Osvaldo Cruz tem dois casos suspeitos de sarampo e levam ao fechamento do PS por horas na Santa Casa
Nossa Lucélia - 26.08.2019


Procura de pais com filhos neste domingo levou a procedimentos de desinfecção

OSVALDO CRUZ - O aparecimento de dois casos suspeitos de sarampo em crianças neste domingo (25) levou a diretoria técnica da Santa Casa a determinar o fechamento do Pronto Socorro da Santa Casa de Osvaldo Cruz por algumas horas por duas vezes.

O procedimento de desinfecção foi tomado por precaução em duas oportunidades por ser o protocolo recomendado em situações semelhantes. As ações fizeram com que pacientes do PS esperassem por horas os serviços serem concluídos.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.

De acordo com a médica Natália Gasparoto, diretora técnica da Santa Casa, a recomendação em caso de sintomas da doença é que os pais encaminhem as crianças ou mesmo em casos de adultos aos postos de saúde dos bairros, evitando a necessidade de novos fechamentos do único Pronto Socorro da cidade.

Todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país.

BLOQUEIO VACINAL - Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, a Secretaria de Saúde local, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas. Neste caso, não há necessidade de revacinação das pessoas que já foram vacinadas anteriormente e que tem comprovação vacinal.


Fonte: OCNet

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista