18 DE JULHO: Há 45 anos geada negra acabava com plantações de café em Lucélia e região
Nossa Lucélia - 18.07.2020


A destruição da geada negra de 1975 foi tamanha que repercute na economia da região até hoje

LUCÉLIA - Neste sábado, 18 de julho, completa 45 anos da famosa e trágica geada de 1975, que erradicou a cafeicultura no Estado de São Paulo. Ainda hoje muitos se lembram do dia em que aos cafezais da região foram torrados pela grande geada negra.

No dia, a temperatura ficou abaixo de zero, em praticamente todas as cidades do Estado. Na nossa região a temperatura caiu em alguns locais a menos 7 graus. O vento forte soprou trazendo a grande massa de ar gelado que veio da Antártida.

Choveu muito, e o que se viu na manhã seguinte, foi destruição. Os cafezais da região pareciam ser queimados por fogo, o mesmo ocorreu com as bananeiras e laranjeiras. Faltou comida para o gado nos pastos, pois as pastagens também sofreram com a geada. Fora de casa, águas congelaram nas bacias parecendo cenário siberiano. Em Curitiba chegou a cair neve.

A destruição da geada negra de 1975 foi tamanha que repercute na economia da região até hoje. Com a erradicação dos cafezais, a economia local teve que mudar de área. Em vez de pés de café, surgiram canaviais, e em alguns locais, plantação de eucalipto.

A geada também afetou os cafezais do norte do Paraná, que como São Paulo era grande produtor da rubiácea. Os cafezais na região de Londrina e Maringá foram totalmente dizimados. O frio chegou ao estado do Mato Grosso, causando destruição por todo estado, em especial na região de Dourados.






Fonte: Marcos Vazniac / Fotos: Google

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista