Colecionadora ganha figurinha própria e resgata confiança após lesão e ausência em lista do Brasil
Nossa Lucélia - 23.03.2021


"Poder dos álbuns" vem em boa hora na vida da pivô Isaura Menin, que inicia processo de retorno aos treinos no handebol da Espanha

SANTANDER, ESPANHA - Há cerca de 12 anos, Isaura Menin colecionava figurinhas. Entre elas, dos times preferidos, o São Paulo e o Barcelona. Hoje, a pivô é uma figurinha. A grata surpresa de estar presente no álbum da liga feminina de handebol da Espanha não poderia ter chegado em uma hora melhor. Apareceu na vida da jovem de 26 anos em um momento desafiador da carreira, marcado por lesão e, consequentemente, ausência na lista do selecionado brasileiro.

Quando tinha de 14 para 15 anos, a adolescente de Lucélia – na região de Presidente Prudente (SP) – pedia dinheiro para os pais e, ao lado do irmão, ia na banca de revistas comprar os pacotinhos. Como todo bom colecionador, ficava na torcida, antes de abri-los, para um escudo em particular aparecer. Era o mais perto que conseguia chegar da Espanha. Mal imaginava ela, lá atrás, que um dia iria morar e trabalhar na terra do Barça, muito menos que se tornaria um cromo.

“No início da temporada, tiramos fotos, falaram que era para figurinhas. Mas não imaginávamos que iria lançar agora. Do nada, chegou o meu cromo no clube, fiquei super feliz. Hoje coleciono a minha figurinha. O álbum é por um aplicativo. Você baixa, troca, e vai ganhando conforme passa o tempo. Não tem versão impressa. Mas ao completar o álbum, dá para comprar pelo aplicativo, aí vem impresso. O meu está faltando 4% para ficar completo”.

A pivô se mostra empenhada na nova coleção. É o poder dos álbuns de figurinhas, os quais mexem até com adultos e jogadores e são capazes de ajudar a mudar o humor. Muitas crianças e adolescentes já perceberam suas lágrimas cessarem ou pelo menos alguma tristeza momentânea diminuir quando o pai, a mãe ou o irmão chegavam com o pacotinho e seu cheiro. E aí, era a hora de esfregar o pacote entre as mãos e torcer por figurinhas boas, raras. Nada de repetida. Pronto, o sorriso voltava a aparecer. No caso de Isaura, não foi muito diferente.

Há mais de 40 dias, a atleta do Balonmano Uneatlântico Pereda, de Santander, sofreu uma lesão. Ao marcar uma adversária em um jogo fora de casa, percebeu o ombro direito sair e voltar rapidamente ao lugar.

Na hora, minha mão e o braço adormeceram. Foi uma dor insuportável. Falei: "Tenho que sair do jogo".
Isaura Menin, pivô de handebol.

Descoberta a lesão de grau 1, começaram as sessões de fisioterapia. Mas do momento em que sentiu a dor até pegar os resultados, quatro dias inteiros se passaram, assim como muitos pensamentos pela cabeça da jovem. O primeiro deles ela se lembra bem.

“No momento em que me lesionei já pensei na seleção. O técnico do Brasil viu o meu jogo (espanhol Jorge Dueñas) e perguntou o que tinha acontecido, pediu para eu falar com a médica da seleção para ela me ajudar. Falei da fisioterapia, que não estaria 100% no período de treinamento e preferia não ir, para conseguir voltar mais rápido. Então, ele optou por não me levar”.

A pivô foi ausência nos treinos da seleção realizados neste mês e encerrados no último domingo (21), em preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, competição para a qual o handebol feminino brasileiro está classificado via Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, no Peru. Ela vinha sendo convocada constantemente e apresentava grande expectativa para estar nesta fase de treinamento, pois desde o Mundial, há mais de um ano, a equipe não se reunia.

“A vontade era de arrumar as coisas e voltar para casa. Mas de cabeça quente você pensa o que não deve pensar. Agora estou bastante confiante na recuperação. Seja o que Deus quiser, se for para ser, vai ser”, falou, sobre a seleção.

Isaura treinou pela primeira vez na última segunda-feira (22) após a lesão. Fez atividades defensivas e ofensivas e disse ter se sentido bem, sem dor e estar ganhando confiança. A meta agora, a curto prazo, é ajudar o Uneatlântico Pereda a sair da situação delicada na liga local.




Fonte: João Paulo Tilio _ Globo Esporte

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista