"Pelé engraxou minhas chuteiras"
Nossa Lucélia - 02.07.2017


Moura jogava no Noroeste de Bauru quando conheceu um garoto recém chegado de Três Corações (MG), que queria ser jogador de futebol, seguindo a carreira futebolística do seu pai, o Sr. Dondinho


LUCÉLIA - A frase acima foi dita pelo ex-goleiro do Lucélia F.C., Sr. Vicente Moura, 90 anos, residente até hoje na cidade de Lucélia. Vicente Moura, nasceu em São Paulo e desde jovem ingressou no futebol. Jogou pelo Garça F.C., São Bento de Marília, Galícia da Bahia, São Cristóvão do Rio de Janeiro e pelo Noroeste de Bauru. Jogou nos dois maiores estádios do mundo na época que eram o Pacaembu em São Paulo e o São Januário no Rio.

Foi no Noroeste de Bauru, que Moura conheceu um garoto recém chegado de Três Corações, em Minas Gerais. Edson Arantes do Nascimento, ou Pelé, chegou em Bauru com 12 para 13 anos de idade, e queria ser jogador de futebol, seguindo a carreira futebolística do seu pai, o Sr. Dondinho.

Em Bauru, mais precisamente em uma pensão que ficava próxima da estação ferroviária da cidade, Vicente Moura e mais cinco jogadores do Noroeste moravam e o garoto Edson Arantes do Nascimento ia ao local e engraxava as chuteiras dos jogadores do time profissional.

“Ele treinava com os adultos e desde garoto tinha uma habilidade fora do comum”, explicou Moura. Não demorou muito e ele foi para os Santos F.C., time da baixada santista onde fez carreira meteórica, chegando aos 17 anos à seleção brasileira, e conquistando a Copa do Mundo de 1.958 na Suécia, seu primeiro título mundial pelo Brasil. Pelé conquistaria os títulos de 1.962 no Chile e de 1.970 no México, além de ter conquistado inúmeros outros títulos pelo Santos F.C.. Em 1.981, Pelé foi escolhido o atleta do século, como o mais importante esportista do planeta no século XX.

Moura fala que conheceu Pelé na cidade de Bauru, no ano de 1.950, nos anos seguinte, ele seria contratado pelo Lucélia F.C.. Sua chegada na estação ferroviária de Lucélia foi digna de cinema, sendo recebido pela banda marcial. Pelo Lucélia F.C., foi goleiro de destaque, disputando a 2.ª divisão do Paulista de futebol.

Lembra que da cidade de Lucélia foram revelados bons  jogadores como João Carlos Faciolli, Jurandir, Marimba, Seabra, Walter Branco, Celsinho entre outros.  Moura foi treinador de goleiros do Lucélia F.C. e pela suas mãos passaram os grandes arqueiros do alvianil.

Ele explica que foi treinado por um dos maiores goleiros do Brasil. Trata-se da lenda Oberdan Catani, ex-goleiro da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Moura fala que hoje o futebol mudou muito e a correria e o preparo físico prevalecem sobre a técnica, mas arrisca um palpite. Se tivesse uma seleção de hoje para jogar com os craques do passado, os veteranos venceriam com facilidade, pois no passado, o futebol era arte, jogado por gênios como Garrincha, Didi, Pelé, Rivelino, Gerson, Canhoteiro, e outros.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2017 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista