Dracena recebe 3 mil atletas na fase final dos Jogos Infantis; cidade fica agitada antes mesmo do início
Nossa Lucélia - 26.09.2019


Competição reúne representantes de 15 cidades na disputa de 10 modalidades entre sábado e 5 de outubro; cerimônia de abertura é nesta sexta-feira, no Dovilho Moura


DRACENA - Com o objetivo de incentivar e fomentar o esporte entre crianças e adolescentes de 12 a 16 anos, a segunda edição dos Jogos Infantis do Estado de São Paulo chega à fase final. Dracena será o palco do evento e a "casa" de aproximadamente 3 mil atletas. E antes mesmo do início, com a cerimônia de abertura, nesta sexta-feira (27), a competição movimentou quadras, escolas e comércio da cidade.

A cerimônia de abertura está marcada para começar às 19h30, no Ginásio de Esportes Dovilho Moura. Já as disputas das 10 modalidades têm início no sábado (28), com previsão de 12 horas de duração em cada um dos três primeiros dias, das 8h às 20h. A competição segue até 5 de outubro.

Representantes das 14 cidades finalistas vão marcar presença: Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Essas delegações foram campeãs das suas regiões e cada uma representa uma Delegacia Regional de Esporte e Lazer (Drel). Além disso, Dracena entra como convidada, por ser a cidade-sede.

Com badminton e caratê fazendo parte pela primeira vez do quadro de disputas, a lista fica completa com as seguintes modalidades: ginástica artística, natação, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, futsal e atletismo (todas no feminino e masculino).

IMPORTÂNCIA DO EVENTO - Classificando a competição como a terceira de maior importância para a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj) do estado de São Paulo, atrás apenas dos Jogos Regionais e da Juventude, o diretor técnico da Drel de Prudente, Edvaldo Benedito Brito, falou sobre a importância e o valor que o campeonato traz para a região.

“A competição é exatamente para fomentar a prática esportiva nessa faixa etária. Além do bem para a saúde, também prepara as crianças para representarem, quem sabe o país, daqui uns anos. Então é um incentivo maior, mesmo. Já para a região é um prazer abrigar um evento desse porte, sendo pelo menos o terceiro maior evento em número de atletas, além de todas as comissões técnicas, árbitros e tudo o que sustenta os Jogos e todas as suas modalidades”.

Para a secretária de Esportes, Lazer e Cultura de Dracena, Zoraide de Melo, o sentimento de satisfação também é grande, principalmente pelo trabalho de base ter sido iniciado há pouco mais de um ano e meio. Pela cidade, 150 atletas vão participar dos Jogos Infantis, e a delegação fica fora apenas da ginástica artística.

“É uma alegria muito grande ser contemplada pelos Jogos. Nós iniciamos o trabalho de base em 2018. E já ter uma competição desta para disputar é muito bom. Nossas equipes estão se preparando há oito meses. Sabemos das dificuldades, estão vindo os melhores do estado, por isso não visamos tanto o desempenho, mas a participação, a motivação de participar de esportes”.

ADAPTAÇÕES PARA RECEBER O TORNEIO - Não é apenas o comércio que se prepara para o evento. Segundo Zoraide, quadras e escolas, as quais serão os alojamentos das equipes, passaram por adequações nos últimos dias.

“Fizemos reparos, pinturas de quadra, reparos no Centro Olímpico (Paulo Tahara). Além das praças esportivas, as escolas que vão servir de alojamento passaram por adequações, como a colocação de chuveiros, portas, chaves, ventiladores”.

Nesta segunda edição, cada escola, estadual ou municipal, vai abrigar uma cidade. Por conta do grande número de participantes, as delegações de Araraquara e Santos vão ser alojadas em Junqueirópolis.

“As equipes já se movimentaram antes mesmo do início, desde a semana passada, procurando vans para transporte interno, hotéis, alimentação dos atletas. Tudo é geralmente adquirido por aqui, transporte, lavanderias, por isso a movimentação está sendo bem grande”.


Fonte: Julhia Marqueti _ Do Globo Esporte.com / Colaborou sob a supervisão de João Paulo Tilio

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2019 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista