Reorganização do ensino altera funcionamento da escola José Firpo e nova escola da Vila Rancharia
Nossa Lucélia - 29.10.2015


Lista divulgada pela Secretaria da Educação afeta 15 unidades da região

REGIÃO - A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (28) a lista das escolas públicas estaduais que serão afetadas pela reorganização do ensino a partir do ano que vem. Na região de Presidente Prudente, 15 unidades de ensino, localizadas em seis municípios, serão atingidas pelas mudanças. Nas últimas semanas, o assunto motivou manifestações de estudantes e professores, na região de Presidente Prudente, que se mobilizaram contra a proposta do governo do Estado de São Paulo.

Em Lucélia, a escola nova da Vila Rancharia oferecerá os anos finais do ensino fundamental, enquanto a Escola Estadual José Firpo ficará com o ensino médio.

Em Adamantina, a Escola Estadual Professora Fleurides Cavallini Menechino ficará com os anos finais do ensino fundamental, enquanto a Helen Keller oferecerá o ensino médio.

A Secretaria da Educação do Estado destacou que "a reorganização é um processo contínuo e duradouro, realizado com responsabilidade e transparência".

No Estado, a reorganização da rede criou 754 escolas de ciclo único, focadas em uma única faixa etária. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado (43% do total) passarão a funcionar neste modelo, a partir de 2016. Serão abertas 2.956 classes, hoje ociosas, e haverá uma diminuição de 18% de escolas de dois segmentos, passando de 3.209 para 2.635. Ainda conforme a secretaria, o estudo foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e as especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíram o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 311 mil alunos serão impactados pela reorganização das escolas no Estado de São Paulo.

A próxima etapa envolverá diretamente os pais, alunos e a comunidade escolar. Nesta quinta-feira (29), será lançada uma página no portal da Secretaria da Educação, que poderá ser consultada por pais e alunos. O link estará disponível para consultar a situação de cada escola.

A Secretaria da Educação prepara o  chamado “Dia E” da Educação, que ocorrerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos. Por meio do site, pais e responsáveis devem atualizar as informações envolvendo os alunos, a fim de aprimorar a comunicação com as famílias e melhor informá-las sobre oportunidades de estudo e novidades das escolas estaduais.

Confira na tabela abaixo a lista de escolas afetadas pela reorganização na região de Presidente Prudente.

Nome da escola Município Proposta
Professora Fleurides Cavallini Menechino Adamantina AF
Helen Keller Adamantina EM
José Firpo Lucélia EM
Vila Rancharia (Escola Nova) Lucélia AF
Lúcia Silva de Assumpção Pirapozinho EM
Professora Maria José Barbosa Castro Toledo Pirapozinho AF
Professora Olga Yasuko Yamashita Pirapozinho AF
Antônio Fioravante de Menezes Presidente Prudente AF
Florivaldo Leal Presidente Prudente EM
Doutor José Foz Presidente Prudente AF
Professora Marietta Ferraz de Assumpção Presidente Prudente AF
Comendador Tannel Abbud Presidente Prudente EM
Dom Antônio José dos Santos Rancharia EM
José Giorgi Rancharia AF
Professora Maria Audenir de Carvalho Rosana EM

 

 




Fonte: Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista