Iniciada implantação do sistema vertical no Cemitério de Adamantina
Nossa Lucélia - 18.04.2018


Estrutura inicial vai abrigar 100 gavetas com sistema de troca gasosa e drenagem de necrochorume


ADAMANTINA - Foi iniciada a implantação da estrutura no Cemitério da Saudade, em Adamantina, que vai permitir os sepultamentos em um módulo vertical, com gavetas (lóculos) onde serão recepcionadas as urnas funerárias.

A alternativa foi encontrada pela Prefeitura de Adamantina face ao esgotamento do espaço físico do cemitério para abertura de novos túmulos. A alternativa pela verticalização em módulos tem sido adotada em diversas cidades.

Pelo local foram implantadas duas bases de concreto e o sistema de encanamento para drenagem do necrochorume decorrente da decomposição dos corpos. A próxima etapa será a instalação de cobertura nesses espaços, que receberá os lóculos.

Esse estágio é executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento.

Por fim será feita a instalação do sistema de troca gasosa, para filtrar os gases e acelerar a decomposição dos corpos.

Segundo a Prefeitura, a expectativa é que a medida amplie a capacidade de sepultamento do Cemitério da Saudade por mais quatro anos.

MÓDULO INICIAL PARA 100 LÓCULOS - As informações sobre a verticalização do Cemitério da Saudade foi objeto de questionamentos na Câmara Municipal de Adamantina, manifestada no Requerimento Nº 038/2018, assinado pelos vereadores Acácio rocha, Aguinaldo Galvão e Alcio Ikeda.

Em resposta aos vereadores, a Prefeitura informou que o projeto inicialmente licitado prevê a aquisição de 200 lóculos, entretanto a primeira etapa consiste em criar uma estrutura para 100 unidades.

Ainda segundo a Prefeitura, a implantação dessa estrutura não exigiu novo licenciamento ambiental, utilizando-se da licença vigente.

Segundo registros da Prefeitura, há 20.011 sepultamentos no Cemitério da Saudade.


Fonte: Do Sigamais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista