Segundo Defensoria Pública há cerca de 30 presos feridos na rebelião
Nossa Lucélia - 27.04.2018


Defensoria Pública divulga nota onde menciona a existência de pelo menos 30 presos feridos


LUCÉLIA - Em nota assinada pelo Defensor Público-Geral do Estado de São Paulo, Davi Depiné, a Defensoria Pública se manifestou a respeito da rebelião na Penitenciária de Lucélia, iniciada na tarde de ontem (26), na qual três defensores públicos foram mantidos reféns por cerca de 20 horas, sendo liberados a pouco.

Ainda segundo a Defensoria, há cerca de 30 detentos feridos, segundo informações iniciais divulgada pelo órgão. E mesmo com a liberação dos reféns, a rebelião continua.

Na nota, publicada no site do órgão, a Defensoria destacou que defensores públicos do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da instituição, ao lado do defensor público que atua junto à execução penal da região, encontravam-se na Penitenciária para a realização de uma inspeção das condições de aprisionamento, dentro do trabalho de rotina, realizado em diversas penitenciárias do Estado. Tratava-se, segundo a nota, de atividade regular e profissional de servidores públicos, em cumprimento às suas atribuições legais.

De acordo com a Defensoria, é comum que essas atividades de inspeção sejam realizadas nos raios das penitenciárias, a exemplo do que ocorre também em inspeções realizadas pelo Conselho Nacional de Justiça.

O órgão informou também que o ingresso de membros da Defensoria Pública e de magistrados em estabelecimentos prisionais é garantido por lei, sendo uma atividade essencial para defesa dos direitos assegurados pela Constituição a todos os cidadãos, cabendo aos estabelecimentos prisionais informarem as condições de segurança possíveis para a realização desse trabalho.

Sobre o episódio de ontem, a Defensoria Pública está apurando as exatas circunstâncias do ocorrido. A apuração se dará junto aos defensores públicos que estavam no presídio e foram feitos reféns, e à Administração Penitenciária. “A gravidade do episódio será levada em conta, com a seriedade devida, para que a Defensoria possa aperfeiçoar as balizas e protocolos de sua atuação nos estabelecimentos prisionais, sempre em diálogo permanente com a Secretaria de Administração Penitenciária”, diz o texto.

Por fim, a nota lamenta a existência de detentos feridos, bem como a angústia que o episódio trouxe a diversos familiares e colegas. “São devidos também agradecimentos ao trabalho realizado pelas equipes policiais da segurança pública e também da administração penitenciária, que conduziram com êxito e tranquilidade as negociações para a libertação dos Defensores Públicos”, completa.


Fonte: Do Sigamais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista