1.º Ecopedal reúne ciclistas de várias cidades da região
Nossa Lucélia - 02.07.2016

O evento faz parte do "Projeto Semana do Ciclismo"

LUCÉLIA - O 1.º EcoPedal Fazenda Jacutinga, realizado em Lucélia no último domingo (26), reuniu ciclistas de diversas cidades da região como Tupã, Bastos, Parapuã, Osvaldo Cruz, Dracena, Junqueirópolis, Adamantina e Lucélia.

A concentração foi cedo as 8h00 na estação cultural da cidade. Após o aquecimento os ciclistas seguiram pelo trajeto definido passando pela Avenida Internacional, Av. Brasil, Avenida Progresso, vicinal Paschoal Milton Lentini, estrada do Mil Alqueires, até chegarem a fazenda Jacutinga.

Na sede da fazenda Jacutinga, os ciclistas foram recebidos com poncãs, água de coco, e uma deliciosa sopa de mandioca, tudo orgânico e natural. Mesas estavam todas enfeitadas com frutas e um livreto sobre a história da santa padroeira dos ciclistas.

O Sr. Émile Lutz fez uma palestra aos visitantes enfocando sempre seu apreço pela preservação do meio ambiente e a ecologia. Ele falou de um ciclista alemão que viajou toda 8 mil km de bicicleta até chegar em Lucélia, na Fazenda Jacutinga.  O alemão saiu da Alemanha, passou por países como a antiga Iugoslávia, e nações como a Grécia, Bulgária, Turquia, Líbano e Israel. Na cidade de Tel Aviv, tendo em mãos apenas uma amostra do açúcar mascavo produzido pela Planeta Verde, ele pegou o avião e chegou na cidade de São Paulo, chegando no Brasil sem nenhum tostão no bolso. O alemão chegou na cidade de Presidente Prudente, onde foi entrevistado pela equipe da TV Fronteira daquela cidade. Como o alemão só falava em Planeta Verde, a equipe ligou para o Emile Lutz que foi até Presidente Prudente, ser interprete em alemão para o ciclista. Após ficar alguns dias na Fazenda Jacutinga, o alemão seguiu caminho pelo Pantanal até chegar na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Emíle Lutz falou também da santa padroeira dos ciclistas a Madona del Ghisallo, onde ela refere-se de uma suposta aparição da Virgem Maria ao Conde Ghisalo, por isso Madona del Ghisallo (Nossa Senhora de Ghisallo). Segundo conta, a história inicial refere-se a uma viagem na era medieval do conde Ghisallo que, quando passava pela região atualmente pertencente ao município de Magreglio, foi atacado por ladrões. A Madona del Chisallo é a padroeira dos ciclistas.

Após, a refeição e a palestra os ciclistas plantaram árvores em homenagem aos 72 anos de emancipação político-administrativo de Lucélia. Os ciclistas com menor experiência voltaram para Lucélia pelo trajeto inicia, ou seja, pela estrada Mil Alqueires até o Restaurante Queiroz. A outra parte, formada por ciclistas mais experientes em competições, seguiu pela fazenda Oroietê, até a divisa com o município de Inúbia Paulista.

O trajeto teve apoio de uma ambulância cedida pelo Fundo Viver, uma viatura da Polícia Militar e um enfermeiro, cedido pela Secretária de Saúde do município.

O evento faz parte do “Projeto Semana do Ciclismo”, cuja propositura foi aprovada pelos vereadores. O nome “ECOPEDAL LUCÉLIA 72 ANOS”, será uma tradição na cidade de Lucélia, cuja primeira edição foi domingo passado, dia 26 de junho.

A Semana do Ciclismo deverá ser celebrada anualmente e inserida no calendário comemorativo da emancipação político-administrativa da cidade de Lucélia. Deverá ser realizadas orientações educativas, palestras, passeios ciclísticos, confraternizações entre ciclistas de Lucélia e de cidades vizinhas. 

Segundo os idealizadores do evento, para o próximo ano o objetivo é fazer uma romaria ciclística saindo de Lucélia e culminando com uma missa.

A realização do evento coube ao Comtur- Conselho Municipal de Turismo de Lucélia, da Casa da Agricultura, da Diretoria de Turismo de Lucélia, e da Diretoria do Meio Ambiente do município, com apoio da Prefeitura de Lucélia e colaboração do Fundo Viver e do Planeta Verde.


Fonte: Marcos Vazniac - Da Gazeta Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista