Adamantina e Teodoro Sampaio representaram o Oeste Paulista na quinta e última etapa da Liga Nacional de Biribol
Nossa Lucélia - 13.12.2018


Neste ano, por meio da equipe masculina de Adamantina, região conquistou ouro nos Jogos Regionais e bronze nos Abertos; pouco apoio e calendário alimentam as dúvidas

ADAMANTINA - O biribol pode ser pouco popular, mas foi um dos destaques esportivos do Oeste Paulista neste ano. O bom exemplo de alguns tem sido seguido por outros que, da mesma forma agora, experimentam as dificuldades e os desafios do caminho.

No último final de semana, as equipes de Adamantina e Teodoro Sampaio participaram da quinta e última etapa da Liga Nacional da modalidade, em Birigui (SP).

A disputa diante dos principais times do país trouxe experiência aos adeptos da modalidade na região de Presidente Prudente, mas expôs as dificuldades enfrentadas pelas equipes, que buscam apoio e um calendário melhor preenchido em 2019.

Mais experiente no cenário, a equipe de Adamantina fechou 2018 com a quarta colocação geral da Série Ouro, após a oitava colocação na etapa de Birigui. O time adamantinense, além de contar com atletas da casa que já treinam há alguns anos, recebeu reforço nesta temporada de um jogador de Votuporanga e outro de Birigui, cidades paulistas com tradição no biribol.

A união de atletas de diferentes localidades e o esforço já haviam rendido ao município duas medalhas importantes nas competições deste ano. Em julho, Adamantina foi campeã dos Jogos Regionais, disputados em Marília (SP). Em novembro, a equipe foi bronze nos Jogos Abertos, disputados em São Carlos. Porém, mesmo com o entrosamento e os bons resultados, a continuidade em 2019 ainda é incerta.

“Enfrentamos muito a questão da falta de apoio. O que temos não é suficiente, muitas vezes, temos que tirar do bolso, e isso vai cansando. Vamos ver como ficará para o ano que vem. Ainda não temos nenhuma certeza”, comentou Éder Ruete, capitão do time e presidente atual da Liga Nacional.

A organização da Liga ainda não divulgou o calendário do ano que vem, com local e data das cinco etapas. A espera ocorre devido ao fato do próximo ano ser eleitoral para a entidade. Apenas após o processo de escolha do novo presidente, marcado para janeiro, é que as definições deverão ser efetuadas.

Mesmo com tantas dificuldades, a trajetória adamantinense serviu de inspiração para o quinteto prudentino, que treina no Tênis Clube, para representar Teodoro Sampaio na última etapa da Série Prata, que é aberta pela organização da Liga.

Em cinco jogos, a equipe obteve duas vitórias, sobre Birigui e Cascavel (PR), e três derrotas, diante de Londrina (PR), Ilha Solteira (SP) e Taquaritinga (SP), fechando na sexta posição na classificação geral.

“Para a gente, foi muito importante, ajudou muito na busca por experiência mais efetiva. Tivemos a ajuda de Teodoro, algo que tem sido difícil conseguir por aqui. Vamos ver se, para o próximo ano, conseguiremos participar das demais etapas”, disse um dos atletas do time, Adriano Sabino.

Dentre as expectativas das equipes, além de mais apoio, está a retomada da liga do Oeste Paulista, cessada atualmente, e que, em caso de retorno, poderá ajudar na composição do calendário. O reinício das disputas é estudado, e o objetivo é reunir equipes da região em uma disputa no primeiro semestre.


Fonte: Paulo Taroco _ Do Globo esporte.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista