Terreno baldio pode virar horta urbana
Nossa Lucélia - 19.11.2016

Pneus velhos viraram canteiros mediante nova técnica de reaproveitamento do espaço com pouca terra

LUCÉLIA - Em plena Avenida Internacional existe uma horta. Não é exagero e nem teoria da conspiração. Nos fundos do bar Fadigas Beer, existe uma horta e já esta funcionando há seis meses. Diante de uma situação onde o mato predominava e a possibilidade do quintal virar um criadouro do mosquito transmissor da dengue e outros insetos, o proprietário, Jeferson Rodrigo  Bianchi teve uma ideia de transformar o fundo do bar em uma horta.

Para executar a difícil tarefa contou com apoio de várias pessoas dentre amigos e frequentadores do local, que assim, como o Rodrigo, desejavam ver o local se transformar em uma horta. Após a limpeza e retirada de entulhos os primeiras canteiros surgiram, junto com o sombrete utilizado para proteger dos raios do Sol.

Vários pneus foram retirados da natureza e viraram canteiros, mediante nova técnica de reaproveitamento do espaço com pouca terra. Um fogão a lenha e um forno de barro foi construído no local, e muito cupim, costelão, peixe e leitoa assada já foi preparada nos fins de semana. Tudo a custo quase zero de implantação. Basta ter força de vontade e colocar a mão na massa.

A proteção do meio ambiente é visível na nova horta, pois os pneus que poderiam estar poluindo o meio ambiente e dentro de rios e riachos, agora tem utilidade, servindo de canteiros, produzindo verduras de boa qualidade.

Alí foi plantado rúcula, rabanete, alface, almeirão, berinjela, jiló, pimenta, pimentão, salsa, coentro, couve, couve flor, agrião, cará, inhame, milho, alho poro, alho comum, quiabo, hortelã, batata doce, feijão orelha de padre, cará, cenoura, carqueja, abobrinha e até melancia.

Da pequena  horta muita verdura e legumes já saiu nos últimos seis meses, mas muito mais virá nos meses seguintes. O local é constantemente adubado com esterco orgânico buscado em fazendas do município. Em época de estiagem prolongada recebe irrigação.

À exemplo do referido bar que tem uma horta no fundo do estabelecimento, outros espaços urbanos ociosos podem se transformar em uma horta. Além de produzir alimentos fresquinhos e de boa qualidade, contribui para a melhoria da qualidade de vida, protegendo e meio ambiente que é uma das bandeiras ecologicamente correta dos países desenvolvidos.


Fonte: Marcos Vazniac / Foto: Google

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista