Lançado livro que aborda migração em SP. Colônia russa de Balisa em Lucélia é citada
Nossa Lucélia - 16.01.2022


Vale lembrar que neste período de tempo, Balisa era distrito de Martinópolis

CULTURA - Foi lançado pela editora  Edufscar de São Carlos/SP, o livro Migrações Internacionais no Interior Paulista, do professor O Prof. Dr. Oswaldo Mario Serra Truzzi - Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ele é coordenador do projeto de pesquisa "Percursos histórico-sociais na incorporação de imigrantes no oeste paulista (1880-1950)". Autor de livros "Italianidade no interior paulista" (Ed. UNESP, 2016), "Patrícios: sírios e libaneses em São Paulo" (2 ed. UNESP, 2009), entre outros. 

A coletânea do livro que cita Lucélia procura explorar a incorporação de diversos grupos de imigrantes estrangeiros no interior paulista entre os anos de 1880 e 1960. Está organizada em três seções - Contextos, Trajetórias e Associativismo - e aponta a extensa gama de possibilidades de inserção de cada grupo étnico, bem como seus condicionantes: época da chegada, capitais culturais e econômicos trazidos, região de implantação, oportunidades oferecidas nos meios urbano e rural, conjunturas políticas enfrentadas nos países de origem e no destino final. Ao se distanciar de um modelo único válido para quaisquer grupos, períodos e regiões do estado, tal perspectiva enriquece nossa compreensão acerca da formação social paulista. 

A cidade de Lucélia é citada na presente obra, com um capítulo sobre a imigração eslava oriunda da antiga Bessarábia, atual Moldávia, uma das antigas repúblicas soviéticas que se tornaram independentes após o colapso do bloco soviético em 1991.

A obra, aborda mais precisamente a antiga colônia Balisa, comunidade de origem russa encravada no meio da floresta tropical no início do século XX que deu origem ao futuro município de Lucélia. Vale lembrar que neste período de tempo, Balisa era distrito de Martinópolis. 

O livro foi fruto de uma visita formal de quatro pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar : Dra. Svetlana Ruseishvili, Prof. Dr. Oswaldo Mario Serra Truzzi , A Dra. Patrícia Bosenbecker  e o mestrando  João Pedro Volante, todos da Universidade Federal de São Carlos/SP. que estiveram em Lucélia e Adamantina nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2019. O motivo da visita dos pesquisadores de São Carlos (SP) é pela presença de imigrantes eslavos oriundos da Bessarábia, que no passado, fundaram a colônia Balisa, e da existência de um núcleo alemão, com algumas famílias teutas e alemãs na atual colônia Paulista.

Durante a presença da comitiva em Lucélia, os pesquisadores entrevistaram dois moradores de Lucélia de origem russa que nascem em Balisa, o funcionário público estadual Carlos Vassile Lukiantchuki e o jornalista Marcos Vazniac. Na oportunidade, também visitaram antigos moradores de origem teutos germânios, da Colônia Paulista de origem germânica.

O livro Migrações Internacionais no Interior Paulista pode ser adquiridor diretamente pelo site da Editora Edufscar.


Fonte: Marcos Vazniac _ Com informações da Editora Edufscar

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2022 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista