Lucélia avança 114 posições no programa Município VerdeAzul
Nossa Lucélia - 19.02.2016

Lucélia saltou da posição 241ª (em 2014) para a posição 127ª (em 2015)

LUCÉLIA - Na tarde de quarta-feira (17), o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, anunciou o ranking ambiental do programa Município Verde-Azul, ciclo 2015 onde Lucélia avançou 114 posições em relação ao ano de 2014, passando da posição 241 (nota 61,28) para posição 127 (nota 75,89). Na solenidade, representando Lucélia, estavam a diretora do Meio Ambiente, Daiana Romanini (interlocutora municipal) e o secretário de Desenvolvimento Municipal Antônio Neto do Nascimento (suplente).

Mesmo não atingindo os 80 pontos para a conquista do selo do programa, Lucélia está entre os municípios da região que tiveram pontuação crescente em relação aos últimos anos, conforme o demonstrativo abaixo, onde, em relação a 2012, avançou 162 posições.

Desde o início de 2013, a Diretoria do Meio Ambiente vem trabalhando de forma permanente e efetiva para angariar conquistas no setor, entre elas estão: aquisição de dois caminhões compactadores de lixo; aquisição de um triturador de galhos; mutirões do lixo eletrônico; recolhimento mensal de pneus inservíveis; contratação de empresa para incineração de vísceras de animais contaminados; contratação de empresa para coleta de lixo hospitalar; contratação de empresa para controle integrado de pragas (escorpiões); elaboração do decreto de proibição de espécies de indivíduos arbóreos (ficus e oiti); plantio de mudas; efetivação da coleta seletiva realizada duas vezes por semana (terça e quinta-feira); terceirização (contratação de empresa) de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares.

No ano 2015, houve a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Lei Municipal nº 4.486, de 06 de abril de 2015) que define princípios, diretrizes e instrumentos para a gestão integrada e compartilhada de resíduos sólidos, a eficiência dos serviços públicos prestados nesta área com vistas à prevenção e ao controle da poluição, à proteção da qualidade do meio ambiente, a promoção da saúde, a inclusão social, a geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

Um dos benefícios deste novo sistema foi quanto a efetivação da organização de resíduos sólidos, por meio do sistema de transbordo, onde todo resíduo coletado no município é depositado em contêiner, não mais em aterros sanitários, onde uma empresa licenciada e contratada por meio de processo licitatório o recolhe e dá a destinação correta.

Outra ação que beneficia o meio ambiente foi a que dispõe sobre o Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos da Construção Civil e Verdes quanto à triagem, acondicionamento, transporte, beneficiamento, reciclagem e destinação final adequada (Lei Municipal Nº. 4.501, de 03 de agosto de 2015).

Ainda no ano de 2014, a Prefeitura realizou parceria com a empresa Medral Geo, o que possibilitou o mapeamento e cadastramento da arborização urbana das vias públicas do município, contribuindo para o monitoramento e controle de cada unidade, sendo, na época, uma ação pioneira no Estado de São Paulo, servindo de exemplo aos demais municípios.

“Assim como vem acontecendo gradativamente a cada ano, conseguir um saldo positivo em relação ao programa Município VerdeAzul, também nos alegra e mostra que nossas ações são corretas”, relatou Daiana Romanini. “Continuaremos nos empenhando e desenvolvendo ações inovadoras visando cada vez mais a melhora da gestão ambiental em nosso município. Mas precisamos que a população se conscientize cada vez mais e contribua para um trabalho que será benéfico não apenas para a administração municipal, mas, principalmente para ela, pois é notável, mesmo que seja a longo prazo, que angariamos muitas conquistas nesta área”.

Demonstrativo do ranking Município VerdeAzul

Lucélia

 2012

2013

2014

2015

Posição

289

274

241

127

Nota

42,22

50

61,98

75,89

Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/files/2011/11/Evolu%C3%A7%C3%A3o-PMVA-de-notas-2008-a-2014.pdf

O PROGRAMA - Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre a cidade e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.


Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Lucélia

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista