Espalhadas pelo país, promessas do atletismo da região despontam no ranking nacional
Nossa Lucélia - 26.04.2019


No mínimo nove atletas formados na região de Prudente aparecem bem colocados nas classificações atuais da Confederação Brasileira de Atletismo

REGIÃO - As dificuldades enfrentadas por quem almeja seguir no atletismo não são novidades para os atletas e, fora das pistas, têm ficado ainda mais acentuadas nos últimos tempos, com a redução no número de envolvidos e até a extinção de equipes tradicionais do país. O fato do cenário impor mais desafios pode dificultar ou, na pior das hipóteses, tentar inibir o surgimento de novas promessas, mas está distante de impedir completamente esse desfecho.

E o Oeste Paulista segue sendo prova disso. No mínimo nove atletas formados na região de Presidente Prudente aparecem nas primeiras colocações nos rankings atuais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) – representando equipes locais ou em outras regiões –, o que faz com que os atletas sigam firmes na disputa por vaga nas principais competições da modalidade e permaneçam alimentando o sonho de representar o Brasil em mundiais e Jogos Olímpicos.

Entre os destaques, estão nomes que ainda permanecem na região ou saíram de Prudente, Álvares Machado e de equipes da Nova Alta Paulista, como Dracena, Adamantina e Osvaldo Cruz. Esses competidores ocupam uma das quatro primeiras colocações nos rankings de suas provas e categorias. São eles: Bruno Spinelli, Deisiane Teixeira, Flávio Barbosa de Farias, Giovana Rosália, Júlia Barbosa, Lucas Marcelino, Maria Victória Belo de Sena, Mateus de Sá e Willian Conceição.

VEJA UM POUCO SOBRE O DESEMPENHO ATUAL DE ATLETAS DA NOVA ALTA PAULISTA

Júlia Barbosa: caçula do grupo seleto, Júlia tem 15 anos e treina em Adamantina. No ranking sub-16, ela é a primeira colocada no lançamento de disco, com a marca de 42,30m, obtida em março, em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Lidera também o ranking sub-18 da prova, ao lançar o disco a 38,21m, em Natal (RN), no começo do mês. Em um comparativo não oficial com o ranking adulto, levando-se em conta apenas as marcas, Júlia estaria entre as 10 melhores do país.

Lucas Marcelino: outro formado em Adamantina, Lucas tem 24 anos, defende o Pinheiros (SP) e é o primeiro colocado no ranking adulto do salto em distância, com a marca de 7,91m, conquistada em março, em São Paulo.

Mateus de Sá: com 23 anos, Mateus começou em Dracena e defende atualmente o Pinheiros (SP). No ano passado, o atleta passou por um momento pessoal difícil, ao perder o pai. Ele é o quarto colocado no ranking adulto do salto triplo, com a marca de 16,08m, obtida em março, na Argentina.

Mesmo fora do ranking, Eloah Scramin, atleta osvaldo-cruzense de 22 anos e da equipe de São Bernardo do Campo, é outra atleta formada no Oeste Paulista que já demonstrou potencial para voltar a brigar pelas primeiras posições. Eloah está em fase de recuperação de uma cirurgia no ombro e deve voltar oficialmente em maio. No ano passado, ela chegou a liderar o ranking sub-23 do lançamento de dardo e ficar em segundo no adulto, com a marca de 58,50m.

Alguns treinadores da Nova Alta Paulista falaram sobre o momento atual de dificuldades, driblado pela concentração e dedicação dos atletas e comissões técnicas, que seguem em busca de recursos para manutenção das equipes e para dar oportunidade e aproveitar os talentos que a região apresenta ano após ano.

“Está difícil mantermos atletas por aqui. No nosso caso, temos pouco a oferecer, até por não sermos uma equipe federada. Infelizmente, a tendência segue sendo essa, que nossos atletas saiam e representem equipes da capital ou do Paraná, que têm investido muito”, disse Carlos Barbosa, treinador de Adamantina e pai da atleta Júlia Barbosa.

“Temos vários atletas, alguns que já pararam, outros que ainda tentam voltar. Também não temos muito a oferecer, por não sermos federados, mas estamos tentando mudar isso e podemos ter novidades em breve. Caso contrário, seguirá sendo difícil mudar isso e segurar nossas revelações por aqui”, comentou José Pedro, o Zezinho, treinador de Osvaldo Cruz.




Fonte: João Paulo Tilio e Paulo Taroco _ Do Globo Esporte.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista