Com mais de 100 casos confirmados de dengue, morador descobre que placas de trânsito de Tupã são criadouros em potencial
Nossa Lucélia - 14.03.2019


O mosquito evolui e, nos últimos anos, têm depositado seus ovos em locais inimagináveis

TUPÃ - Em menos de três meses, Tupã já registra mais de 107 casos positivos de dengue. A prefeitura iniciou campanhas de conscientização sobre a limpeza, notifica proprietários de imóveis abandonados, mas muitos espaços públicos permanecem com acúmulo de sujeira e focos para proliferação de mosquitos.

Por mais que o poder público e a população tentem somar forças para combater a proliferação de mosquitos no município, eles podem estar se desenvolvendo agora em locais pouco prováveis. Para manter sua sobrevivência, o mosquito evolui e, nos últimos anos, têm depositado seus ovos em locais inimagináveis, como em reservatórios de água acoplados em geladeiras, por exemplo.

Com a evolução do mosquito, que vai se adaptando cada vez mais ao meio urbano, qualquer local que acumule água se torna um eventual criadouro. E eles estão cada vez mais escondidos e invisíveis aos olhos da população.

O Jornal Diário publicou no mês de abril de 2015 matéria sobre a adaptação dos mosquitos em novos criadouros, com depósito de ovos nos tubos de ferro que sustentam placas de trânsito. O assunto foi ignorado.

No último final de semana o empresário Breno Monteiro conferiu o acúmulo de água em um tubo de sustentação de placas de trânsito fixado entre as ruas Caingangs e Itapicurus.

Com auxílio de uma furadeira, o empresário fez pequenos furos no tubo de ferro que, em poucos instantes, começou a “jorrar” água. “É daí que vem a dengue, prefeito. Fica de olho aí”, disse em um vídeo postado nas redes sociais.

O empresário disse que busca parcerias para solucionar o problema de forma simples. A proposta de Monteiro é confeccionar tampas para fixar nos tubos de sustentação das placas e impedir a entrada de água nesses locais. Isso, aliás, já era para ter sido feito, mesmo com a improvisação de tampas, dentro de uma medida urgente.


Fonte: Mais Tupã

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista