Grupo de Ciências Carlos Luckesi recebe visita do Comtur de Lucélia
Nossa Lucélia - 20.06.2016


LUCÉLIA - No último domingo (12), apesar de ser o Dia dos Namorados e a manhã estar gelada com temperatura baixa, cerca de 18 pessoas entre membros do Comtur e voluntários, foram até a EE José Firpo, onde visitaram o Grupo de Ciências Carlos Luckesi. A visita faz parte do Projeto Conhecendo Lucélia, que tem como um dos seus objetivos fazer com que o luceliense, conheça a sua própria cidade.

Os visitantes foram recebidos pelo Prof. Paulo Fiorato, coordenador do grupo de Ciências Carlos Luckesi. Um grupo de alunos da EE José Firpo acolheu e serviu de guia, para explicar passo a passo a história do grupo, e seu rico acervo de fósseis de animais pré-históricos encontrados em sua maior parte, em cidades da região como Flórida Paulista, Adamantina e Lucélia.

Os participantes foram divididos em três grupos para facilitar a explicação e para cada visitante ter maior informação durante a explicação.

Os visitantes e membros do Comtur, em sua maioria desconheciam o rico acervo de fósseis do Grupo Carlos Luckesi. Ficaram admirados ao saber que em Lucélia há ossos de dinossauro encontrados em Lucélia e cidades da região que tem 70 milhões de anos. Parte destes fósseis de crocodilos, dinossauros, tartarugas extintas deixaram encravadas nas rochas parte do passado pré-histórico da região.

ADAMANTISSAURO - um rico material de fosseis existentes no Grupo Carlos Luckesi da EE José Firpo é o Adamantissauro, existente no período cretáceo.  O nome significa “lagarto de Adamantina”, e leva o nome por causa do seu descobridor, o pesquisador Sérgio Mazzalina, e dá nome ao Arenito Adamantina, comum na nossa região. Foi achado no município de Flórida Paulista. Era herbívoro, pesava 12 toneladas e media 15 metros de cumprimento por 4 metros de altura.

A região de Lucélia é considerada pelos geólogos e paleontólogos como sendo “cemitério de dinossauros”. Parte da Pré-história do Brasil e da América do Sul, podem ser encontrados em rochas e no subsolo de Lucélia e região.

Após a visita na EE José Firpo, os membros do Comtur, convidados os membros do Grupo Carlos Luckesi, fizeram uma confraternização no Restaurante Capri, ponto tradicional da cidade de Lucélia, na Avenida Internacional. O prato do dia foi uma deliciosa feijoada e fez parte da primeira edição do Projeto Resgate Gastronômico de Lucélia.

Para os próximos meses, novas edições de ambos os projetos deverão ser desenvolvidas em Lucélia, e um dos objetivos é a aumentar a adesão dos lucelienses e visitantes em ambos os projetos.


Fonte: Marcos Vazniac _ Da Gazeta Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista