Zezé Gambassi: O maior jogador de futebol de Lucélia
Nossa Lucélia - 22.04.2012


Ainda vinculado ao Milionários da Colômbia, Zezé Gambassi foi para a europa mas nunca vendeu seu passe aos clubes do exterior

LUCÉLIA - Alguns jogadores de futebol que iniciaram a carreira no Lucélia F.C. conseguiram destaque em equipes profissionais brasileiras e também no exterior. Mas nenhum deles teve uma carreira profissional tão brilhante como teve o Zezé Gambassi.

Além do Lucélia F.C., ainda no Brasil, Zezé jogou no Clube Atlético Juventus (famoso clube da Rua Javari na capital paulista), São Bento de Marília e Corinthians de Presidente Prudente. No exterior, começou na Argentina, primeiramente no River Plate e depois no Lanus. Da Argentina transferiu-se para o Uruguai onde defendeu a equipe do Nacional de Montevidéu. Do Uruguai foi para a Colômbia jogar no Milionários da capital Bogotá. Mas Zezé queria mais e partiu então para a Europa. Na Itália, fez testes no Juventus de Turim. Depois foi para a Holanda e defendeu o Fortuna 54 da cidade de Gellen. Na Bélgica jogou no F.C. Bruges, da cidade de Bruges, e depois no Mons F.C. da cidade de Mons.

CARREIRA PROFISSIONAL DE ZEZÉ GAMBASSI
Em fins de 1959, Zezé Gambassi firmou contrato com a equipe do C.A. Juventus de São Paulo (seu primeiro grande clube). Em 1960, foi emprestado para o São Bento de Marília e depois ao Corinthians de Presidente Prudente.

Em 1961 foi vendido para o River Plate da Argentina onde disputou o campeonato Argentino por um ano. Depois teve seu passe emprestado ao Lanus F.C. onde permaneceu até agosto de 1963. Em seguida foi jogar no Nacional do Uruguai. Permaneceu em Montevidéu até agosto de 1964 quando foi transferido para o Milionários da Colômbia. Defendeu o Milionários até o início de 1966.

NA EUROPA
Quando Zezé Gambassi foi para a Itália tentar algum clube, estava vinculado ao Milionários da Colômbia e nunca vendeu seu passe aos clubes do exterior.

Em 1965, ainda vinculado ao Milionários da Colômbia, Zezé Gambassi foi para a Itália e durante três meses fez testes no Juventus de Turim. Devido à proximidade da Copa do Mundo que seria realizada no próximo ano na Inglaterra, a Confederação Italiana fez uma lei que permitia a inscrição de apenas três jogadores estrangeiros por equipe.

Como a equipe do Juventus já tinha em seu elenco três jogadores estrangeiros, em 1966, Zezé foi para a Holanda. Jogou durante um ano no Fortuna 54, da cidade de Gellen. Em 1967 foi para a Bélgica onde jogou por oito anos no Futebol Clube Bruges, equipe da cidade de Bruges. Já no final da carreira, ainda na Bélgica, Zezé jogou no Mons F.C. da cidade de Mons. Depois de três anos jogando no Mons, encerrou a carreira de jogador e nessa mesma equipe deu início a carreira de Técnico de Futebol.

Em 1979, retornou ao F.C. Bruges e como técnico dirigiu a equipe até 1980. Ainda em 1980 deu início a sua carreira de empresário de futebol e levou muitos jogadores brasileiros para a Europa e outros países.


Fonte: Da Redação com informações de Luiz Alberto Gambassi / colaborou: Marcoz Vazniac (Fotos: Divulgação na mídia, Facebook e Orkut)


Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2012 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista