Morador de Mariápolis se surpreende com abóbora de 37 kg
Nossa Lucélia - 14.08.2010



MARIÁPOLIS - O morador Luiz Soares Sobrinho, residente a rua Washington Luis, 225, em Mariápolis está surpreso com o peso de uma abóbora de 37 kg, 70 cm de comprimento e 35 cm de diâmetro. Além dessa, no local existem outras de tamanho menor.

A abóbora é da variedade Nova Caravela e segundo as informações, é utilizada para doces. A casca é de cor creme e a polpa é de cor laranja.

Luiz relatou que faz cerca de 90 dias que ele e a esposa Maria plantaram as sementes que foram extraídas de uma abóbora menor que compraram para fazer doce. Já os frutos têm em média 60 dias. “Cresce muito rápido, eu nunca vi desse jeito”, completou. “Eu não imaginava que seria desde tamanho. Realmente fiquei surpreso, pois já tinha visto abóboras menores com média de 10 kg”, assegurou.

O morador afirmou que não utiliza adubos na terra. “Temos horta e tudo que plantamos dá bom resultado. As terras daqui são produtivas”, ressaltou.

Luiz residiu em Mariápolis até 1977 e mudou-se para Campinas onde permaneceu 32 anos. O mariapolense retornou para nossa cidade há 1 ano e 2 meses com a esposa Maria, porém, tem os filhos André e Antonio em Campinas.

A abóbora - A abóbora Nova Caravela é excelente para a elaboração de doces. A casca é de cor creme. A polpa é de cor laranja forte e não contém fibras. O formato dos frutos é oblongo, com tamanho entre 20 cm e 30 cm de diâmetro e entre 40 cm e 50 cm de comprimento, com peso entre 9 e 12 quilos. A época de plantio vai de agosto a novembro na região Sul e durante todo o ano nas demais regiões.

A germinação ocorre entre 4 e 8 dias. O ciclo é de aproximadamente 140 dias no verão. O plantio deve ser feito com espaçamento de 3 m x 3 m. Cada grama possui 11 sementes, sendo necessários 400 gramas por hectare. A planta é rasteira, forte e vigorosa.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mariápolis





Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2010 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista