Petição online busca assinaturas para instalação de ciclovia entre Adamantina e Lucélia
Nossa Lucélia - 05.12.2020


Mobilização é encabeçada por ciclistas que utilizam a vicinal

LUCÉLIA - Ciclistas iniciaram, nesta semana, uma petição online que busca a instalação de ciclovia na vicinal de ligação entre Adamantina e Lucélia. O objetivo é proporcionar um local mais tranquilo para os praticantes da modalidade, que, consequentemente, resultará em mais segurança aos demais usuários da via.

Sem acostamento entre o pontilhão sobre a linha férrea, no bairro Bela Vista, em Adamantina, até a entrada de Lucélia, pela rua Demétrio Cavlak, os ciclistas “disputam” o mesmo espaço com veículos. O desafio é principalmente no período da noite, já que a via também não possui iluminação.

Até o início da tarde desta quinta-feira (3), a petição contava com mais de 600 assinaturas, sendo bastante compartilhada pelas redes sociais. “A vicinal é perigosa para o tráfego dos ciclistas, pois não possui acostamento e, muitas vezes, os veículos passam em alta velocidade próximos das bicicletas. Vale lembrar que em breve teremos o pedágio na SP-294 [rodovia principal], o que irá fazer com que aumente ainda mais o movimento nesta via de ligação por dentro”, explica a idealizadora da mobilização, Mariana Valentim.

A ciclista foi eleita vereadora por Lucélia a partir de 2021. Com isso, pretende utilizar a articulação política para viabilizar a proposta, que conta com 1.700 metros no trecho de Lucélia e outros 800 metros, de Adamantina. O objetivo é ainda a instalação de ciclofaixa em rua já pavimentada, do viaduto do bairro Bela Vista até o Lar dos Velhos (trecho também de Adamantina).

“O motivo da criação da petição foi mostrar a força que nós, ciclistas e simpatizantes do esporte, temos. O intuito é colher o maior número de assinaturas possíveis para que consigamos mostrar a necessidade da criação dessa ciclovia. Como ciclista e vereadora eleita no município de Lucélia, estou em tratativas com um deputado federal que demonstrou interesse em nos ajudar na construção da ciclovia. Não precisa ser ciclista para participar da petição, qualquer pessoa que consiga enxergar benefícios está convidada a assinar”, pontua.

Ela afirma ainda que os gestores municipais já têm conhecimento do interesse desta construção e estão dispostos a trabalhar para a sua efetivação. O pedido é antigo. “Realmente esse é um sonho antigo de muitos, porém, ainda não foi possível colocá-lo em prática. Acredito que a união dos dois municípios em tratativas com deputados que possam nos enviar emendas para a sua construção farão com que esse sonho se torne possível”, almeja.

Após o início da mobilização, diversos simpatizantes apresentaram propostas para agregar ao projeto de construção deste espaço. “Temos um anteprojeto em mãos, feito por um amigo engenheiro e também ciclista, porém, depois que iniciei a petição, algumas pessoas entraram em contato comigo dizendo que também possuem projetos que poderão fortalecer ainda mais nosso pedido”.

A ciclista finaliza destacando os benefícios da proposta para a população em gera. “Uma ciclovia que liga dois municípios é algo inédito aqui em nossa região, essa ideia poderá servir como modelo para muitas cidades ao redor, além de oferecer mais segurança aos ciclistas, sem dúvidas irá promover o esporte, incentivar o uso da bicicleta não só para lazer como também meio de transporte. Vale lembrar também que a ciclovia servirá não só para pedaladas, mas para corridas, caminhadas e passeios, motivando assim uma vida mais saudável para os moradores de ambos os municípios”.

Petição: clique aqui.




Fonte: Impacto Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista