Novo buraco no Parque dos Pioneiros revela galeria desconhecida
Nossa Lucélia - 01.02.2018


Galeria é considerada desconhecida por não estar descrita nos mapas e croquis do Parque


ADAMANTINA - Um novo buraco surgiu no Parque dos Pioneiros, e foi descoberto na noite desta quarta-feira (31) por um comerciante próximo do local.

O buraco surgiu na calçada que margeia a Avenida Antonio Cescon (continuação da Rua Osvaldo Cruz), proximidades da altura com a Rua João Possari, que dá acesso ao Conjunto das Palmeiras.

O comerciante percebeu o surgimento da cratera, na calçada, e imediatamente acionou o Secretário Municipal de Obras, que foi ao local e providenciou a sinalização do trecho.

Nesta quinta-feira pela manhã (1º) a Secretaria Municipal de Obras designou equipe para o local. Com o emprego de uma retroescavadeira, o entorno do buraco foi escavado, permitindo identificar uma galeria metálica com tubos de aproximadamente 1,2 m de diâmetro.

Até então, segundo o Secretário de Obras, essa galeria não estava descrita nos desenhos e croquis do Parque. Assim, a tubulação foi considerada como uma estrutura desconhecida, sem registros técnicos da mesma na documentação do Parque.

O Secretário de Obras informou que o trabalho de escavação permitiu chegar a uma caixa de inspeção, o que vai permitir avaliar, de maneira mais segura, a dimensão do novo problema e as providências que poderão ser tomadas no local.

R$ 2 MILHÕES PARA RECUPERAÇÃO DO PARQUE - O prefeito Márcio Cardim protocolou neste mês de janeiro o projeto para captação de recursos no valor de R$ 2 milhões, em financiamento, junto ao Desenvolve SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo), para as obras de canalização do Parque dos Pioneiros.

A proposta passará pelas áreas técnicas do Desenvolve SP . Se aprovado, haverá a liberação dos recursos, com taxa de juros de financiamento de 9,5% ao ano, com prazo de financiamento de 72 meses e carência de 12 meses.

Os problemas estruturais que comprometeram as galerias de tubos metálicos no Parque dos Pioneiros ficaram evidentes em janeiro de 2013, quando houve a ruptura de galerias.

A proposta do prefeito Márcio Cardim é usar os recursos para a adequação das galeias, com a substituição dos tubos metálicos em toda a extensão do Parque por duas sessões de aduelas de concreto de 3m x 2m. Estudos de dimensionamento da vazão revelam que essa estrutura é suficiente para drenagem do volume de águas que passa pelo local.

Já existe inclusive a decisão por adquirir uma escavadeira hidráulica, por meio de projeto já aprovado pelo Desenvolve SP, com a complementação de recursos próprios, para ser usada nessa obra, com execução direta pela equipe da Prefeitura.




Fonte: Do Sigamais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista