Comtur adquire livro raro sobre exploração do rio Aguapeí
Nossa Lucélia - 30.09.2015


Exemplar era o único existente e estava disponível em um site especializado em venda de livros usados

LUCÉLIA - O Comtur de Lucélia adquiriu no último mês um livro raro que fará parte do acervo da biblioteca municipal Paulo Sambaqui. O livro Exploração dos Rios Feio e Aguapehy, era o único exemplar existente, disponível à venda no site www.estantevirtual.com.br., site especializado em venda de livros usados, em uma rede de sebos espalhados por todo o país.

O livro Exploração dos Rios Feio e Aguapehy, elaborado pela Comissão Geográfica e Geográfica do Estado de São Paulo, que desceu, desde as nascentes do rio na região de Garça e Gália, até onde ele deságua no rio Paraná, sendo um livro raro, documento precioso que toda universidade e pesquisador deveria ter na sua biblioteca.

A comissão dirigida pelo pioneiro Carlos Botelho, no ano de 1.905 elaborou seis mapas, várias fotografias com as tribos indígenas e ribeirinhos que habitavam a região. O livro trás dados como a extensão, profundidade, correnteza, navegabilidade, descrição de ilhas, saltos, afluentes e cachoeiras. Descreveu as margens destes rios, as altitudes e coordenadas geográficas, os percursos feitos por terra, observações meteorológicas, além de ataques dos índios Kaigangs (Coroados) à turma da expedição, que foram recebidos com flechadas nas proximidades da grande cachoeira.

A presença indígena, sinônimo de ausência de 'civilização', é igualmente condenada, na mesma frase que aponta a abertura de uma importante via de comunicação, a qual permitiria, a um só tempo, o acesso e a 'redenção': "o picadão do curso superior do Rio Feio constitui uma veia vital desta parte do sertão desconhecido de S. Paulo e em breve será um meio poderoso para arrancar dos índios selvagens desta zona estes seus imensos campos de caçada, entregando-os à civilização".

O livro foi localizado em pesquisa, pelo historiador Marcos Antonio Vazniac que de imediato, comunicou o fato ao presidente do Comtur de Lucélia, Prof. Fernando Morais dos Santos Alves para apreciação.

O presidente do Comtur, após ver a raridade, conseguiu mediante patrocínio da empresa 4R a doação do livro ao Comtur. Os próximos passos serão a digitalização do livro em microfilmagem e a doação à biblioteca Paulo Sambaqui de Lucélia, onde ficará preservado e  à disposição de pesquisadores e da população luceliense e da região.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista