Abertura do Encontro Regional de Astronomia reúne mais de 300 professores
Nossa Lucélia - 02.07.2014



ADAMANTINA - O 51º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA) teve início na manhã de ontem, 1º, no auditório Miguel Reale, das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), em Adamantina, com a presença de mais de 300 professores de toda região.

O público bateu o recorde de outras edições do EREA, que costuma reunir em média 250 professores. O organizador do evento e coordenador da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), João Batista Garcia Canalle, elogiou a Prefeitura, bem como os parceiros, por reunir o expressivo número de profissionais.

A abertura oficial do encontro, contou com a presença do secretário municipal de Educação, Wilson Hermenegildo, que representou o prefeito Ivo Santos; diretor geral da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), Marcio Cardim; supervisora de ensino, Marcia Helena Martins Lopes dos Santos, que representou a dirigente de ensino Vera Lúcia Cazu e, demais autoridades locais.

Na ocasião, o secretário de Educação falou sobre a iniciativa de trazer pela primeira vez à região, o EREA, que é um dos principais eventos de astronomia do País. De acordo com ele, a principal incentivadora foi à professora Jovina Marques Sauniti.

Após a solenidade, foi iniciado o encontro com o primeiro palestrante, Alberto Alves Mesquita, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT), que abordou o tema: “Da Terra às Estrelas”. Em seguida, os professores puderam participar das sessões de planetários e demais atividades práticas.

O objetivo do EREA, segundo o organizador, João Batista Garcia Canalle, é capacitar os professores de Ciências, Biologia, Geografia e Física preenchendo a lacuna deixada na graduação destes profissionais. “Preparar da melhor forma aqueles que são os responsáveis pelo ensino deste conteúdo no ensino fundamental e médio, e os futuros professores que irão atuar nestas áreas, em especial no ensino de astronomia”, explicou ele.

Profissionais do Museu de Astronomia, Unesp e Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), entre eles professores e estudantes, serão os responsáveis por ministrar as oficinas.

O evento contará com dezenas de atividades práticas como observações astronômicas, observação solar, etc. No último dia do EREA, amanhã, 3, o astronauta Marcos Pontes participará do encerramento, que será às 18h20, no auditório Miguel Reale, Campus II da FAI.

Estão participando do evento os professores das cidades de Adamantina, Dracena, Flórida Paulista, Herculândia, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Pacaembu, Parapuã, Presidente Prudente, Rinópolis, Salmourão, Tarabai, Tupã e Tupi Paulista.

O EREA é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com o Instituto Nacional de Estudos do Espaço, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Em Adamantina, o encontro é gerenciado pela Prefeitura, FAI e Diretoria Regional de Ensino.


Fonte: Estela Mendes _ Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2014 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista