Julho Amarelo tem ações de prevenção à Hepatite em Lucélia
Nossa Lucélia - 17.07.2019


No período de 15 a 31 de julho, das 13h30 as 15h30, no Centro de Saúde, serão realizadas ações de testagem rápida para diagnóstico da Hepatite C

LUCÉLIA - Reforçar as medidas de prevenção à Hepatite C, bem como o tratamento correto da doença, está entre os principais objetivos da Secretaria de Saúde de Lucélia, juntamente com o Setor de Vigilância Epidemiológica na campanha do Julho Amarelo.

No período de 15 a 31 de julho, das 13h30 as 15h30, no Centro de Saúde, serão realizadas ações de testagem rápida para diagnóstico da hepatite C.

SINTOMAS - Ainda que silenciosa, a hepatite pode apresentar sintomas tais como: mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.

PREVENÇÃO - Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.

DIAGNÓSTICO - O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido e/ou sorologia. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença, ambos os serviços são gratuitos.

O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e é feito por meio de punção digital. O resultado fica pronto em no máximo 30 minutos.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista