Polícia Ambiental flagra trio praticando pesca com tarrafa na cachoeira Salto Botelho
Nossa Lucélia - 07.12.2017


Segundo a Polícia Ambiental, há suspeita de que um dos pescadores seria um soldado da PM de Lucélia


LUCÉLIA - A Polícia Militar Ambiental, na realização da Operação Piracema pelos rios da região, fez um novo flagrante de pesca proibida. A ação predatória dos pescadores foi no Rio Aguapeí, altura do Salto Botelho, em Lucélia. A operação da Polícia Ambiental foi por volta de 16h desta quarta-feira (6).

A equipe da Patrulha Rural e Ambiental, composta pelo sargento Silis, cabo Antônio Carlos e soldado Cremonese realizava fiscalização a pé nas margens do Rio Aguapeí, proximidades da cachoeira Salto Botelho, quando avistou uma embarcação com três tripulantes praticando a pesca com uso de tarrafa, a uma distância de 20 metros da cachoeira.

Os policiais fizeram o registro fotográfico do flagrante e reconheceram dois tripulantes da embarcação, por serem pescadores contumazes na prática da pesca irregular. Um terceiro ocupante da embarcação não foi reconhecido. Já no momento em que o barco se aproximava da margem para desembarque, um quarto envolvido se chegou dirigindo um veículo GM Meriva Joy, placas de Lucélia, desceu do carro e foi ao encontro da embarcação, e, através de gestos e gritos avisou os tripulantes que a Polícia Ambiental encontrava-se no local.

Percebendo a sinalização, os ocupantes do barco não desembarcaram, seguindo rio abaixo, empreendendo fuga. Diante da situação foi procedida a abordagem do condutor do carro, o qual já havia adentrado ao veículo e estava retornando. Foi realizada busca pessoal no condutor bem como vistoria no veículo, sendo encontrados 3 aparelhos de celular, uma chave de veículo e também uma carteira de identidade funcional pertencente a um soldado da Polícia Militar ligado ao pelotão da PM de Lucélia.

Indagado sobre os objetos, o condutor do carro informou que um dos celulares pertence ao Policial Militar e os outros dois aos pescadores já conhecidos da Polícia Ambiental, avistados na embarcação. Ele disse que os três pediram que guardasse os documentos e celulares no carro. A chave também encontrada no interior do Meriva, segundo seu condutor, pertence ao policial militar.

A Policia Ambiental informou que, com o motorista do carro, nada de irregular foi encontrado. Ele declarou aos policiais ter visto apenas os dois pescadores já conhecidos, e alegou não ter visto o policial militar em ato de pesca, apresentando informações desencontradas sobre o mesmo.

A equipe fez diligências pelo rio, porém não conseguiu encontrar os três pescadores. Diante das informações, a ocorrência foi apresentada na Delegacia da Polícia Civil, com base no Artigo 34, Parágrafo Único da Lei Federal nº 9.605/98, com condução do motorista, seu veículo e os objetos localizados no interior do automóvel, por estarem relacionados com os envolvidos na prática da pesca irregular e também na falta de informações do paradeiro do policial militar.

Os Policiais Ambientais solicitaram apoio via rede de rádio e outras equipes da Polícia Militar fizeram diligências na tentativa de encontrar o policial militar pelo bairro Salto Botelho, porém sem êxito.

Já durante a oitiva, na Delegacia de Polícia, o policial militar apareceu pelo local informando ter sido avisado de que a Polícia Militar Ambiental havia conduzido o motorista do automóvel GM Meriva para a delegacia, e que teria ido de carona para o Salto Botelho.

O delegado presente no plantão colheu as declarações do policial militar entregando a identidade funcional e as chaves do veículo, liberando em seguida, porém o seu aparelho celular permaneceu apreendido bem como os outros aparelhos celulares.

Foi efetuado contato com o Comandante do 2º Pelotão da Polícia Ambiental e o Comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar de Lucélia para ciência dos fatos e demais providências aplicáveis ao caso. Já as providências administrativas ambientais dos envolvidos na prática da pesca irregular serão efetuadas durante a apuração dos fatos.

CONDUTA DO SOLDADO DA PM - Segundo o comando da PM de Lucélia, os fatos noticiados pela Polícia Militar Ambiental estão sendo apurados no âmbito da Policia Militar.


Fonte: Do Sigamais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2017 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista