fortaleza - CE)


19.07.2006 - PORTAL NOSSA LUCÉLIA É MAIS UM QUE SE ENGAJA NO MOVIMENTO - Pelo que vejo, o Portal Nossa Lucélia é mais um que se engaja nesse movimento em favor da Estação de Trem; mais do que isso, é presença de peso, pelo que o site já tem feito pela nossa Lucélia, divulgando o município e congregando lucelienses e amigos de Lucélia. A idéia de defender as coisas caras às tradições, cultura e história de Lucélia precisa do máximo de adesões, e o Site Nossa Lucélia pode perfeitamente atuar no sentido de conseguir isso. Quiçá, pedindo o apoio das emissoras de rádio e dos jornais da cidade, que, pela penetração e caráter formador de opinião, darão maior repercussão; ou contatando com cidadãos, empresas e entidades lá sediadas, de modo a sensibilizar quem de direito. Enfim, são sugestões de algumas atividades propícias a quem tenha largo campo de amizades, - Amaury Teixeira, responsável pelo site - que deduzo ser o seu caso, pelo que já li no site sobre Lucélia.
Há muito mais a se fazer por Lucélia, para que a cidade volte a ser bonita como nos tempos áureos da cafeicultura. Como exemplos, temos o Salto Carlos Botelho, que bem poderia receber um trabalho possibilitando que, de mero recanto turístico, passe a ser efetiva atração turística, trazendo, com isso, investimentos, emprego e renda para o município (quem sabe, possa ser viável a instalação de um hotel ou algo do gênero, aproveitando a beleza do lugar); o armazém do antigo IBC talvez possa ser aproveitado como centro de pequenos empreendimentos, escola ou até mercado público. A Estação é prioritária, é caso de urgência, devido ao péssimo estado em que se encontra. Todos sairemos ganhando com isso, direta ou indiretamente. E teremos, novamente, motivos para voltar a admirar uma cidade que hoje se encontra algo acanhada, mal arrumada, em relação à suas vizinhas.
Vamos em frente, sem partidarismo político. Lucélia merece o apoio de seus filhos! (JORGE YAMAGUCHI – Fortaleza - CE)


18/07/2006 - O TREM TEM DE VOLTAR
SITE CLIKAR SE SOLIDARIZA COM MOVIMENTO PARA RECUPERAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LUCÉLIA
- O site Clikar se solidariza com Amaury Teixeira do Portal Nossa Lucélia e com todos que se manifestaram protestando contra o atual estado de conservação da Estação Ferroviária.
Grande tem sido nossa batalha junto a todos os meios de comunicação para tentar obter apoio para que o Trem volte a circular em nossa região. A AMNAP através de seu presidente também tem se empenhado e já temos a promessa de retorno do trem de cargas.
Aproveitando a visita de diversos políticos temos cobrado deles uma solução e temos sempre a promessa que tudo vai se resolver e que a ferrovia vai voltar a funcionar. A Ferroban se manifestou dizendo que já no mês de Setembro de 2006 começariam as obras de recuperação dos trilhos visando a reativação do trem de cargas.
Seja qual for a utilização da atual estação a mesma não pode ficar apodrecendo e abandonada do jeito que está. Temos de nos unir sim, e seria muito bom que em um só clamor a exigir o retorno do funcionamento da ferrovia. Nossa região é carente de empregos, imaginem quantos mil empregos seriam gerados de imediato para poder reativar a ferrovia. Depois disso, vejam como seria beneficiada toda a região que tendo um meio de transporte mais barato poderia escoar sua produção através dos trens para os grandes centros beneficiando o pequeno produtor rural.
Desde os meados de 1800 no mundo todo o trem foi o grande alavancador do progresso, mas parece que no Brasil isso não serve de motivo para que nossas ferrovias tenham uma melhor participação em nossa economia.No mundo inteiro ainda o trem tem grande participação na infra-estrutura de transportes tanto de cargas como de passageiros. Creio que temos de nos unir e fazer nossos "governantes" acordarem para nossas necessidades nesta matéria. O trem sempre foi um grande interiorizador do desenvolvimento, e digo mais, é a grande esperança de progresso das pequenas cidades como a nossa.
(ERIVALDO - LUCÉLIA - SP) www.clikar.com.br


19/07/2006 - O ABANDONO QUE SE ENCONTRA A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - Concordo plenamente com os caros amigos: Jorge e Nelson, sobre o abandono que se encontra a antiga Estação Ferroviária. Lembro com saudades da época em que moramos em Lucélia. Estudava aqui em Campinas e nas férias ou feriados prolongados, ia passá-los com minha família. Naquela época o único meio de transporte era o trem. Foram vários anos em que eu viajei pela FEPASA. Lembro o quanto curti as viagens...Lembro que ao adentrá-lo em Campinas rumo à Lucélia o trem já vinha lotado de SP...Perdi a conta de quanto viajei em pé ou sentada na mala no corredor...Era cansativo...mas divertido...
Teve uma ocasião, que ao embarcar em Lucélia com destino à Campinas, o trem estava tão lotado que as portas não se abriram e eu tinha que trabalhar no dia seguinte. Tínhamos um amigo, que o pai trabalhava na Fepasa e pedimos a ele para dar um "jeitinho"...acreditem se quiser...viajamos eu e minha irmã Marisa, dentro da máquina com o maquinista...acontece que quando chegou em Oswaldo Cruz, alguns tiveram a mesma idéia...resultado...viajamos em 7 pessoas num cubículo...Quando parávamos em alguma cidade tínhamos que agacharmos para não sermos vistos pela fiscalização...foi um sufoco...mas acabou ficando na história...sem contar que entrei várias vezes pela janela do trem...tempo bom...agora também me dá uma tristeza imensa de lembrar o abandono que se encontram as estações que um dia foram tão úteis e era um dos meios de transportes mais seguros... Ficou apenas uma saudade imensa de um tempo que poderíamos dizer que éramos felizes...
Fica aqui também o meu protesto e peço ao nobre Prefeito que olhe com carinho ao Patrimônio que um dia foi orgulho de nossa cidade. Precisamos sim, de Espaços Culturais...inclusive quando estive em Lucélia, há um ano atrás, conversei com o Toni e disse a ele que gostaria de um espaço, para eu levar meu trabalho artesanal feito em tear manual, mas infelizmente não havia um lugar próprio para isso.
Fica então uma sugestão ao Prefeito: transforme a Estação num Espaço Cultural e assim além de outros artistas, eu também, uma Luceliense, poderei levar minha arte para conhecimento de todos. (SONIA REGINA NOVAES ÂNGELO - Campinas SP)


19.07.2006 - POR FALAR EM FEPASA - Caros amigos Lucelienses. Por falar em FEPASA, acredito que todos nós tenhamos muitas histórias engraçadas para contar. Quem vivenciou a época dos trens não esquecerá jamais, pois era muito mais saudável fazer uma viagem de trem do que carro ou ônibus. Lembro de uma passagem que marcou as nossas vidas. Minha família morava perto da Santa Casa..um dia de manhã apareceu no portão de casa uma menininha de uns três anos mais ou menos. Entrou pelo portão, subiu as escadas e entrou na nossa sala.Papai estava lendo jornal e levou um susto, pois ela estava chorando.Todo mundo correu até a sala para ver a garotinha, loirinha e muito linda. Quase não falava nada e chamava pela mãe. Fomos até a rua para ver se víamos os pais...mas nada...começamos a achar que ela havia sido abandonada no nosso portão. Lembro da felicidade de todos nós...parecia que haviam mandado um anjo para nossa casa. Já estávamos até pensando em adotá-la caso ela tivesse sido mesmo abandonada. Mais tarde ouvimos uma pessoa bater palmas no portão...e um pai desesperado procurando pela filha. A família estava na estação esperando o trem..e se distraíram e a menina saiu sem que ninguém percebesse e sumiu. Foi muito triste vê-la ir embora, mas a felicidade de ter encontrado seus verdadeiros pais era visível no rostinho da criança... E assim ela se foi..como veio..ficamos tristes, mas também contentes pelo fato dela ter reencontrado a família. Torno a repetir: Sr.Prefeito... Veja quantas histórias e lembranças temos desse lugar que marcou as nossas vidas e tb acredito que quando as pessoas lerem o nosso manifesto, poderão também lembrar de um acontecimento vivido por elas e colocarão aqui nesse espaço..pois histórias boas, jamais serão esquecidas...e todo mundo tem sempre uma história para contar. (SONIA REGINA NOVAES ÂNGELO - Campinas - SP)


19.07.2006 - UMA LUTA ENGAJADA POR TODA A COMUNIDADE - Hoje estou mais contente caros amigos lucelienses, talvez de alma quase que lavada, por saber que uma luta quando é engajada por toda uma comunidade e pessoas que prezam conseguir um mesmo objetivo, ela se concretiza. Fiquei muito feliz em saber que os veículos de comunicações aí de Lucélia, estão procurando as autoridades municipais, juntamente com os vereadores e prefeito, para que nossa Estação Ferroviária ganhe brevemente,a cara que ela realmente sempre mereceu. (A reforma). Isto fará com que nossas histórias, nossas vidas, um pedacinho de cada luceliense continue a ser contada, pois a cultura de nosso povo continuará e poderá ser contada através de muitas gerações, sem que passem os anos e talvez um dia tudo acabasse. Mas sei que a partir de hoje uma nova história da vida de Lucélia poderá começar a ser contada, com a reforma da Estação, e isto tem que ser só o começo. (MARCOS ROBERTO RODRIGUES – Itanhaém-SP)


19/07/2006 - GOSTEI DA INICIATIVA DE RECUPERAR A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LUCÉLIA - Gostei da iniciativa de recuperar a Estação Ferroviária de Lucélia. Sou luceliense de coração e desde criança, meus pais me levava ao local para esperar o trem e passear na praça em frente ao local. É uma recordação que pode voltar com a sua recuperação e transformação imediata, pois além de matar a saudade de todos nós, é um patrimônio que merece que seja recuperado imediatamente. Atualmente, o local é puro vandalismo e dá pena de pensar que naquele local a gente brincava quando criança e observava as pessoas que desembarcavam em Lucélia. Eu mesmo, fui usuário da Estação Ferroviária por quatro anos, quando viajava de trem para estudar em Piracicaba. Boas recordações são aquelas. Coloco-me à disposição de todos vocês na tentativa de recuperar esse local. Um abraço e fiquem com Deus. (JOSÉ LUIS LARANJA - Cuiabá(MT)


20.07.2006 - MOVIMENTO JÁ ESTÁ ATINGINDO BOA REPERCUSSÃO - Pelo que vejo, o movimento já está atingindo boa repercussão - Isso é animador, é sinal de que o assunto interessa à opinião pública. A Estação de Trem é emblemática, por ser um lugar lembrado com carinho por todos, por estar estrategicamente localizada e pelo fato de sua precariedade chamar a tenção, mas entendo que, até por isso, deva ser vista como o início de um longo esforço de revitalização e valorização daquilo que diz respeito aos valores e à memória do município, de coisas que estão impregnadas na alma do luceliense e que não podem, não devem ser mais relegadas ao abandono. Se políticos deixam a desejar - e é o que costuma ocorrer com os nossos -, a pressão da sociedade faz às vezes com que eles se mexam, nem que seja para se livrarem do desconforto da cobrança. Se a maneira de alcançarmos o objetivo da idéia que ora estamos abraçando, que é justa e legítima, exige que os pressionemos, então é um caminho válido.
Para que o maior número possível de pessoas possa aderir ao movimento, creio que seria de bom alvitre divulgar no site sobre Lucélia endereços e e-mails da Prefeitura, Câmara Municipal, entidades de classe, escolas etc, porque assim a pressão será maior e mais representativa. Há muito a se fazer pelo município, e a colaboração entre povo, iniciativa privada e poder público podem gerar os resultados desejados. É preciso dar um pontapé inicial, a fim de tirar Lucélia desse estado de hibernação em que se encontra. Especificamente no que tange à Estação, talvez o local possa ser tombado, quem sabe o empresariado colabore para a restauração do prédio (a Central de Álcool tem sido um bom exemplo de empresa comprometida com ações sociais), enfim, me parece viável conseguir a revitalização daquele local tão especial da cidade. O mínimo que podemos fazer, como lucelienses longe da terra natal, mas que a amam e querem vê-la cada vez mais bela e melhor, é oferecer idéias e estimular movimentos como esse que está nascendo. (JORGE YAMAGUCHI – Fortaleza - CE)


20.07.2006 - MOVIMENTO COMEÇOU PRA SER CADA VEZ MAIS FORTE - Valeu amigos lucelienses, que prezam nossa história e que tem um coração tão grande quanto a própria razão. O nosso movimento começou agora pra ser cada vez mais forte (A reforma de nossa estação), depois de tanto tempo dormindo, despertamos para agora seguir rumo a vitória da conquista. Acho que hoje é o dia mais importante para a nossa cidade. Tomem como exemplo a estação ferroviária de Campinas, que hoje está transformada em Estação Cultural, em todos os sentidos. E vou mais longe ainda, acredito que em 10 anos, se nosso governo se empenhar, como disse que se empenhará definitivamente, com uma verba inicial de 1 bilhão de dólares para a reforma das ferrovias brasileiras, poderemos neste intervalo de tempo ver novamente nossos trens de passageiros de volta. (Se Deus Quiser). Agradeço de todo coração e toda minha alma a todos que se empenharam e se empenham, nesta luta que é nossa. (MARCOS ROBERTO RODRIGUES – Itanhaém-SP)


20.07.2006 - LÁ NA ESTAÇÃO... BEM DE MANHÃZINHA.... - Lembro bem quando eu lecionava para crianças do prézinho. Havia uma musiquinha que eu às vezes me vejo a cantar: lá na estação bem de manhãzinha, lá vem o trenzinho todo carregado...e assim vai a música pela estrada a fora... E por falar em estação, na semana passada, resolvemos (um grupo de amigos) fazer um Movimento para a Restauração da Estação Ferroviária de Lucélia. Gostaria de pedir a todos os lucelienses que participem desse movimento cobrando das autoridades a restauração da nossa Estação Ferroviária, antiga FEPASA...Infelizmente dizimaram todas elas...algumas que sobraram, foram transformadas em Espaços Culturais. A Estação de Adamantina, então, pegou fogo, vítima de vandalismo...outras ainda permanecem, mas em estado precário.
Como sabemos que há lucelienses espalhados pelos quatro cantos do mundo, estamos pedindo a estas pessoas que entrem no site "Portal Nossa Lucélia" e deixe lá uma mensagem para o Prefeito da cidade, reforçando o seu posicionamento, para que transforme o local num Espaço Cultural...pois dá pena de ver o descaso e o abandono que se encontra aquele Patrimônio Histórico, que um dia foi motivo de orgulho para todos nós. Escrevi uma passagem até cômica de quando morávamos em Lucélia, quando então também era usuária da Antiga FEPASA. Quem quiser dar uma olhadinha é só acessar o Site de Lucélia: www.geocities.com/nossalucelia. Entrar no Livro de Visitas e verão o quanto estamos nos empenhando, para tentar recuperar a nossa querida Estação. Não devemos deixar morrer lugares assim...temos que recuperar nossos Patrimônios Históricos, para que no futuro as pessoas possam olhar com carinho Monumentos que fizeram parte da nossa história. Pois se não fizermos isso, provavelmente tudo que for público não terá o seu devido valor. E quem de nós...não andou de trem um dia... E como foi bom aquele tempo, que viajávamos com segurança...e no barulhinho do trem...íamos viajando nas nossas fantasias e sonhos...lembram-se da poesia? Corre rio, passa ponte, passa pasto, passa boi, passa boiada...passa galho da ingazeira que vontade de chorar. Um bom dia a todos e fiquem com Deus. (SONIA REGINA NOVAES ÂNGELO - Campinas - SP)


22.07.2006 - CARO LUCELIENSE DE LUCÉLIA - Parece redundância, mas foi proposital. Peço licença para me dirigir aos conterrâneos que residem em Lucélia. Sua participação no movimento com vistas à restauração da antiga Estação Ferroviária será indispensável, decisiva. Tenho certeza de que você também deseja a preservação da história, daquilo que faz parte da memória, da cultura, dos valores do município. E, restaurada, a Estação terá utilidade pública, poderia até tornar-se o museu que Lucélia ainda não possui. Essa iniciativa bem poderá ser o início da recuperação das coisas que foram e são caras aos lucelienses. Você, que vive o cotidiano da cidade, será diretamente beneficiado por melhorias que aí forem efetuadas, uma cidade melhor cuidada e mais bela será mais agradável, proporcionará mais conforto e alegria. Isso será positivo também para a boa divulgação da cidade, viajantes se sentirão bem impressionados e com isso a imagem de Lucélia sairá ganhando.
Então, vamos arregaçar as mangas, não nos restrinjamos às manifestações no site, afinal a cidade possui jornais e emissoras de rádio, tem instrumentos para repercutir, debater o assunto. Esta e uma luta com uma característica rara, todos sairemos ganhando, não haverá um único perdedor. Mas é preciso que haja a união, para que o movimento ganhe força e se transforme em resultados.
E a sua participação, luceliense de Lucélia, será da maior relevância, pois poderá ser mais consistente que a nossa, dos que estão longe, já que terá o condão da efetividade, da presença pessoal. Luceliense, esta é uma ação cívica em prol da cidade. Vamos exercitar a cidadania. (JORGE YAMAGUCHI – Fortaleza - CE)


22/07/2006 - AH! COMO ERA BOM O TEMPO DA ESTAÇÃO! - Ah! Como era bom o tempo da estação de ferro, quantas paqueras, bastante namoros, aliados à Praça e à Escola José Firpo. Muitas pessoas iam até a estação para ver o trem passar, era um lugar muito interessante de se estar, um ponto de encontro, ouvir o relógio da estação anunciar que o trem já havia partido da estação anterior. Tempos que podem voltar. Só depende da população. Ao invés de nos lamentarmos, devemos mostrar para o interesse público que precisamos desses bons tempos Faz parte da nossa história de vida. (EDSON DOS SANTOS - Santa Bárbara do Oeste (SP) Morador de Lucélia no período de 1974-1993)


18/08/2006 - CORRESPONDÊNCIA ENVIADA AO PREFEITO MUNICIPAL - Caro Sr. João Pedro Morandi! Digníssimo Prefeito Municipal De Lucélia. Meu nome é Sonia Regina Novaes Angelo, filha do saudoso Isaac Guimarães Novaes, antigo morador de Lucélia. Acredito que o Sr. já tenha ouvido ou talvez até conhecido meu pai. Papai sempre lutou para que Lucélia e Pracinha fossem cidades que futuramente seriam motivo de orgulho para seus moradores. Embora eu tenha sempre estudado fora de Lucélia, passava todas as férias aí na cidade, onde possuía uma infinidade de amigos.
Me formei em Artes Plásticas na PUC de Campinas e é com muito orgulho que posso dizer ao Sr. que conheci pessoalmente o prefeito Toninho do PT aqui de Campinas, que foi brutalmente assassinado.
Sempre fui militante Petista e ainda me orgulho disso, embora também tenha me decepcionado com algumas coisas que aconteceram dentro do nosso partido...mas nem tudo é perfeito, não é mesmo? Senti muito a morte do Toninho, pois tinha uma consideração muito grande por ele.
Como o Sr. deve saber, o Toninho era Arquiteto e foi uma das pessoas que mais lutou para a Preservação dos Patrimônios Históricos da cidade de Campinas. Conseguiu fazer o Tombamento de vários imóveis centenários, antes que viessem ao chão. Não sei se o Sr. conhece Campinas...mas há um bar famoso aqui em que se chama Giovannetti, uma choperia e restaurante mais famosa da cidade. Há 3 ou 4 estabelecimentos do mesmo dono. O que fica no Bairro Cambuí é um prédio que foi tombado e restaurado, graças ao Toninho do PT. Foi ele que ajudou os Bombeiros a apagar um incêndio criminoso, no prédio que ele estava pedindo tombamento. Com o incêndio, parte da casa veio abaixo...vários anos vimos a casa abandonada e com uma parte incendiada. Até que...os donos da choperia conseguiram assumir a Restauração do Casarão tombado, isso graças ao Toninho e foi transformado no Estabelecimento mais bonito de Campinas.
Se o Sr. não o conhece, convido-o a conhecê-lo quando vier à Campinas. Na próxima vez que eu for ao Restaurante, vou fazer questão de tirar uma foto e enviar ao Sr. Eu como Artista Plástica, estou sempre atenta e vigiando para que Campinas tenha memória e nossos filhos e netos um dia possam se orgulhar e manter vivo os Patrimônios Históricos da minha cidade. E Lucélia também foi minha cidade um dia, e ainda me considero Luceliense, pois meu pai gostava tanto daí que antes de falecer pediu à minha mãe que gostaria se viesse a falecer, ser enterrado na cidade que ele mais amou. E hoje faço parte do Grupo de amigos que moram fora e lutam para que não deixe morrer um dos locais mais marcantes da cidade de Lucélia que é a Antiga Estação Ferroviária. No exemplo tão digno que citei acima sobre os Patrimônios Históricos daqui de Campinas que muitos deles ainda sobrevivem graças ao ex-prefeito de Campinas Antonio da Costa Santos (falecido), peço ao Sr. que pense com carinho na nossa proposta de Preservar e Restaurar a Antiga Estação, transformando-a num Espaço Cultural onde todos nós lucraremos com isso e a cidade servirá de exemplo para as cidades vizinhas. Contando com a sua compreensão, aqui fica o meu agradecimento de uma Luceliense apaixonada pelo lugar que passou uma das fases mais marcantes de sua vida. (SONIA REGINA NOVAES ÂNGELO - Campinas - SP)


24/08/2006 - REFORMA DA ESTAÇÃO - Gostaria muito que a Estação Ferroviária de Lucélia fosse restaurada, porque traria um pouco de lembrança a cada luceliense, que mora ou não nesta cidade. Poderiam seguir o exemplo de outras cidades da região como Osvaldo Cruz e criar um Centro Cultural ou coisa assim. (MARCEL VALESSI - Lucélia – SP)


24/08/2006 - REFORMA DA ESTAÇÃO - Que saudades do tempo em que íamos à Lucélia de trem. Doze horas de pura aventura, alegria. E que além da reforma, os trens voltem a funcionar. A estação ferroviária deve ser considerada um patrimônio da cidade. (BETH ZAGO - Lucélia – SP)


24/08/2006 - REFORMA DA ESTAÇÃO - Sempre morei ali perto da Estação..e bem pertinho do na época, Instituto de Educação Estadual José Firpo, o melhor Ginásio da Região. Hoje, dá dó ver a Estação e até o Colégio (quase) abandonados... Se for para revitalizar a Estação que seja alguma coisa de cultura. Ali tem muitas histórias e estórias. Por favor...Não abandonem este projeto.
ESTAÇÃO - Parece-me que o Governo Lula vai dar força para o transporte de passageiros e carga através das ferrovias...Tomara mesmo. Aqui no Mato Grosso, os Prefeitos estão numa briga danada para que a Ferrovia Ferronorte passe por perto de suas cidades. (ALÍCIO PRATES - Jaciara – MT)


08/09/2006 - ENQUANTO O PREFEITO LAVA AS MÃOS.... - Enquanto o Prefeito de Lucélia lava as mãos com relação à reforma da Estação Ferroviária, com a superficial justificativa de que oficiou a concessionária que "administra" a malha ferroviária da região e nada conseguiu, sob a alegação de que a linha férrea será reativada (INACREDITÁVEL tanta ingenuidade, pois é sabido que jamais a mesma voltará a funcionar) nosso prefeito, também do PT - Mário Lelo - após obter a mesma negativa da concessionária, resolveu, por conta própria, desapropriar a bela estação ferroviária, que estava se deteriorando, e, em seguida fez um acordo com a concessionária e hoje a mesma encontra-se em reforma para abrigar um novo Centro Cultural na cidade (que já possui 3), com verbas públicas do Município e de várias empresas e pessoas físicas que realmente se preocupam com a preservação da história de nossa cidade. Pelo jeito, o prefeito de Lucélia não tem mesmo muito amor à terra que representa, pois é fácil "lavar as mãos", ao invés de enfrentar o problema. Triste, muito triste. Lembrem-se disso amigos nas próximas eleições municipais.
Abraços de um amigo da cidade, para a qual deseja melhor sorte no futuro (embora o poder público local em nada se preocupe com o seu futuro). p.s. Sugiro um contato com o Promotor de Justiça da Comarca - quem sabe uma ação civil pública contra a Municipalidade e contra a concessionária dê algum resultado. (ADAUTO LUIZ BERGAMO - Botucatu SP)


10/09/2006 - ATÉ O DONO DE UM SITE DA CIDADE, UM FANÁTICO PELA FEPASA.... - Lemos várias manifestações de pessoas que se dizem lucelienses (sempre as mesmas pessoas) residentes fora do município e de pessoas que se dizem amigos da cidade e até do dono de um site (clikar) da cidade, um fanático pela FEPASA, que ao que parece não conhece de fato as extremas e verdadeiras necessidades do Município, quanto à reestruturação da antiga estação FEPASA, para uso de diversos modos, conforme opinião de cada um, como fizeram cidades de grande porte. Porém o problema é muito mais além, visto que a Prefeitura não pode (O Estado joga tudo para as Prefeituras) e não deve investir em algo que não é prioridade para sua população, e essa é a opinião de mais de 80% de seus moradores, basta sair na cidade e fazer uma pesquisa.
Em Lucélia há problemas com a Merenda Escolar, que passa por séria crise, que foi cortada pela metade, por falta de verba. O estoque está muito baixo e há fornecedores que não recebem há muito tempo. Outro caso é o das Casas Populares, com a entrega sem asfaltamento, com autorização da Câmara Municipal, pois não há verba para se fazer o asfalto e as casas estavam se deteriorando. As ruas estão intransitáveis, pedindo uma recuperação, para ontem. Existe a falta de emprego, que é muito grande essa sim, deve ser a grande preocupação do prefeito Municipal, que está sempre em busca de solução, com investimento do estado de iniciativa privada.
Portanto a concessão e ou desapropriação do local onde funcionou um dia a estação da FEPASA, repito, não é prioridade para a população luceliense, que precisa muito e muito mais de investimentos na saúde, como a Santa Casa e Centro de Saúde, pedindo água, sem remédios, e, além disso, a recuperação da tão falada estação, jamais gerará empregos novos. Convido a todos que passem por uma semana, em nossa cidade, fazendo uma pesquisa séria e confirmarão o que escrevi acima. (ROSA MARIA - Lucélia (SP) Estudante de Jornalismo)


18/09/2006 - ESSE CENÁRIO HORRÍVEL... - Esse cenário horrível que mostra a Estação Ferroviária de Lucélia, deve-se muito à "frieza" do prefeito em deixar um quadro desse no ar pela sua total inércia.
Como exemplo, na Estação Ferroviária de Osvaldo Cruz, foi criada a Casa da Cultura, exemplo de inteligência e competência.
Para quem não sabe, a atual Estação de Lucélia que um dia atrás era um grande centro social, hoje se encontra em uma situação intolerável. Pessoas que conheciam ela antigamente, hoje sentem uma dor no peito em ver o descaso da municipalidade.
De casa de mendigo, hoje abriga maconheiros e assaltantes. O pior de tudo é que aos poucos, fungos e cupins vão destruindo-a pouco a pouco. O medo é tão grande que à noite, já ninguém ousa cruzá-la. Infelizmente, prefeito e vereadores, cruzam os braços diante do caso! (ANDREY A. STROLTZLE (Orkut - Comunidade "Eu Amo Lucélia")


29/10/2006 - FIQUEI MUITO TRISTE - Também andei muito de trem naquela época, sempre vinha a SP, e voltava de trem. Fiquei muito triste de saber que a estação de Lucélia está totalmente abandonada, vi as fotos. Espero que o governo desta nossa cidade faça alguma coisa. (CIDA CARISMA, Osasco SP)


29/10/2006 - ACORDA AUTORIDADES... VOTO A FAVOR - Também sou a favor da restauração da Estação Ferroviária de Lucélia. Minha família mora até hoje bem perto da estação e fico muito triste quando visito minha amada cidade e vejo um patrimônio histórico abandonado e desprezado. (EDNA PORSEBON - Lucélia – SP)


12/11/2006 - SUGESTÃO PARA REFORMA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - A casa da minha família fica na Avenida Internacional e faz fundos com a extinta estação ferroviária. Convivi por muitos anos com o movimento dos trens que por ali passavam. É uma pena que tudo aquilo está abandonado. Mas posso dar uma sugestão:
- na cidade de Jaguariúna (SP) o prefeito transformou a estação rodoviária, em ponto turístico.
- ali podemos encontrar uma biblioteca pública.
- um pequeno museu, com muitos objetos que pertenceram a estação ferroviária.
- uma lanchonete (com sucos, sorvetes, salgadinhos, etc)
- uma pequena loja de artesanato, feitos pelas artesãs da cidade, dando prioridade às artesãs "terceira idade".
- do lado de fora no pátio possui um trilho de trens, com uma Maria Fumaça, que era movida a lenha, (ali você pode tirar lindas fotos da época). A cantora Wanessa Camargo gravou um clip neste trem.
- tem um jardim, com bancos que eram usados na sala de espera da estação.
- tem um navio que foi construído em homenagem aos imigrantes que alí na estação chegavam.
Enfim é um lugar muito singelo, mas muito gostoso para passear. O prefeito de Lucélia e o povo da cidade poderiam estudar a possibilidade de transformar a Estação Ferroviária de Lucélia em um ponto turístico. (CIDINHA PRATES LUCAS)


13/11/2006 - PRESERVAR A ESTAÇÃO - Se o prefeito não mostra interesse por esse assunto meus queridos lucelienses, só nos resta esperar pelo ano das eleições. Aí sim, todo mundo demonstra o maior amor pelas menores coisas, até mesmo por aquela pedrinha solta na calçada. Vamos falar a verdade: Todo ano é a mesma coisa!
Eles (candidatos) prometem apenas o que nós (eleitores) queremos ouvir. Nós é que somos idiotas a ponto de acreditar que toda a atenção nos dada é de um candidato que realmente se importa com a nossa cidade, nosso Estado, nossa Nação. Mas se eles não fizerem no ano das eleições, então o melhor é esperar mais quatro anos. E, se vocês se calarem, aí sim o projeto não vai nem para papel. Continuem na luta. Eu amo Lucélia e torço por vocês que não têm medo de cara feia.
PRESERVAR SEMPRE - Tem uma música do Guilherme Arantes (Hora de Partir o Coração) Que diz: "O trem entrou pela manhã freiando na estação, no ar frio os vapores brancos da nossa respiração, se misturando com a fumaça e a vontade de chorar, levei suas malas até o seu vagão e te abracei em silêncio até o ranger das rodas começando a andar. É hora de partir o coração sentir saudades de você... Me dando adeus pela janela, essa é a imagem que ficou, naquela plataforma por um tempo que parou, então fui me embora, ganhei a rua, me perdi na multidão, enxuguei o choro, engoli em seco, a tua ausência agora o meu caminho é bem mais triste de trilhar. É hora de partir o coração sentir saudades de você.
Quantos que já não passaram por isso? Essa é mais ou menos a minha história só que, quem estava indo embora era eu. Hoje meu coração é quem parte quando ouço ou leio algo sobre a Estação Ferroviária. Por favor, vamos lutar por essa causa. (MARISA BARRIONUEVO PAINELI - Santa Bárbara do Oeste – SP)


15.11.2006 - ERROS DO PASSADO, MAS QUE NÃO JUSTIFICAM CONTINUIDADE NO PRESENTE - Prezado Senhor Prefeito, Superado o período eleitoral, e retornando o País à normalidade do seu cotidiano, mostra-se novamente oportuna a discussão em torno da restauração da antiga Estação Ferroviária, assunto sobre o qual Vossa Excelência já se manifestou favoravelmente, e que há algum tempo tem sido preocupação de inúmeros lucelienses sensibilizados com a preservação da memória e da história do Município; assim como, quanto à revitalização e valorização da Lucélia que todos amamos e da qual queremos continuar tendo orgulho de sermos filhos.
Lucelienses esses, muitos dos quais afastados da cidade por contingências da vida, mas que a ela continuam espiritualmente ligados, e que em suas visitas à terra natal, sonham em revê-la com a Estação transmudada, rediviva e pujante como em épocas áureas não muito distantes no tempo e sempre presentes entre as mais preciosas recordações. Esse o sonho acalentado, em lugar dos escombros de hoje, o local ermo e soturno em que se transformou como resultado de longo tempo de injusto abandono.
Erros do passado, mas que não justificam continuidade no presente, e que ainda ensejam a devida correção. Ainda, enquanto é possível, Senhor Prefeito. Neste momento em que o governo federal dá mostras de prestigiar o transporte ferroviário, e a mídia local destaca o esforço das autoridades regionais com vistas à reativação da ferrovia ora abandonada, parece propício o reenvio de correspondência sobre o tema, dirigida a Vossa Excelência em 29 de setembro último, época quiçá algo inoportuna para o assunto, face à proximidade das eleições. Agora, afastado o risco de interpretação – por quem quer que seja - como cunho eleitoreiro ou partidário, o assunto poderá, finalmente, merecer maior atenção e o seu devido encaminhamento.
A fim de possibilitar a um maior número de lucelienses a oportunidade de se engajar na discussão, esta correspondência estará sendo publicada no "Portal Nossa Lucélia", também por se tratar de foro democrático e adequado a questões ligadas à cidadania e ao civismo, como o presente caso.
A coletividade luceliense aguarda e agradece por providências efetivas e condizentes com a celeridade que o estado de conservação da Estação exige.
Atenciosamente grato,
Jorge Yamaguchi


20/11/2006 - SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS... - Puxa, esta estação já foi palco de um grande filme rodado em Lucélia (Homem sem Paz). Dá pena quando vou a Lucélia e me deparo com a atual situação que se encontra esta estação.
Tomara que seja feita uma revitalização e transformado em Patrimônio Histórico da cidade. Quantos namoros, quantas alegrias das chegadas e partidas de amigos e parentes... era uma festa. Às vezes não tínhamos o que fazer, íamos para a Estação aguardar a chegada do trem, para ver quem partia ou quem chegava de viagem, sem contar que íamos de Lucélia a Adamantina sem pagar nada.. (rsss), saudades dos velhos tempos... (NILTON DIAS – Foz do Iguaçu (PR) - Comunidade "Eu amo Lucélia")


20/11/2006 - PREFEITO DE LUCÉLIA ESTÁ ESTUDANDO O QUE FOI FEITO EM OSVALDO CRUZ E BUSCA UMA SOLUÇÃO BENÉFICA PARA LUCÉLIA - O prefeito de Lucélia, João Pedro Morandi (PT), através de sua assessoria de imprensa, entregou ao escritor José Rocha, que visitou a cidade durante esta semana, cópias da correspondência trocada entre ele e o chefe do Escritório Regional da Rede Ferroviária Federal de São Paulo, Ayrton Franco Santiago, onde o assunto tratado é a recuperação da estação ferroviária da cidade.
De acordo com os documentos, o prefeito encaminhou pedido de cessão do prédio no dia 24 de maio deste ano. Nele, João Pedro sugere uma parceria entre o município e a Rede Ferroviária Federal para a revitalização do imóvel, que, a princípio, poderá ser uma "área de lazer", com verbas da União, através da Caixa Econômica Federal – CEF. A CEF exige, para a liberação de verba da restauração, que o prazo seja de, no mínimo, vinte anos. O prefeito pede que a Rede Ferroviária Federal altere uma das cláusulas para a Cessão de Uso, que hoje prevê apenas cinco anos.
"Não podemos perder esta grande oportunidade de dotar o local de uma grande área de lazer moderna, que irá atender a toda a comunidade", afirma o prefeito em um trecho de seu ofício, que destaca a necessidade de revitalização da área "para a implementação de importantes projetos sociais".
A resposta chegou no dia 7 de junho. Nela, Ayrton Franco Santiago se solidariza com a iniciativa do prefeito, mas diz que não é possível alterar o prazo contratual - em função de uma lei de 1993.
Em conversa com o escritor José Rocha, antes de uma reunião - a que foram juntos - com membros da Associação de Moradores do Jardim das Flores, em Lucélia, João Pedro afirmou que vai retomar a conversa com a Rede Ferroviária Federal, para que a situação seja modificada e para que o município possa revitalizar o local.
Mesmo sabendo das dificuldades, o prefeito afirmou que, é, sim, possível conseguir a cessão do imóvel, feito já conseguido pela prefeitura de Osvaldo Cruz. João Pedro disse que já está estudando o que foi feito em Osvaldo Cruz e disse acreditar numa solução benéfica para Lucélia.
"Temos que recuperar aquele local, fazer dali um importante centro de cultura e da memória de nossa cidade", declarou João Pedro ao escritor. "É preciso, no entanto, paciência, porque essa questão é extremamente burocrática, mas eu estou atento e tenho todo o interesse do mundo em recuperar aquele patrimônio da história de Lucélia". José Rocha disse que ficou "animado" com o que ouviu de João Pedro e que acredita que o prefeito conseguirá reverter a burocracia da Rede Ferroviária Federal. "Conversei bastante com o João Pedro e percebi que ele está entusiasmado com o projeto", afirmou. "A documentação é muito grande e está muito bem cuidada, com muita fotografia e mapeamento do local".
O escritor, que visitou também a biblioteca municipal, que foi transferida para um novo prédio e teve seu acervo totalmente restaurado, declarou ainda que "é visível" o interesse do prefeito de Lucélia em resgatar e preservar a memória da cidade: "É bom saber que temos um grande aliado nessa empreitada. O João Pedro demonstra um grande interesse no assunto e acho que nosso encontro foi extremamente positivo no sentido também de esclarecer as grandes possibilidades de se recuperar o prédio da estação". (JOSÉ ROCHA - Brotas - SP)


18/02/2007 - REFORMA - Nasci em Lucélia (Fazenda Balisa) no ano de 1951. Estive em Lucélia em 2002. É triste ver os trilhos abandonados. Quando dos meus tempos de outrora nos anos 1960 eu ia à beira dos trilhos ver aqueles incontáveis vagões sendo puxados por três máquinas. Também lembro quando saí de Lucélia para o Rio de Janeiro no ano de 1965 de trem, deixando para trás minha cidade natal, deixando toda a minha infância para trás, que saudade!!!!! Hoje resido em Canoas/RS. Vim para cá em 1970. Por aqui também as ferrovias estão abandonadas, que desperdício!!! Hoje os meios científicos falam sobre efeito estufa. A solução está no transporte ferroviário que não polui, tanto de cargas como o de passageiros. Já imaginou um trem bala cortando o País de Norte a Sul e Leste Oeste ligando todas as Capitais? Seria um sonho. Conclamo aos ilustres Lucelienses para que essa idéia venha a florescer!!!. (MARIO SHIGETOSHI KONDO - Canoas – RS)


02/04/2007 - ESTAÇÃO ABANDONADA. VAI AI ALGUMAS IDÉIAS LUCRATIVAS PARA QUEM QUISER INVESTIR - De fato o local está em completo abandono... nem a sanha capitalista ainda viu projetos que podiam muito bem ser colocados ali...a prefeitura poderia construir uma área de lazer onde as pessoas pudessem ir tipo um shopping ao ar livre...com lojas...locais para lanchar e local pra caminhada....quadras de areia para a prática de vôlei, pistas de patins e outras atividades....um local para eventos culturais com apresentações locais, regionais e quem sabe estaduais e nacionais.
Enfim, transformar a antiga estação, primeiro numa espécie de museu da cidade e ferroviário..com fotos..objetos de uso ferroviário...lembranças...e depois no que já está descrito...fica ai a sugestão para os oportunistas endinheirados....quem sabe assim a população usufrui do local que está abandonado. Turisticamente...uma locomotiva com carros de passeio pela região, trechos como Lucélia a Adamantina e ou Osvaldo Cruz e outra cidade....criando nos locais onde passa o trem, parada com incentivo a produção rural de doces, queijos, e outras iguarias....etapa para turismo rural.... de forma isolada e ou em grupos..... Acho que não precisa ser só museu, teatro, centro cultural...ou funcionar orgão público. Pode ser tudo isso se for bem organizado e com projeto bem estruturado. (JOVAM VILELA DA SILVA - Cuiabá – MT)


08/04/2007 - FIQUEI HORRORIZADO COM O ESTADO PRECÁRIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - Atualmente sou morador de Jaú, mas morei alguns anos em Lucélia e gosto muito desta cidade. Fiquei horrorizado com o estado precário em que está a Estação Ferroviária. Aqui em Jaú, nós (o prefeito e os cidadãos), transformamos a nossa em um Centro Cultural. Está linda, preservada e é de grande utilidade para todas as pessoas. Exemplo à ser seguido pelas autoridades de Lucélia... É bom, barato, politicamente correto e acima de tudo OBRIGAÇÃO de todos preservar a história da cidade. Lucelienses, lutem por isso, não esmoreçam e chegarão à vitória...Boa sorte e abraços a todos. (LAERCIO APPARECIDO CURVELO - Jaú - SP)


Voltar


© Copyright 2000 / 2009 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista