Projeto Sopão de Tupã completa 15 anos de atividades
Nossa Lucélia - 15.09.2010



TUPÃ - Há exatos 15 anos um grupo de tupãenses resolveu arregaçar as mangas para tentar combater a fome e amenizar as inúmeras necessidades enfrentadas pelas comunidades mais carentes da cidade de Tupã. Nascia aí um projeto denominado Sopão, que o próprio nome simples revela, distribui sopa para essas famílias.

A iniciativa começou com um grupo de amigos da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, entre eles a atual coordenadora do projeto, Maria Odete Ruivo Cafiatori e o hoje vereador Valdir de Oliveira, e a princípio distribuía sopa e pão todos os sábados no centro comunitário da entidade.

Hoje, o projeto cresceu, e além de entregar a mesma sopa, só que agora às quartas-feiras para 30 pessoas, fornece refeições completas (arroz, feijão, carne, legumes e saladas) para outras 70 pessoas. A família de voluntários também cresceu e soma hoje 35 pessoas, inclusive membros das Pastoral da Família e Social.

“Somente graças ao trabalho e o esforço desses voluntários que conseguimos ampliar o número de pessoas atendidas e também diversificar o cardápio”, comenta a coordenadora Maria Odete.

No entanto, ela revela que hoje é impossível ampliar o número de famílias atendidas, que vêm de bairros realmente carentes da cidade, como a Vila Santa Rita de Cássia e o Jardim Aritana. “Não tempos estrutura para isso”, reconhece.

Mas apesar da estrutura humilde esse grupo tem sido há quase duas décadas a esperança de uma alimentação mais equilibrada e farta a essas famílias, que religiosamente se dirigem todas as quartas e sábados à sede da Comunidade Nossa Senhora de Fátima para receber um prato de comida e de sopa.

“Infelizmente não conseguimos mudar a realidade dessas pessoas, que raramente conseguem sair da pobreza em que vivem, mas ao menos tentamos fazer a nossa parte para tentar amenizar a situação de permanente risco social a qual elas convivem desde o nascimento”, avalia o vereador Valdir de Oliveira, que até hoje participa do projeto, arrecadando ingredientes e ajudando a servir os alimentos.


Fonte: Andréia Simões - Assessoria da Câmara Municipal / Folha do Povo (Tupã)





Voltar para Home de Notícias


© Copyright 2000 / 2010 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista