Fechados desde 2015, dois postos de saúde serão reabertos em Lucélia
Nossa Lucélia - 03.08.2020


Unidades das vilas Cayres e Rennó devem ser reabertas em até 60 dias

LUCÉLIA - Os PSFs (Postos de Saúde da Família) dos bairros Vila Cayres e Vila Rennó, em Lucélia, devem ser reabertos em até 60 dias pela Prefeitura. As unidades estão fechadas desde o final de 2015, quando a antiga Administração Municipal optou por encerrar o atendimento depois de decisão judicial que considerou irregular a contratação de profissionais e devido problemas financeiros do Município.

Até 2015, a cidade contava com quatro PSFs, além do Centro de Saúde, sendo que os trabalhadores dessas unidades básicas de saúde eram contratados desde 2001 pela Santa Casa de Lucélia, que atuava como um prestador de serviços. Porém, o Ministério Público entendeu como terceirização de serviços e cujos argumentos foram aceitos pelo Poder Judiciário, que decretou nulidade dos contratos.

Na época, a gestão municipal disse que a única alternativa para solução do impasse seria a contratação direta dos profissionais pela Prefeitura, por meio de concurso público, porém havia impossibilidade em razão dos limites de gastos com pessoal na folha de pagamento. Outro problema apontado, na época, era os problemas econômicos vivenciados pelo Município.

Desde então, a população é atendida apenas pelo Centro de Saúde e pelo PSF Dr. Domingos Ribeiro dos Santos Neto, que abrange os bairros Parque das Palmeiras, Jardim das Flores, Jardim Monte Alto, Morada do Sol e adjacências.

Com a reabertura das unidades das vilas Cayres e Rennó, a Prefeitura espera facilitar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde, além de diminuir o fluxo de atendimento no 'Postão' devido a pandemia de Covid-19.

A Secretaria de Saúde explica que a descentralização não trará custo extra para Administração Municipal, já que profissionais que atuam no Centro de Saúde – oriundos dos antigos PSFs – serão realocados para as duas unidades.

No momento a Prefeitura inicia o processo de readequação dos prédios, com pequenas melhorias estruturais, e transferências dos atuais serviços para outros prédios públicos, como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que deixa a unidade da Vila Rennó (ao lado do Clube do Trabalhador). O PSF da Vila Cayres fica próximo ao estádio municipal.


Fonte: Impacto Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista