Agora é lei: Lucélia é a "Capital da Amizade"
Nossa Lucélia - 25.04.2020


Câmara aprova lei que institui slogan "Capital da Amizade"

LUCÉLIA
- Os vereadores da Câmara do Município de Lucélia, aprovaram em sessão ordinária, realizada na noite da última quarta-feira (22), o Projeto de Lei Legislativo n.º 010/2020, de autoria dos vereadores Eduardo Fatinanci (Lambari) e Valdemir Antônio Uemura que torna-se oficialmente reconhecido o Slogan a “Capital da Amizade” no Município de Lucélia e dá outras providencias. Pelo o seu contexto histórico, aplicando a sua data comemorativa no dia 24 de junho, visto a qual é a data de emancipação político-administrativo.

Na justificativa os vereadores citaram dados históricos como a emancipação político-administrativa da cidade de Lucélia ocorrida em 24 de junho de 1944, quando tornou-se município. Mas a História começa bem antes. As terras do atual município de Lucélia foram colonizadas em 1920, por imigrantes russos e eslavos com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana. Tais imigrantes de origem russa, ucraniana, búlgara e romena, vieram da antiga Bessarábia, atual Moldávia.

Graças ao prestígio de seu fundador, Lucélia foi elevada de uma só vez à categoria de Distrito de Paz, Município e Comarca pelo Decreto Lei nº 14.334 de 30 de novembro de 1944".

Se por um lado houve a colonização dos russos, o município também teve forte presença de imigrantes alemães, que fundaram uma pequena comunidade denominada “Nova Pátria”, hoje Colônia Paulista.

Lucélia também teve forte presença dos imigrantes japoneses e de suíços que ajudaram na colonização e desenvolvimento da futura cidade.

Em meio a sua história, diversas foram as festividades realizadas no Clube de Campo Max Wirth. Muitas delas contando com cantores como: Roberto Carlos, Demônios da Garoa, Aracy de Almeida, Moacyr Franco e outros que elevaram ainda mais o nome de “Capital da Amizade”.

EM LUCÉLIA TAMBÉM FORA CRIADO O FUTEBOL MÉDIO

O Futebol Médio foi idealizado pelos senhores Hamilton Di Stéfano e Paschoal Milton Paschoal Lentini, cidadãos lucelienses. Originada de uma mescla de princípio de desesportivização e esportivazação. Registrado na Diretoria do Tênis Clube de Lucélia na data de 13 de janeiro de 1978, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, no caderno Inéditoriais, na página 2 do dia 18 de março de 1978, registrado Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Comarca de Lucélia, sob nº. 185 do livro “E” em 09 de maio de 1978, que dispõe sobre as 18 regras do jogo, dimensão de campo, bola, e outros detalhes que diferenciam o estilo do Futebol Médio. Após alterações consolidadas as regras novamente foram registradas no mesmo cartório anteriormente supracitado, conforme consta no Livro B – 133, registro sob nº. 6548, do dia 18 de maio de 2010.

O Aeroclube local chegou a ser um dos maiores em formação de pilotos. O que consequentemente acabava gerando um grande fluxo de pessoas advindas de outras partes do país, pela cidade. Sendo este outro fator que também viera a alavancar o “slogan” Capital da Amizade.

A cidade teve um dos mais brilhantes e animados “carnavais de rua” do interior paulista, a concentração antigamente na avenida Internacional, no centro da cidade, reconhecendo como o bloco Requenguela, onde os homens se fantasiavam de mulheres e estas de homens. Depois de uma longa data o carnaval de rua retornou na via de acesso. Fato este que fez com que milhares de pessoas visitassem esta cidade em tal período. Da mesma forma que, ficavam encantados com a hospitalidade do povo e consequentemente também contribuíam na difusão do nome da cidade de Lucélia para todo o Brasil.

Deste modo, é provado historicamente que o município fez por merecer carinhosamente, o slogan, Lucélia “Capital da Amizade” e, é de grande importância o reconhecimento do mesmo por lei municipal, para que o município possa deixar registrado a sua origem e esta não se perca ao longo do tempo.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista