Cirurgia no ombro faz Isaura Menin dar adeus aos Jogos de Tóquio e focar em recuperação
Nossa Lucélia - 04.05.2021


Pivô aguarda fim da temporada do handebol feminino espanhol para retornar ao Brasil e dar sequência à fisioterapia; destino a seguir ainda é incerto

SANTANDER (Espanha) - Pensar na recuperação e nos novos desafios que com certeza virão. Neste momento, a pivô Isaura Menin sabe que esse é o melhor caminho a escolher, em meio a um desfecho lamentável para qualquer atleta: o de interromper um sonho olímpico. Após tentativa frustrada de tratamento, uma cirurgia no ombro direito fez Isaura dizer adeus aos Jogos de Tóquio, onde tinha chances de estar com a seleção feminina de handebol.

O procedimento cirúrgico foi feito no último dia 20, em Madrid, na Espanha. Logo depois, Isaura Menin retornou a Santander, cidade de seu atual clube, o Balonmano Uneatlântico Pereda. Por lá, tem ficado praticamente o tempo inteiro com o braço imobilizado por uma tipoia, como primeiro passo do tratamento, antes da liberação para a fisioterapia.

“A cirurgia foi tudo bem, graças a Deus. O médico reparou tudo que tinha que reparar dentro, ajustou tudo. Estou em Santander de repouso, esperando para começar a recuperação, porque a cirurgia de ombro é um pouco complicada em relação a retorno. Tem que fazer um processo conservador, que é deixar o ombro parado com uma tipoia, estar com o ombro relaxado e tudo mais”, descreveu Isaura sobre a rotina dos últimos dias.

No começo deste ano, a pivô sofreu uma lesão de grau 1 e apostou primeiramente em um tratamento com base na fisioterapia. A princípio, o tratamento conservador deu resultados, permitindo que a atleta voltasse às atividades entre o final de março e o começo de abril. Entretanto as dores voltaram durante os treinamentos, e a decisão por encarar a cirurgia foi inevitável.

“Eu estava em momento de tratamento conservador, que era a fisioterapia, porque naquele momento a lesão não era tão grave, era grau 1. E optei por não fazer a cirurgia no momento, e sim tentar com a fisioterapia conservadora. Em dois meses, estava dando muito resultado, estava indo bem, tinha participado de dois jogos depois da reabilitação. Estava muito confiante, tinha trabalhado muito para deixar o ombro firme, o ombro fortalecido, enfim. Infelizmente, depois desses dois jogos, eu tive uma semana de treinos bastante dura, e em treinamento eu senti o ombro outra vez sair do lugar. E nesse momento eu optei por fazer cirurgia. Ou seja, fui ao médico no outro dia e contei tudo o que aconteceu, e ele também optou pela cirurgia. Não teria outra opção”, detalhou sobre os momentos vividos até a escolha pelo processo cirúrgico.

A pivô não fez parte da campanha brasileira no Pan de 2019, em Lima, no Peru. A medalha de ouro garantiu a equipe em Tóquio. Mas, a partir disso, Isaura Menin passou a ser nome presente nas convocações e participou, inclusive, do Mundial no final do mesmo ano. Daí a expectativa para uma ida aos Jogos Olímpicos.

Porém, com a lesão, Isaura Menin já havia ficado fora dos treinos da seleção em março, e a cirurgia foi o ponto final para as expectativas olímpicas. A cicatrização deve ocorrer apenas depois de três ou quatro semanas, para então começar a fisioterapia. A volta às quadras é aguardada somente para daqui cerca de cinco meses.

Assim que a temporada 2020/2021 do handebol feminino espanhol terminar, Isaura pretende retornar ao Brasil. A viagem deve ser feita no final de maio. Ela ainda não tem certeza se fará a fisioterapia em Lucélia, no Oeste Paulista, perto de sua família, ou em São Paulo. Uma outra possibilidade é fazer a recuperação em Florianópolis (SC).

“Infelizmente, não vou estar nesta fase da seleção, nesta fase de treinamento pré-olímpico. Gostaria muito, como eu disse antes. Porém, agora vou focar na minha recuperação e voltar 100%. Voltar bem o quanto antes para os próximos desafios que a vida tem aí para mim”.

A pivô segue com a "cabeça boa" para atravessar este período de foco na recuperação, esperando o momento de ficar mais próxima da família no Brasil. Outra incerteza é quanto a seu destino na temporada 2021/2022, como ela também explica.

“No momento, eu não tenho nada esclarecido sobre qual equipe estarei na temporada que vem. Tenho minha consciência bem tranquila em relação a isso. Primeiramente, eu quero me recuperar 100% para voltar bem o quanto antes. Então sei que estaria melhor ao lado da minha família neste momento. E é isso que vou fazer”.




Fonte: Paulo Taroco _ Globo Esporte / De Santander (Espanha)

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2020 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista