Vereadores aprovam lei que proíbe uso de pipas com linha cortante
Nossa Lucélia - 17.08.2019


Fica proibido no município de Lucélia, o uso de cerol ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas, de papagaios, de pandorgas e de semelhantes artefatos lúdicos, para recreação ou com finalidade publicitária

LUCÉLIA - Os vereadores aprovaram, na última sessão de 05 de agosto, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei n.º 016/2019, de autoria de todos os vereadores, que proíbe o uso de pipas com linha cortante no município de Lucélia.

Diante de inúmeras ocorrências de acidentes com linhas de pipas revestidas de cerol, um composto cortante geralmente utilizado para disputas no ar pelos usuários, acidentes que têm deixado inúmeras pessoas feridas, especialmente motociclistas e ciclistas, os vereadores a apresentarem um projeto de Lei Municipal que proíbe o uso de cerol ou de linhas especiais importadas, conhecidas como Linha Chilena, que são altamente abrasivas e responsáveis pelos acidentes mais graves já registrados.

Uma diversão não pode colocar em risco a segurança e até mesmo a vida das pessoas e o projeto visa garantir a segurança de quem quer apenas se divertir com essa prática centenária de soltas papagaios e pipas com segurança.

Fica proibido o uso de cerol ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas, de papagaios, de pandorgas e de semelhantes artefatos lúdicos, para recreação ou com finalidade publicitária, no Município de Lucélia-SP.

As medidas relacionadas à imposição de penalidades e à competente fiscalização do cumprimento ao disposto na presente lei serão regulamentadas pelo Poder Executivo.

As despesas decorrentes com execução desta Lei correrão por conta de dotação própria, suplementada se necessário.

A utilização de materiais abrasivos em linhas de pipas, papagaios ou similares, popularmente conhecido como "cerol", é prática há muito tempo conhecida pela população e autoridades públicas brasileiras.

A cultura da utilização do "cerol" para cortar a linha de pipas, fez com que chegasse ao Brasil outras linhas cortantes popularmente conhecidas como linha chilena e linha da Indonésia.

A linha chilena e da Indonésia possuem composição diferente do tradicional "cerol", sendo potencializado a sua capacidade de corte. A linha chilena é composta de material orgânico e tem por materiais abrasivos o pó de quartzo e o óxido de alumínio; enquanto a linha da Indonésia é feita de material sintético, já a abrasividade decorre do carbeto de silício, carbonato de sódio e fibra de carbono.

Desta forma, observa-se que tal prática traz inúmeros riscos aos transeuntes, motoristas, bem como à própria pessoa que pratica tal atividade, motivo pelo qual, faz-se o presente projeto de Lei para que possa ser coibida esta prática tão perigosa.

A Lei agora vai para sanção.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista